Criando valor para arquivos: branding para marcas públicas | Ágora: Arquivologia em debate, v. 28, n. 57, 2018 | 2018 - Brapci
Ágora: Arquivologia em debate, v. 28, n. 57, 2018

Criando valor para arquivos: branding para marcas públicas

Creating value for archives branding for public brands

Resumo: Este estudo propõe a complementaridade dos conceitos de branding e de difusão em arquivos para benefício da imagem e da reputação de marcas públicas perante seus usuários. Discute-se também que a correlação destas definições potencializa os conhecimentos e valoriza as atividades dos profissionais das áreas da Comunicação e da Informação. Considera-se a hipótese de que esta união, agregada à aplicabilidade de estratégias de modo planejado e contínuo vêm a beneficiar a gestão das marcas, gerando valor positivo e enriquecendo a relação e a interação entre públicos e instituições. A partir da pesquisa bibliográfica e documental exploratória realizada foram elencados itens-chave que embasam a metodologia de análise deste artigo. Apoiado nestes itens se realizou a coleta das informações disponibilizadas via mídias sociais das instituições públicas observadas (Arquivos Nacionais do Reino Unido, Portugal e Brasil), no que tange às ações de comunicação e de relacionamento desenvolvidas pelas mesmas. Como resultados, se entende que os conceitos se interligam, apresentando capacidade para favorecer e valorizar os serviços prestados pelos profissionais; potencializar a difusão de informação; criar valor para Arquivos Públicos e que as instituições analisadas possuem ações que caracterizam o que é abrangido pelos conceitos de branding e de difusão em arquivos.
Palavras-chave: Branding Arquivologia Ciência da informação Difusão em arquivo Organizacao publica Gerenciamento de marca Branding para arquivo público Difusão em arquivos Organizações públicas Branding para arquivos públicos
Abstract: This study proposes the completeness of the concepts of branding and the diffusion of archives in benefit of image and reputation of public brands towards its public, with the intention of enhancing knowledge and valuing both areas. The hypothesis is that the union of these concepts, combined with the applicability of techniques and strategies in a planned and continuous way, will benefit brand management by generating positive value and enriching the relationship and interaction between users and institutions. From the bibliographic and documentary exploratory research duly present key items were listed to observation methodology. Supported by these items, a collection of the information made available through the websites of the public institutions observed (National Archives of the United Kingdom, Portugal and Brazil)) and as a result it is understood that the concepts are interconnected and presents potential application to favor the services provided by professionals in the communication and information areas, help in a dissemination of information and creation of value for Public Archives.
Keywords: Science information Archive Diffusion in archives Public organizations Brand management Archives branding Branding Information science Archival science
Mots clés:


MARTINS, M. R.; ROCKEMBACH, M. Criando valor para arquivos: branding para marcas públicas. Ágora: Arquivologia em debate, v. 28, n. 57, 2018.
MARTINS MRM; ROCKEMBACH MR. Criando valor para arquivos: branding para marcas públicas. ágora. 2018;28(57).
MARTINS, M. R., & ROCKEMBACH, M. (2018). Criando valor para arquivos: branding para marcas públicas. ágora; 28(57).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-10-20: 101419
hasAuthorMarina Rodrigues Martins: (69359)
hasAuthorMoises Rockembach: (9570)
hasFileStorage_repository/68/2018/10/oai_agora_periodicos_emnuvens_com_br_article_687#00003.pdf: (101473)
hasPageEnd378: 69335
hasPageStart359: 10312
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectBranding: 91724
hasSubjectArquivologia: 233973
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectDifusão em arquivo: 41740
hasSubjectOrganizacao publica: 269187
hasSubjectGerenciamento de marca: 101471
hasSubjectBranding para arquivo público: 101472
hasSubjectDifusão em arquivos: 245218
hasSubjectOrganizações públicas: 315417
hasSubjectBranding para arquivos públicos: 268735
wasPublicationInDate2018-10-20: (242284)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceÁgora: 68
hasIssueOfISSUE:JNL:00003-2018-28-57: 101417
hasAbstractEste estudo propõe a complementaridade dos conceitos de branding e de difusão em arquivos para benefício da imagem e da reputação de marcas públicas perante seus usuários. Discute-se também que a correlação destas definições potencializa os conhecimentos e valoriza as atividades dos profissionais das áreas da Comunicação e da Informação. Considera-se a hipótese de que esta união, agregada à aplicabilidade de estratégias de modo planejado e contínuo vêm a beneficiar a gestão das marcas, gerando valor positivo e enriquecendo a relação e a interação entre públicos e instituições. A partir da pesquisa bibliográfica e documental exploratória realizada foram elencados itens-chave que embasam a metodologia de análise deste artigo. Apoiado nestes itens se realizou a coleta das informações disponibilizadas via mídias sociais das instituições públicas observadas (Arquivos Nacionais do Reino Unido, Portugal e Brasil), no que tange às ações de comunicação e de relacionamento desenvolvidas pelas mesmas. Como resultados, se entende que os conceitos se interligam, apresentando capacidade para favorecer e valorizar os serviços prestados pelos profissionais; potencializar a difusão de informação; criar valor para Arquivos Públicos e que as instituições analisadas possuem ações que caracterizam o que é abrangido pelos conceitos de branding e de difusão em arquivos.: 0
hasIDoai:agora.periodicos.emnuvens.com.br:article/687
hasIDoai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/687
hasRegisterIdhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/687: 0
hasSourceÁgora: revista do curso de arquivologia da ufsc; v. 28, n. 57 (2018); 359-378: 0
hasSource0103-3557: 0
hasSourceÁgora: arquivologia em debate; v. 28 n. 57 (2018); 359-378: 0
hasTitleCriando valor para arquivos: branding para marcas públicas: 0
hasUrlhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/687
hasUrlhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/687/pdf
prefLabelOai:agora.periodicos.emnuvens.com.br:article/687#00003: 0
Classe: Article