Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2017-08-23 19:36:45: 104265 |
hasAuthor | Adriana Bogliolo Sirihal Duarte: (2190) |
hasFileStorage | _repository/00/12/49/34/work_00124934#00000.pdf: (124934) |
hasSectionOf | GT-03 (ENANCIB): 311955 |
hasSectionOf | Trabalho Completo: 215973 |
hasSubject | Prática informacional: 178089 |
hasSubject | Construcionismo social: 4148 |
hasSubject | Estudo de usuários: 192226 |
hasSubject | Práticas informacionais: 317982 |
hasSubject | Estudos de usuários: 200653 |
hasModalidadSection | Trabalho Completo: 215973 |
hasIssueOf | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 18., 2017, Marília (SP): (103980) |
isPartOfSource | Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação: 101894 |
hasAbstract | O debate entre os conceitos de comportamento informacional e práticas informacionais não é recente. Em 2007 Savolainen apresenta esses termos em um artigo tratando-os como conceitos guarda-chuva para distinguir diferentes abordagens de estudos de como as pessoas lidam com a informação. Segundo o autor não são apenas diferenças terminológicas, mas principalmente diferenças epistemológicas e metodológicas: enquanto o conceito de comportamento informacional baseia-se no ponto de vista cognitivo, o de práticas informacionais fundamenta-se na ideia do construcionismo social. Desde esta época, o grupo de pesquisas Estudos em Práticas Informacionais e Cultura vem se consolidando e promovendo, nacionalmente, um conjunto de pesquisas que busca privilegiar o olhar das práticas informacionais. Muitas vezes, no entanto, percebe-se que a diferença entre as abordagens cognitiva e social ainda não está suficientemente clara para os estudiosos da área. O propósito do presente artigo é, portanto, apresentar didaticamente e de modo ilustrado (exemplificado através de um filme, estratégia bem sucedida adotada em turmas de pós-graduação), a distinção entre comportamento informacional e práticas informacionais para, em seguida, descrever algumas pesquisas de práticas informacionais desenvolvidas pelo grupo de pesquisas que evidenciem os principais aspectos conceituais apresentados. Trata-se, pois, de um relato de experiência descrevendo como o conceito de práticas informacionais é ensinado em sala de aula e expondo as principais pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos por um grupo de investigadores que se debruça sobre a temática.: 0 |
hasID | oai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/120 |
hasRegisterId | http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/120: 0 |
hasSource | XVIII ENCONTRO NACIONAL DE : 0 |
hasTitle | Práticas informacionais: ensino e pesquisa: 0 |
prefLabel | Oai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/120#00075: 0 |