Análise da gestão dos programas de pós-graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 19, n. 19, 2018 | 2018 - Brapci
GT-07 (ENANCIB) Trabalho Completo

Análise da gestão dos programas de pós-graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho (pt)

Analysis of the management of postgraduate programs based on the results of the CAPES evaluation using the importance-performance matrix (en)

Análisis de la gestión de los programas de posgrado a partir de los resultados de la evaluación CAPES utilizando la matriz importancia-desempeño (es)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
Plum X Metrics
Resumo: A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.
Palavras-chave: Avaliação capes Gestao da informacao e do conhecimento Análise importânciadesempenho
Abstract: The evaluation, control and management of postgraduate studies in Brazil is promoted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the programs that do not have a formal strategic plan develop their actions based on the objective of meeting the requirements of the evaluation system. The general objective of this research is to analyze the performance of 40 stricto sensu postgraduate programs in the academic modality of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) through the use of the Importance-Performance Analysis (AID) as proposed by Martilla and James (1977) and Sever (2014). The study is descriptive in nature, developed through a bibliographic review and documentary research. A total of 1,124 items from the 2010 and 2013 triennial evaluations of CAPES were analyzed, collected from 80 evaluation forms of postgraduate programs, from which the weight (importance) and evaluation (performance) attributed to them were raised. The result of the research is the general diagnosis of the programs' performance, identifying the crucial items related to the strengths and opportunities for improvement observed in the result of the evaluation of UFRN's postgraduate programs.
Keywords: Information and knowledge management Capes evaluation Importance-performance analysis
Resumen: La evaluación, control y gestión de los estudios de posgrado en Brasil es promovida por la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES) y los programas que no cuentan con un plan estratégico formal desarrollan sus acciones con base en el objetivo de cumplir los requisitos del sistema de evaluación. El objetivo general de esta investigación es analizar el desempeño de 40 programas de posgrado stricto sensu en la modalidad académica de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) mediante el uso del Análisis de Importancia-Desempeño (AID) según lo propuesto por Martilla y James (1977) y Sever (2014). El estudio es de carácter descriptivo, desarrollado a través de revisión bibliográfica e investigación documental. Se analizaron 1.124 ítems de las evaluaciones trienales de la CAPES de 2010 y 2013, colectados de 80 fichas de evaluación de programas de posgrado, a partir de los cuales se levantó el peso (importancia) y evaluación (desempeño) atribuidos a los mismos. El resultado de la investigación es el diagnóstico general del desempeño de los programas, identificando los ítems cruciales relacionados con las fortalezas y oportunidades de mejora observadas en el resultado de la evaluación de los programas de posgrado de la UFRN.
Palabras clave: Gestión de la información y el conocimiento Evaluación de capes Análisis de importancia-rendimiento
Mots clés:
ROLIM, P.; RAMOS, A. Análise da gestão dos programas de pós-graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018. Anais [...] XIX Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2018.
ROLIM, P., & RAMOS, A. (2018). Análise da gestão dos programas de pós-graduação baseada no resultado da avaliação capes por meio da matriz importância-desempenho. Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação; 19(19).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • AZZOPARDI, E.; NASH, R. A critical evaluation of importanceeperformance analysis. Tourism Management, v. 35, p. 222-233, abr. 2012.  journal 
  • CAPES. Regulamento para Avaliação Trienal 2013. Disponivel em: . Acesso em: 18 Agosto 2016.  LINK 
  • ______. Avaliação da Pós-graduação, 2014. Disponivel em: . Acesso em: 8 ago. 2015.  LINK 
  • CHOO, C. W. A Organização do Conhecimento: Como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimentos e tomar decisões. Tradução de Eliana Rocha. 1. ed. São Paulo: SENAC, 2003. 420 p.  book 
  • HOSSEINE, S. Y.; BIDEH, A. Z. A data mining approach for segmentation-based importanceperformance analysis (SOM–BPNN–IPA): a new framework for developing customer retention strategies. Service Business, v. 8, 2014. p. 295-312.  journal 
  • KUENZER, A. Z.; MORAES, M. C. M. de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, dez. 2005.  journal 
  • MACCARI, E. A. et al. A gestão dos programas de pós-Graduação em administração com base no sistema de avaliação da CAPES. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1-16, out./dez. 2009.  journal 
  • MARTILLA, J. A.; JAMES, J. C. Importance-Performance Analysis. Journal of Marketing, Chicago, v. 9, p. 77-79, jan. 1977.  journal 
  • MARTINS, C. B. et al. A influência do sistema de avaliação nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiro. Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 5, n. 3, p.155-178, dez. 2012.  journal 
  • MIGUEL, P. A. C.; FLEURY, A. C. C. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.  book 
  • MUELLER, S. P. M. Métodos para a pesquisa em ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.  book 
  • SEVER, I. Importance-performance analysis: A valid management tool? Tourism Management, p. 43-53, nov. 2015.  none0 
  • SLACK, N. The Importance-Performance Matrix as a Determinant of Improvement Priority. International Journal of Operations & Production Management, v. 14, n. 5, 1994.  journal 
  • TONTINI, G.; PICOLO, J. D. Improvement gap analysis. Managing Service Quality: An International Journal, v. 20, p. 565-584, 2010.  journal 
  • WALTER, S. A. et al. Oportunidades de melhoria nos programas de mestrado acadêmico em contabilidade a partir da avaliação da CAPES: uma análise longitudinal. Avaliação, Campinas, v. 18, n. 3, p. 567-589, nov. 2013.  journal 
  • WU, Hsin-Hung; SHIEH, Jiunn-I. Quantifying uncertainty in applying importance-performance analysis. Quality & Quantity, Bolonha, v. 44, p. 997-1003, maio 2010.  journal 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-09-22 13:12:11: 103228
hasAuthorPaulo Rolim: (103229)
hasAuthorAnatália Ramos: (103230)
hasFileStorage_repository/00/10/32/25/work_00103225#00000.pdf: (124739)
hasSectionOfGT-07 (ENANCIB): 311940
hasSectionOfTrabalho Completo: 215973
hasSubjectAvaliação capes: 103226
hasSubjectGestao da informacao e do conhecimento: 323268
hasSubjectAnálise importânciadesempenho: 312893
hasModalidadSectionTrabalho Completo: 215973
hasIssueOfEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 19., 2018. Londrina, PR.: (101920)
isPartOfSourceEncontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação: 101894
hasAbstractA avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.: 0
hasIDoai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1377
hasRegisterIdhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1377: 0
hasSourceXIX ENCONTRO NACIONAL DE PE: 0
hasTitleAnálise da gestão dos programas de pós-graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho: 0
prefLabeloai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/1377#00075: 0
Classe: Proceeding