Práticas informacionais: ensino e pesquisa | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 18, n. 18, 2017 | 2017 - Brapci
GT-03 (ENANCIB) Trabalho Completo

Práticas informacionais: ensino e pesquisa (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
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Resumo: O debate entre os conceitos de comportamento informacional e práticas informacionais não é recente. Em 2007 Savolainen apresenta esses termos em um artigo tratando-os como conceitos guarda-chuva para distinguir diferentes abordagens de estudos de como as pessoas lidam com a informação. Segundo o autor não são apenas diferenças terminológicas, mas principalmente diferenças epistemológicas e metodológicas: enquanto o conceito de comportamento informacional baseia-se no ponto de vista cognitivo, o de práticas informacionais fundamenta-se na ideia do construcionismo social. Desde esta época, o grupo de pesquisas Estudos em Práticas Informacionais e Cultura vem se consolidando e promovendo, nacionalmente, um conjunto de pesquisas que busca privilegiar o olhar das práticas informacionais. Muitas vezes, no entanto, percebe-se que a diferença entre as abordagens cognitiva e social ainda não está suficientemente clara para os estudiosos da área. O propósito do presente artigo é, portanto, apresentar didaticamente e de modo ilustrado (exemplificado através de um filme, estratégia bem sucedida adotada em turmas de pós-graduação), a distinção entre comportamento informacional e práticas informacionais para, em seguida, descrever algumas pesquisas de práticas informacionais desenvolvidas pelo grupo de pesquisas que evidenciem os principais aspectos conceituais apresentados. Trata-se, pois, de um relato de experiência descrevendo como o conceito de práticas informacionais é ensinado em sala de aula e expondo as principais pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos por um grupo de investigadores que se debruça sobre a temática.
Palavras-chave: Prática informacional Construcionismo social Estudo de usuários Práticas informacionais Estudos de usuários
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DUARTE, A. B. S. Práticas informacionais: ensino e pesquisa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017. Anais [...] XVIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2017.
DUARTE, A. B. S. (2017). Práticas informacionais: ensino e pesquisa. Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação; 18(18).
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Informações

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Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
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hasAuthorAdriana Bogliolo Sirihal Duarte: (2190)
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hasIssueOfEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 18., 2017, Marília (SP): (103980)
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hasAbstractO debate entre os conceitos de comportamento informacional e práticas informacionais não é recente. Em 2007 Savolainen apresenta esses termos em um artigo tratando-os como conceitos guarda-chuva para distinguir diferentes abordagens de estudos de como as pessoas lidam com a informação. Segundo o autor não são apenas diferenças terminológicas, mas principalmente diferenças epistemológicas e metodológicas: enquanto o conceito de comportamento informacional baseia-se no ponto de vista cognitivo, o de práticas informacionais fundamenta-se na ideia do construcionismo social. Desde esta época, o grupo de pesquisas Estudos em Práticas Informacionais e Cultura vem se consolidando e promovendo, nacionalmente, um conjunto de pesquisas que busca privilegiar o olhar das práticas informacionais. Muitas vezes, no entanto, percebe-se que a diferença entre as abordagens cognitiva e social ainda não está suficientemente clara para os estudiosos da área. O propósito do presente artigo é, portanto, apresentar didaticamente e de modo ilustrado (exemplificado através de um filme, estratégia bem sucedida adotada em turmas de pós-graduação), a distinção entre comportamento informacional e práticas informacionais para, em seguida, descrever algumas pesquisas de práticas informacionais desenvolvidas pelo grupo de pesquisas que evidenciem os principais aspectos conceituais apresentados. Trata-se, pois, de um relato de experiência descrevendo como o conceito de práticas informacionais é ensinado em sala de aula e expondo as principais pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos por um grupo de investigadores que se debruça sobre a temática.: 0
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