A BRANQUITUDE NAS PRÁTICAS DOCENTES EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: NOTAS TEÓRICO-CRÍTICAS SOBRE UM ENSINO QUE PROMOVE O PRECONCEITO RACIAL
[XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)]
Gt-6 – Informação, Educação e Trabalho - Comunicação Oral
A BRANQUITUDE NAS PRÁTICAS DOCENTES EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: NOTAS TEÓRICO-CRÍTICAS SOBRE UM ENSINO QUE PROMOVE O PRECONCEITO RACIAL

Resumo: A pesquisa, de cunho teórico e de ordem qualitativa, fundamenta-se na discussão epistemológica e sociocrítica da formação do bibliotecário no contexto brasileiro. O objetivo está em discutir as questões relacionadas ao impacto da branquitude na formação biblioteconômico-informacional. A justificativa está relacionada à afirmação da luta antirracista nas práticas de ensino do bibliotecário no país. A metodologia, em seu decurso teórico, explora as categorias discursivas da epistemologia histórica, da epistemologia social, da teoria crítico-simbólica e da desclassificação. Os resultados apontam para a noção de branquitude como categoria fundadora do racismo e, logo, necessária na discussão sobre a formação do bibliotecário brasileiro. A ausência do conceito representa, nesta configuração teórica, a reprodução, no contexto simbólico, do racismo na sala de aula do bibliotecário em formação.

Palavras-chave: Branquitude. Biblioteconomia e Ciência da Informação. Ensino. Formação do Bibliotecário. Racismo. Teoria Crítica.



Como citar
SILVA, F. C. G.; SALDANHA, G. S.; PIZARRO, D. C. A branquitude nas práticas docentes em biblioteconomia e ciência da informação: notas teórico-críticas sobre um ensino que promove o preconceito racial. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102318. Acesso em: 01 dez. 2022.

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DescriptorA BRANQUITUDE NAS PRÁTICAS DOCENTES EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: NOTAS TEÓRICO-CRÍTICAS SOBRE UM ENSINO QUE PROMOVE O PRECONCEITO RACIAL
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; SALDANHA, Gustavo da Silva; PIZARRO, Daniela Câmara
Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (Gt-6 – Informação, Educação e Trabalho - Comunicação Oral) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1013 (pt-BR) 3
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AuthorSILVA, Franciéle Carneiro Garcês da (pt-BR) 1
AuthorSALDANHA, Gustavo da Silva (pt-BR) 1
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IssueEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. () 2
Nome da PulicaçãoEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoGt-6 – Informação, Educação e Trabalho - Comunicação Oral (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-09-10 18:00:51 (pt-BR) 1
hasAbstractA pesquisa, de cunho teórico e de ordem qualitativa, fundamenta-se na discussão epistemológica e sociocrítica da formação do bibliotecário no contexto brasileiro. O objetivo está em discutir as questões relacionadas ao impacto da branquitude na formação biblioteconômico-informacional. A justificativa está relacionada à afirmação da luta antirracista nas práticas de ensino do bibliotecário no país. A metodologia, em seu decurso teórico, explora as categorias discursivas da epistemologia histórica, da epistemologia social, da teoria crítico-simbólica e da desclassificação. Os resultados apontam para a noção de branquitude como categoria fundadora do racismo e, logo, necessária na discussão sobre a formação do bibliotecário brasileiro. A ausência do conceito representa, nesta configuração teórica, a reprodução, no contexto simbólico, do racismo na sala de aula do bibliotecário em formação. (pt-BR) 3
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SourceXIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB) (pt-BR) 3
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