Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2018-09-07 19:31:19: 102923 |
hasAuthor | Rubem Borges Teixeira Ramos: (8376) |
hasAuthor | Lígia Maria Moreira Dumont: (5452) |
hasFileStorage | _repository/00/12/46/79/work_00124679#00000.pdf: (124679) |
hasSectionOf | GT-03 (ENANCIB): 311955 |
hasSectionOf | Trabalho Completo: 215973 |
hasSubject | Leitura: 278610 |
hasSubject | História em quadrinho de super-heróis: 102921 |
hasSubject | Leitor: 200535 |
hasSubject | Introjeção do conhecimento: 282801 |
hasSubject | Histórias em quadrinhos de super-heróis: 282800 |
hasModalidadSection | Trabalho Completo: 215973 |
hasIssueOf | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 19., 2018. Londrina, PR.: (101920) |
isPartOfSource | Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação: 101894 |
hasAbstract | Introduz as experiências de leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics por brasileiros e norte-americanos, destacando as formas como essa leitura repercute junto a vida dos leitores a partir de suas visões e interpretações dos fatos, utilizando informações e conhecimentos adquiridos por intermédio da leitura. A análise dessas repercussões se tornou possível por meio de um diálogo estabelecido entre a etnometodologia, corrente da sociologia que contempla as interações que os indivíduos promovem em suas vidas, a fim de entender como as pessoas constroem e reconstroem a sua realidade social e a Ciência da Informação, com seus estudos focando a introjeção de conhecimentos adquiridos via leitura, revelando o modo como o leitor recorre e emprega um ou mais conteúdos presentes na leitura empreendida, em diversas situações de seu cotidiano. Para realizar a pesquisa, recorreu-se ao emprego da observação participante e da entrevista, com foco para a experiência de leitura desse gênero em particular, observando dessa forma características e atributos da vida social dos leitores desses quadrinhos, mais especificamente fornecendo ao pesquisador o acesso às formas como este leitor reconhece o uso do conhecimento lido. Ao utilizar os conceitos chave da etnometodologia (ações práticas ou realização, indexalidade ou indicialidade, reflexividade, noção de membro e relatabilidade), tornou-se possível captar e entender, nos depoimentos de leitores no Brasil e nos EUA, a aplicação de sentidos e significados advindos das falas, condutas e ações desempenhadas pelos personagens e temas veiculados nas páginas de histórias em quadrinhos de super-heróis, com fatos e eventos presentes e vividos pelos leitores posteriormente em seu cotidiano. Reforça a necessidade de mais estudos que abordem a relação entre informação e leitura, com destaque para os indivíduos e suas experiências de vida e interações sociais.: 0 |
hasID | oai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1252 |
hasRegisterId | http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1252: 0 |
hasSource | XIX ENCONTRO NACIONAL DE PE: 0 |
hasTitle | O leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da marvel e da dc comics: contribuições da etnometodologia aos estudos em Ciência da Informação: 0 |
prefLabel | Oai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1252#00075: 0 |