Smartmuseum: inovação em comunicação museológica | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 19, n. 19, 2018 | 2018 - Brapci
GT-09 (ENANCIB) Trabalho Completo

Smartmuseum: inovação em comunicação museológica (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
Plum X Metrics
Resumo: A museologia contemporânea tem enfrentado desafios que, de maneira geral, levaram a novas perspectivas de estudos que privilegiaram contribuições tecnológicas diversificadas. O objetivo deste estudo é apresentar e discutir o SMARTMUSEUM, um projeto de comunicação museológica inovador e criativo. Trata-se de um estudo de caso fundamentado em pesquisa bibliográfica e exploratória, na qual sugere-se um referencial teórico baseado no Design da Informação e no Design de Experiência no âmbito da comunicação museológica em ambiente híbrido. Justifica-se, pois, segundo o mapa estratégico dos museus do Instituto Brasileiro de Museus, as questões relacionadas à preservação, difusão e acesso, bem como função social, educação e pesquisa compreendem pelo menos 50% das ações estratégicas do museu. As ações estratégicas de comunicação museológica devem contar com a utilização de Sistemas de Informação, do uso das inovações e das tecnologias da informação e comunicação. Com a apresentação desse projeto sintetizamos algumas inovações que contemplam abordagens científicas diferenciadas, que podem orientar o processo de tomada de decisão na construção das estratégias e etapas dinâmicas necessárias para o desenvolvimento de um plano de comunicação para o ambiente digital de museu eficiente, e que, consequentemente, possa promover uma experiência satisfatória.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação Sistema de informação Design da informação Design de experiência Informação e tecnologia Sistemas de informação
Mots clés:
PADUA, M. C.; NAKANO, N.; JORENTE, M. J. V. Smartmuseum: inovação em comunicação museológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018. Anais [...] XIX Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2018.
PADUA, M. C., NAKANO, N., & JORENTE, M. J. V. (2018). Smartmuseum: inovação em comunicação museológica. Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação; 19(19).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-09-05 09:27:06: 102624
hasAuthorMariana Cantisani Padua: (26101)
hasAuthorNatalia Nakano: (11278)
hasAuthorMaria José Vicentini Jorente: (11279)
hasFileStorage_repository/00/12/46/23/work_00124623#00000.pdf: (124623)
hasSectionOfGT-09 (ENANCIB): 311942
hasSectionOfTrabalho Completo: 215973
hasSubjectTecnologia da informação e comunicação: 265034
hasSubjectSistema de informação: 237338
hasSubjectDesign da informação: 314981
hasSubjectDesign de experiência: 102623
hasSubjectInformação e tecnologia: 323009
hasSubjectSistemas de informação: 237654
hasModalidadSectionTrabalho Completo: 215973
hasIssueOfEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 19., 2018. Londrina, PR.: (101920)
isPartOfSourceEncontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação: 101894
hasAbstractA museologia contemporânea tem enfrentado desafios que, de maneira geral, levaram a novas perspectivas de estudos que privilegiaram contribuições tecnológicas diversificadas. O objetivo deste estudo é apresentar e discutir o SMARTMUSEUM, um projeto de comunicação museológica inovador e criativo. Trata-se de um estudo de caso fundamentado em pesquisa bibliográfica e exploratória, na qual sugere-se um referencial teórico baseado no Design da Informação e no Design de Experiência no âmbito da comunicação museológica em ambiente híbrido. Justifica-se, pois, segundo o mapa estratégico dos museus do Instituto Brasileiro de Museus, as questões relacionadas à preservação, difusão e acesso, bem como função social, educação e pesquisa compreendem pelo menos 50% das ações estratégicas do museu. As ações estratégicas de comunicação museológica devem contar com a utilização de Sistemas de Informação, do uso das inovações e das tecnologias da informação e comunicação. Com a apresentação desse projeto sintetizamos algumas inovações que contemplam abordagens científicas diferenciadas, que podem orientar o processo de tomada de decisão na construção das estratégias e etapas dinâmicas necessárias para o desenvolvimento de um plano de comunicação para o ambiente digital de museu eficiente, e que, consequentemente, possa promover uma experiência satisfatória.: 0
hasIDoai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1150
hasRegisterIdhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1150: 0
hasSourceXIX ENCONTRO NACIONAL DE PE: 0
hasTitleSmartmuseum: inovação em comunicação museológica: 0
prefLabelOai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1150#00075: 0
Classe: Proceeding