Circulação, leitura e consumo da informação: uma análise discursiva do semanário segunda-feira sobre o sujeito leitor. | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 19, n. 19, 2018 | 2018 - Brapci
GT-03 (ENANCIB) Trabalho Completo

Circulação, leitura e consumo da informação: uma análise discursiva do semanário segunda-feira sobre o sujeito leitor. (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
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Resumo: Esse artigo apresenta uma análise do discurso do jornal impresso Segunda-Feira lançado em 2009 em Bauru, no interior paulista. O objetivo é o de investigar o discurso do jornal, a partir de seus textos argumentativos e demonstrativos e do jogo de imagens para atrair e persuadir seu público leitor. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, com uso da Análise de Discurso, pois visa conhecer as estratégias discursivas utilizadas para construir a sua imagem e a de seu leitorado. Conclui-se que o jornal se apresenta como alegre e descontraído, que disponibiliza a informação com o sentido da transformação e aposta num público voltado a novidades e que busca informação rápida. A análise demonstrou que o jornal constrói a ideologia da felicidade individual, ressignificando a segunda-feira, e projetando o seu leitor como um cúmplice. A proposta do semanário é a de construir ideologicamente a imagem de um sujeito leitor pleno de suas atitudes e responsável pelas circunstâncias, que pode enfrentar individualmente os problemas sociais. O jornal “Segunda-Feira” foi lançado para alcançar um consumidor que busca informação e também entretenimento, num formato que se adéqua a novas leituras e leitores em tempos de celeridade da informação.
Palavras-chave: Analise do discurso Jornal impresso Sujeito leitor Semanário segunda-feira Análise de discurso Linha editorial
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Mots clés:
GUARALDO, T. S. B.; ALMEIDA JUNIOR, O. F.; BRITO, S. Circulação, leitura e consumo da informação: uma análise discursiva do semanário segunda-feira sobre o sujeito leitor.. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018. Anais [...] XIX Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2018.
GUARALDO, T. S. B., ALMEIDA JUNIOR, O. F., & BRITO, S. (2018). Circulação, leitura e consumo da informação: uma análise discursiva do semanário segunda-feira sobre o sujeito leitor. Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação; 19(19).
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CategoryDetails
dateOfAvailability2018-09-08 07:38:09: 102988
hasAuthorTamara de Souza Brandão Guaraldo: (7625)
hasAuthorOswaldo Francisco de Almeida Júnior: (7677)
hasAuthorSônia de Brito: (123031)
hasFileStorage_repository/00/10/29/86/work_00102986#00000.pdf: (124692)
hasSectionOfGT-03 (ENANCIB): 311955
hasSectionOfTrabalho Completo: 215973
hasSubjectAnalise do discurso: 235357
hasSubjectJornal impresso: 10115
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hasSubjectSemanário segunda-feira: 312860
hasSubjectAnálise de discurso: 264999
hasSubjectLinha editorial: 312861
hasModalidadSectionTrabalho Completo: 215973
hasIssueOfEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 19., 2018. Londrina, PR.: (101920)
isPartOfSourceEncontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação: 101894
hasAbstractEsse artigo apresenta uma análise do discurso do jornal impresso Segunda-Feira lançado em 2009 em Bauru, no interior paulista. O objetivo é o de investigar o discurso do jornal, a partir de seus textos argumentativos e demonstrativos e do jogo de imagens para atrair e persuadir seu público leitor. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, com uso da Análise de Discurso, pois visa conhecer as estratégias discursivas utilizadas para construir a sua imagem e a de seu leitorado. Conclui-se que o jornal se apresenta como alegre e descontraído, que disponibiliza a informação com o sentido da transformação e aposta num público voltado a novidades e que busca informação rápida. A análise demonstrou que o jornal constrói a ideologia da felicidade individual, ressignificando a segunda-feira, e projetando o seu leitor como um cúmplice. A proposta do semanário é a de construir ideologicamente a imagem de um sujeito leitor pleno de suas atitudes e responsável pelas circunstâncias, que pode enfrentar individualmente os problemas sociais. O jornal “Segunda-Feira” foi lançado para alcançar um consumidor que busca informação e também entretenimento, num formato que se adéqua a novas leituras e leitores em tempos de celeridade da informação.: 0
hasIDoai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1283
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hasSourceXIX ENCONTRO NACIONAL DE PE: 0
hasTitleCirculação, leitura e consumo da informação: uma análise discursiva do semanário segunda-feira sobre o sujeito leitor.: 0
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Classe: Proceeding