O leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da marvel e da dc comics: contribuições da etnometodologia aos estudos em Ciência da Informação | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 19, n. 19, 2018 | 2018 - Brapci
GT-03 (ENANCIB) Trabalho Completo

O leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da marvel e da dc comics: contribuições da etnometodologia aos estudos em Ciência da Informação (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
Plum X Metrics
Resumo: Introduz as experiências de leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics por brasileiros e norte-americanos, destacando as formas como essa leitura repercute junto a vida dos leitores a partir de suas visões e interpretações dos fatos, utilizando informações e conhecimentos adquiridos por intermédio da leitura. A análise dessas repercussões se tornou possível por meio de um diálogo estabelecido entre a etnometodologia, corrente da sociologia que contempla as interações que os indivíduos promovem em suas vidas, a fim de entender como as pessoas constroem e reconstroem a sua realidade social e a Ciência da Informação, com seus estudos focando a introjeção de conhecimentos adquiridos via leitura, revelando o modo como o leitor recorre e emprega um ou mais conteúdos presentes na leitura empreendida, em diversas situações de seu cotidiano. Para realizar a pesquisa, recorreu-se ao emprego da observação participante e da entrevista, com foco para a experiência de leitura desse gênero em particular, observando dessa forma características e atributos da vida social dos leitores desses quadrinhos, mais especificamente fornecendo ao pesquisador o acesso às formas como este leitor reconhece o uso do conhecimento lido. Ao utilizar os conceitos chave da etnometodologia (ações práticas ou realização, indexalidade ou indicialidade, reflexividade, noção de membro e relatabilidade), tornou-se possível captar e entender, nos depoimentos de leitores no Brasil e nos EUA, a aplicação de sentidos e significados advindos das falas, condutas e ações desempenhadas pelos personagens e temas veiculados nas páginas de histórias em quadrinhos de super-heróis, com fatos e eventos presentes e vividos pelos leitores posteriormente em seu cotidiano. Reforça a necessidade de mais estudos que abordem a relação entre informação e leitura, com destaque para os indivíduos e suas experiências de vida e interações sociais.
Palavras-chave: Leitura História em quadrinho de super-heróis Leitor Introjeção do conhecimento Histórias em quadrinhos de super-heróis
Keywords: Reading
Palabras clave: Lectura
Mots clés:
RAMOS, R. B. T.; DUMONT, L. M. M. O leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da marvel e da dc comics: contribuições da etnometodologia aos estudos em Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018. Anais [...] XIX Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2018.
RAMOS, R. B. T., & DUMONT, L. M. M. (2018). O leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da marvel e da dc comics: contribuições da etnometodologia aos estudos em ciência da informação. Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação; 19(19).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-09-07 19:31:19: 102923
hasAuthorRubem Borges Teixeira Ramos: (8376)
hasAuthorLígia Maria Moreira Dumont: (5452)
hasFileStorage_repository/00/12/46/79/work_00124679#00000.pdf: (124679)
hasSectionOfGT-03 (ENANCIB): 311955
hasSectionOfTrabalho Completo: 215973
hasSubjectLeitura: 278610
hasSubjectHistória em quadrinho de super-heróis: 102921
hasSubjectLeitor: 200535
hasSubjectIntrojeção do conhecimento: 282801
hasSubjectHistórias em quadrinhos de super-heróis: 282800
hasModalidadSectionTrabalho Completo: 215973
hasIssueOfEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 19., 2018. Londrina, PR.: (101920)
isPartOfSourceEncontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação: 101894
hasAbstractIntroduz as experiências de leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics por brasileiros e norte-americanos, destacando as formas como essa leitura repercute junto a vida dos leitores a partir de suas visões e interpretações dos fatos, utilizando informações e conhecimentos adquiridos por intermédio da leitura. A análise dessas repercussões se tornou possível por meio de um diálogo estabelecido entre a etnometodologia, corrente da sociologia que contempla as interações que os indivíduos promovem em suas vidas, a fim de entender como as pessoas constroem e reconstroem a sua realidade social e a Ciência da Informação, com seus estudos focando a introjeção de conhecimentos adquiridos via leitura, revelando o modo como o leitor recorre e emprega um ou mais conteúdos presentes na leitura empreendida, em diversas situações de seu cotidiano. Para realizar a pesquisa, recorreu-se ao emprego da observação participante e da entrevista, com foco para a experiência de leitura desse gênero em particular, observando dessa forma características e atributos da vida social dos leitores desses quadrinhos, mais especificamente fornecendo ao pesquisador o acesso às formas como este leitor reconhece o uso do conhecimento lido. Ao utilizar os conceitos chave da etnometodologia (ações práticas ou realização, indexalidade ou indicialidade, reflexividade, noção de membro e relatabilidade), tornou-se possível captar e entender, nos depoimentos de leitores no Brasil e nos EUA, a aplicação de sentidos e significados advindos das falas, condutas e ações desempenhadas pelos personagens e temas veiculados nas páginas de histórias em quadrinhos de super-heróis, com fatos e eventos presentes e vividos pelos leitores posteriormente em seu cotidiano. Reforça a necessidade de mais estudos que abordem a relação entre informação e leitura, com destaque para os indivíduos e suas experiências de vida e interações sociais.: 0
hasIDoai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1252
hasRegisterIdhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1252: 0
hasSourceXIX ENCONTRO NACIONAL DE PE: 0
hasTitleO leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da marvel e da dc comics: contribuições da etnometodologia aos estudos em Ciência da Informação: 0
prefLabelOai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1252#00075: 0
Classe: Proceeding