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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2017-09-09 21:47:42: 104993 |
hasAuthor | Tatiana Almeida: (190735) |
hasAuthor | Gustavo Silva Saldanha: (7347) |
hasFileStorage | _repository/00/10/49/89/work_00104989#00000.pdf: (125094) |
hasSectionOf | GT-02 (ENANCIB): 311939 |
hasSectionOf | Trabalho Completo: 215973 |
hasSubject | Organização do conhecimento: 261537 |
hasSubject | Método analítico-conceitual: 104990 |
hasSubject | Loci epistêmico: 104991 |
hasSubject | Metametodologia: 178894 |
hasSubject | Loci epistêmicos: 344718 |
hasModalidadSection | Trabalho Completo: 215973 |
hasIssueOf | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 18., 2017, Marília (SP): (103980) |
isPartOfSource | Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação: 101894 |
hasAbstract | A pesquisa trata da Organização do Conhecimento como um coletivo acadêmico e científico que tem aporte teórico, metodológico e de competências para analisar outras esferas de saberes, mas também pode analisar a si próprio. O objetivo do estudo é traçar uma primeira demonstração de demarcação dos loci epistêmicos da Organização do Conhecimento na atualidade. A pesquisa parte de uma reflexão sobre a constituição de um debate epistemológico da e para a Organização do Conhecimento e indica uma dupla via metametodológica: uma direção analítico-conceitual, estruturada em Dahlberg, e, outra, discursiva, fundada epistemológico-historicamente no século XVII. Essa segunda via se configura na abordagem dos loci epistêmicos, porém, ambas tem um solo epistemológico comum: Aristóteles. A analítico-conceitual recebe influência de “um” Aristóteles do Organon e a discursiva de um “outro” Aristóteles, o da Retórica. O estudo ainda atenta para o ponto de vista epistemológico-histórico de Emanuelle Tesauro, já influenciado pela visão aristotélica, bem como em abordagens epistemológicas atuais, como antevistas em Rafael Capurro e García Gutiérrez. Como resultados da aplicação metametodológica, atestamos que ambas as vias atendem adequadamente a um objetivo central do estudo que é traçar uma experiência teórico-metodológica no âmbito da Organização do Conhecimento. Dois caminhos, pois, foram aqui trilhados e seguem seu curso. O primeiro representa a construção de uma reflexão sobre as próprias abordagens teórico-metodológicas da Organização do Conhecimento. O segundo aponta para a capacidade de adoção dos pressupostos teóricos e das ferramentas metodológicas desse coletivo para refletir a própria configuração epistemológica do que hoje tratamos como “organização do conhecimento”. Como considerações finais, apontamos, pois, que será a convergência das duas dimensões metametodológicas, por sua vez, a responsável por uma compreensão crítico-histórica do contexto nacional de desenvolvimento da Organização do Conhecimento.: 0 |
hasID | oai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/404 |
hasRegisterId | http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/404: 0 |
hasSource | XVIII ENCONTRO NACIONAL DE : 0 |
hasTitle | Entre a abordagem analítica e os loci epistêmicos: um debate metametodológico para a organização do conhecimento: 0 |
prefLabel | Oai:ocs.enancib.marilia.unesp.br:paper/404#00075: 0 |