Encontrabilidade da informação e videoativismo: uma análise do atributo folksonomia | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 18, n. 18, 2017 | 2017 - Brapci
GT-08 (ENANCIB) Poster

Encontrabilidade da informação e videoativismo: uma análise do atributo folksonomia (pt)

DOI: 10.22477/vii.widat.206
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Resumo: As tecnologias digitais associadas à mobilidade e à web social transformaram as relações sociais em diversas esferas. Diante da alta produção de dados e informações disponíveis para o seu acesso, na atualidade, navegar e recuperar conteúdos em ambientes informacionais não é tão simples, considerando o exponencial excesso de informação. Os ambientes têm se tornado cada dia mais cooperativos e a massa de informação depositada e compartilhada diariamente cresce de acordo com o número de usuários – o que modificou a relação que temos com a forma de compartilhar as informações na web, bem como a forma que produzimos ou realizamos qualquer tipo de manifestação social. A transformação da web mudou a maneira como lidamos com as informações, evoluindo as formas de navegar em ambientes colaborativos, criar conteúdo e encontrar informações na rede. De acordo com essa premissa, este artigo apresenta um estudo que buscou analisar a folksonomia – atributo da Encontrabilidade da Informação de Vechiato e Vidotti (2014), que analisa a etiquetagem social – partindo dos usuários. A análise foi realizada no ambiente YouTube, coletando as informações sobre os protestos do dia 17 de julho de 2013 e identificando o conteúdo de videoativismo para compreender de que forma o atributo presta contribuição para a aplicação da Encontrabilidade da Informação.
Palavras-chave: Encontrabilidade da informação Folksonomia Videoativismo
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:
NASCIMENTO, J. A.; CARVALHO, A. M. G. Encontrabilidade da informação e videoativismo: uma análise do atributo folksonomia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017. Anais [...] XVIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2017.
NASCIMENTO, J. A., & CARVALHO, A. M. G. (2017). Encontrabilidade da informação e videoativismo: uma análise do atributo folksonomia. Encontro nacional de pesquisa e pós-graduação em ciência da informação; 18(18).
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Informações

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References

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Dados explicitados em RDF do trabalho
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hasAbstractAs tecnologias digitais associadas à mobilidade e à web social transformaram as relações sociais em diversas esferas. Diante da alta produção de dados e informações disponíveis para o seu acesso, na atualidade, navegar e recuperar conteúdos em ambientes informacionais não é tão simples, considerando o exponencial excesso de informação. Os ambientes têm se tornado cada dia mais cooperativos e a massa de informação depositada e compartilhada diariamente cresce de acordo com o número de usuários – o que modificou a relação que temos com a forma de compartilhar as informações na web, bem como a forma que produzimos ou realizamos qualquer tipo de manifestação social. A transformação da web mudou a maneira como lidamos com as informações, evoluindo as formas de navegar em ambientes colaborativos, criar conteúdo e encontrar informações na rede. De acordo com essa premissa, este artigo apresenta um estudo que buscou analisar a folksonomia – atributo da Encontrabilidade da Informação de Vechiato e Vidotti (2014), que analisa a etiquetagem social – partindo dos usuários. A análise foi realizada no ambiente YouTube, coletando as informações sobre os protestos do dia 17 de julho de 2013 e identificando o conteúdo de videoativismo para compreender de que forma o atributo presta contribuição para a aplicação da Encontrabilidade da Informação.: 0
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