Ecossistema de startups de florianópolis: lacunas para o estudo das fontes de informação | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 19, n. 19, 2018 | 2018 - Brapci
GT-04 (ENANCIB) Poster

Ecossistema de startups de florianópolis: lacunas para o estudo das fontes de informação (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
Plum X Metrics
Resumo: Apresenta-se a descrição de uma das etapas essenciais para a elaboração de uma pesquisa de tese, a busca de dados para a constituição do constructo teórico que justifica e ampara a proposta. Desta maneira, objetivou-se apresentar as lacunas identificadas em teses e dissertações nacionais e internacionais, para o estudo das fontes de informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis. A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória descritiva partindo da análise das teses e dissertações recuperadas nas bases de dados Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) e Banco de Teses e Dissertações CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O portfólio selecionado de teses e dissertações foi de 49 que foi analisado de acordo com os anos de publicação, áreas, instituições, procedimentos metodológicos, focos e escopos. As pesquisas utilizam em sua maioria, estudos exploratórios descritivos com abordagens qualitativas que se pautam em entrevistas com roteiros estruturados, a partir de estudos de casos. Verificou-se a preocupação com a caracterização dos atores e ambientes que envolvem as startups, os métodos empregados para a constituição e sustentação dos seus modelos de negócios, bem como a gestão do capital humano. Nota-se assim, na perspectiva da Ciência da Informação a necessidade de estudo dos fluxos de informações presentes em cada processo, e consequentemente das fontes de informação inerentes.
Palavras-chave: Fonte de informação Startups Inovação Fluxo de informação Fontes de informacao Fluxo da informação
Mots clés:
SENA, P. M. B.; BLATTMANN, U. Ecossistema de startups de florianópolis: lacunas para o estudo das fontes de informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018. Anais [...] XIX Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2018.
SENA, P. M. B., & BLATTMANN, U. (2018). Ecossistema de startups de florianópolis: lacunas para o estudo das fontes de informação. Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação; 19(19).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-09-19 10:19:42: 103119
hasAuthorPriscila Machado Borges Sena: (1530)
hasAuthorUrsula Blattmann: (2522)
hasFileStorage_repository/00/10/31/18/work_00103118#00000.pdf: (124720)
hasSectionOfGT-04 (ENANCIB): 311938
hasSectionOfPoster: 200
hasSubjectFonte de informação: 261729
hasSubjectStartups: 190544
hasSubjectInovação: 262113
hasSubjectFluxo de informação: 234398
hasSubjectFontes de informacao: 322824
hasSubjectFluxo da informação: 325073
hasModalidadSectionPoster: 200
hasIssueOfEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 19., 2018. Londrina, PR.: (101920)
isPartOfSourceEncontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação: 101894
hasAbstractApresenta-se a descrição de uma das etapas essenciais para a elaboração de uma pesquisa de tese, a busca de dados para a constituição do constructo teórico que justifica e ampara a proposta. Desta maneira, objetivou-se apresentar as lacunas identificadas em teses e dissertações nacionais e internacionais, para o estudo das fontes de informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis. A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória descritiva partindo da análise das teses e dissertações recuperadas nas bases de dados Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) e Banco de Teses e Dissertações CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O portfólio selecionado de teses e dissertações foi de 49 que foi analisado de acordo com os anos de publicação, áreas, instituições, procedimentos metodológicos, focos e escopos. As pesquisas utilizam em sua maioria, estudos exploratórios descritivos com abordagens qualitativas que se pautam em entrevistas com roteiros estruturados, a partir de estudos de casos. Verificou-se a preocupação com a caracterização dos atores e ambientes que envolvem as startups, os métodos empregados para a constituição e sustentação dos seus modelos de negócios, bem como a gestão do capital humano. Nota-se assim, na perspectiva da Ciência da Informação a necessidade de estudo dos fluxos de informações presentes em cada processo, e consequentemente das fontes de informação inerentes.: 0
hasIDoai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1334
hasRegisterIdhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1334: 0
hasSourceXIX ENCONTRO NACIONAL DE PE: 0
hasTitleEcossistema de startups de florianópolis: lacunas para o estudo das fontes de informação: 0
prefLabelOai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1334#00075: 0
Classe: Proceeding