Entre a abordagem analítica e os loci epistêmicos: um debate metametodológico para a organização do conhecimento | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 18, n. 18, 2017 | 2017 - Brapci
GT-02 (ENANCIB) Trabalho Completo

Entre a abordagem analítica e os loci epistêmicos: um debate metametodológico para a organização do conhecimento (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
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Resumo: A pesquisa trata da Organização do Conhecimento como um coletivo acadêmico e científico que tem aporte teórico, metodológico e de competências para analisar outras esferas de saberes, mas também pode analisar a si próprio. O objetivo do estudo é traçar uma primeira demonstração de demarcação dos loci epistêmicos da Organização do Conhecimento na atualidade. A pesquisa parte de uma reflexão sobre a constituição de um debate epistemológico da e para a Organização do Conhecimento e indica uma dupla via metametodológica: uma direção analítico-conceitual, estruturada em Dahlberg, e, outra, discursiva, fundada epistemológico-historicamente no século XVII. Essa segunda via se configura na abordagem dos loci epistêmicos, porém, ambas tem um solo epistemológico comum: Aristóteles. A analítico-conceitual recebe influência de “um” Aristóteles do Organon e a discursiva de um “outro” Aristóteles, o da Retórica. O estudo ainda atenta para o ponto de vista epistemológico-histórico de Emanuelle Tesauro, já influenciado pela visão aristotélica, bem como em abordagens epistemológicas atuais, como antevistas em Rafael Capurro e García Gutiérrez. Como resultados da aplicação metametodológica, atestamos que ambas as vias atendem adequadamente a um objetivo central do estudo que é traçar uma experiência teórico-metodológica no âmbito da Organização do Conhecimento. Dois caminhos, pois, foram aqui trilhados e seguem seu curso. O primeiro representa a construção de uma reflexão sobre as próprias abordagens teórico-metodológicas da Organização do Conhecimento. O segundo aponta para a capacidade de adoção dos pressupostos teóricos e das ferramentas metodológicas desse coletivo para refletir a própria configuração epistemológica do que hoje tratamos como “organização do conhecimento”. Como considerações finais, apontamos, pois, que será a convergência das duas dimensões metametodológicas, por sua vez, a responsável por uma compreensão crítico-histórica do contexto nacional de desenvolvimento da Organização do Conhecimento.
Palavras-chave: Organização do conhecimento Método analítico-conceitual Loci epistêmico Metametodologia Loci epistêmicos
Mots clés:
ALMEIDA, T.; SALDANHA, G. S. Entre a abordagem analítica e os loci epistêmicos: um debate metametodológico para a organização do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017. Anais [...] XVIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2017.
ALMEIDA, T., & SALDANHA, G. S. (2017). Entre a abordagem analítica e os loci epistêmicos: um debate metametodológico para a organização do conhecimento. Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação; 18(18).
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Dados explicitados em RDF do trabalho
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hasIssueOfEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 18., 2017, Marília (SP): (103980)
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hasAbstractA pesquisa trata da Organização do Conhecimento como um coletivo acadêmico e científico que tem aporte teórico, metodológico e de competências para analisar outras esferas de saberes, mas também pode analisar a si próprio. O objetivo do estudo é traçar uma primeira demonstração de demarcação dos loci epistêmicos da Organização do Conhecimento na atualidade. A pesquisa parte de uma reflexão sobre a constituição de um debate epistemológico da e para a Organização do Conhecimento e indica uma dupla via metametodológica: uma direção analítico-conceitual, estruturada em Dahlberg, e, outra, discursiva, fundada epistemológico-historicamente no século XVII. Essa segunda via se configura na abordagem dos loci epistêmicos, porém, ambas tem um solo epistemológico comum: Aristóteles. A analítico-conceitual recebe influência de “um” Aristóteles do Organon e a discursiva de um “outro” Aristóteles, o da Retórica. O estudo ainda atenta para o ponto de vista epistemológico-histórico de Emanuelle Tesauro, já influenciado pela visão aristotélica, bem como em abordagens epistemológicas atuais, como antevistas em Rafael Capurro e García Gutiérrez. Como resultados da aplicação metametodológica, atestamos que ambas as vias atendem adequadamente a um objetivo central do estudo que é traçar uma experiência teórico-metodológica no âmbito da Organização do Conhecimento. Dois caminhos, pois, foram aqui trilhados e seguem seu curso. O primeiro representa a construção de uma reflexão sobre as próprias abordagens teórico-metodológicas da Organização do Conhecimento. O segundo aponta para a capacidade de adoção dos pressupostos teóricos e das ferramentas metodológicas desse coletivo para refletir a própria configuração epistemológica do que hoje tratamos como “organização do conhecimento”. Como considerações finais, apontamos, pois, que será a convergência das duas dimensões metametodológicas, por sua vez, a responsável por uma compreensão crítico-histórica do contexto nacional de desenvolvimento da Organização do Conhecimento.: 0
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