Bibliotecas escolares na rede municipal de ensino de florianópolis: desafios para a formação e desenvolvimento de coleções
[XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)]
Gt-2 – Organização e Representação do Conhecimento - Pôster
Bibliotecas escolares na rede municipal de ensino de florianópolis: desafios para a formação e desenvolvimento de coleções

Resumo: Este artigo integra uma pesquisa de mestrado profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação – Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Procura propor critérios para uma política de desenvolvimento de coleções das bibliotecas escolares da rede municipal de Florianópolis. A necessidade da política de desenvolvimento de coleções é esclarecida a partir do momento em que as bibliotecas deixam de ser depositárias de coleções e passam a atender as especificidades de seus interagentes, filtrando as informações para serem disponibilizadas. Tem por objetivo apresentar o papel social da biblioteca escolar, e especialmente, a função no processo de ensino-aprendizagem. Discute o Plano Nacional do Livro e as teorias sobre desenvolvimento de coleções, especialmente Vergueiro (1989). A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental, exploratória, aplicada e descritiva com abordagem qualitativa. Com o objetivo de conhecer os critérios de desenvolvimento de coleções utilizados pelas Bibliotecas Escolares do município de Florianópolis, será feito uma pesquisa nos documentos eletrônicos e impressos disponibilizados pela instituição e também entrevista com bibliotecários. Propõe a elaboração de um guia como produto final da pesquisa. Este guia terá a finalidade de instruir os bibliotecários da Prefeitura Municipal de Florianópolis na questão de seleção, aquisição, avaliação, descarte e desbaste do acervo das bibliotecas escolares.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Desenvolvimento de Coleção. Política de Desenvolvimento de Coleção. Leitura.



Como citar
SEVERINO, A. V.; MATOS, J. C.; UNGLAUB, T. R. R. Bibliotecas escolares na rede municipal de ensino de florianópolis: desafios para a formação e desenvolvimento de coleções. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102051. Acesso em: 22 mar. 2023.

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DescriptorBIBLIOTECAS ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
SEVERINO, Amanda Vilamoski; MATOS, José Claudio; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha
Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (Gt-2 – Organização e Representação do Conhecimento - Pôster) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/888 (pt-BR) 3
TitleBibliotecas escolares na rede municipal de ensino de florianópolis: desafios para a formação e desenvolvimento de coleções (pt-BR) 3
AuthorSEVERINO, Amanda Vilamoski (pt-BR) 1
AuthorMATOS, José Claudio (pt-BR) 1
AuthorUNGLAUB, Tânia Regina da Rocha (pt-BR) 1
IssueEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. () 2
Nome da PulicaçãoEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoGt-2 – Organização e Representação do Conhecimento - Pôster (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-09-14 16:27:07 (pt-BR) 1
hasAbstractEste artigo integra uma pesquisa de mestrado profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação – Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Procura propor critérios para uma política de desenvolvimento de coleções das bibliotecas escolares da rede municipal de Florianópolis. A necessidade da política de desenvolvimento de coleções é esclarecida a partir do momento em que as bibliotecas deixam de ser depositárias de coleções e passam a atender as especificidades de seus interagentes, filtrando as informações para serem disponibilizadas. Tem por objetivo apresentar o papel social da biblioteca escolar, e especialmente, a função no processo de ensino-aprendizagem. Discute o Plano Nacional do Livro e as teorias sobre desenvolvimento de coleções, especialmente Vergueiro (1989). A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental, exploratória, aplicada e descritiva com abordagem qualitativa. Com o objetivo de conhecer os critérios de desenvolvimento de coleções utilizados pelas Bibliotecas Escolares do município de Florianópolis, será feito uma pesquisa nos documentos eletrônicos e impressos disponibilizados pela instituição e também entrevista com bibliotecários. Propõe a elaboração de um guia como produto final da pesquisa. Este guia terá a finalidade de instruir os bibliotecários da Prefeitura Municipal de Florianópolis na questão de seleção, aquisição, avaliação, descarte e desbaste do acervo das bibliotecas escolares. (pt-BR) 3
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Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (Gt-2 – Organização e Representação do Conhecimento - Pôster) () 3
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