Análise de uma arquitetura da informação associada a multimodalidade na capacitação de profissionais de alto desempenho | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 9 n. 2, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 9 n. 2, n. 2, 2018

Análise de uma arquitetura da informação associada a multimodalidade na capacitação de profissionais de alto desempenho

Analysis of an information architecture associated with multimodality in the training of high performance professionals

Resumo: A capacitação permanente de profissionais, em qualquer área do conhecimento, é um desafio a ser alcançado nos dias de hoje. Com profissionais de alto desempenho não é diferente, eles devem dominar uma ampla gama de disciplinas que vão desde relacionamentos humanos ao domínio da gestão de riscos empresariais. A pesquisa mostra uma análise da aplicação prática dos conceitos de arquitetura da informação, espaços informacionais e multimodalidade como proposta de atendimento a essas demandas de capacitação desses profissionais. A metodologia empregada foi da pesquisa aplicada, utilizando questionários direcionados para levantamento dos dados. Os resultados iniciais obtidos demonstram uma boa aceitação do modelo e dos conceitos empregados pelo grupo de profissionais de alto desempenho pesquisado, com avaliações concentradas na sua maioria entre boas e ótimas. A multimodalidade aplicada na capacitação profissional pode auxiliar, significativamente, o alcance das necessidades de informação do educando, para que ele possa desempenhar suas atividades técnicas e gerenciais cotidianas.
Palavras-chave: Arquitetura da informação Espaços informacionais Multimodalidade
Abstract: The permanent training of professionals in any area of ​​knowledge is a challenge to be achieved today. With high-performing professionals is no different, they must master a wide range of disciplines ranging from human relationships to the domain of enterprise risk management. The research presents an analysis of the practical application of the concepts of information architecture, informational spaces and multimodality as a proposal to meet these demands of training of these professionals. The applied methodology was applied research, using questionnaires directed to professionals of high performance, to collect the data. The results of the research demonstrate a good acceptance of the model, initially with 94% of the evaluations concentrated between grades 8 to 10, concepts from good to great for the questions asked. The research indicates that the multimodality applied in the professional training can significantly help the reach of the information needs of the student, so that he can carry out his daily technical and managerial activities.
Keywords: Information architecture Informational spaces Multimodality
Palabras clave:
Mots clés:


ORLANDI, T. R.; GOTTSCHALG-DUQUE, C. Análise de uma arquitetura da informação associada a multimodalidade na capacitação de profissionais de alto desempenho. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 9 n. 2, n. 2, 2018.
ORLANDI TRO; GOTTSCHALG-DUQUE CG. Análise de uma arquitetura da informação associada a multimodalidade na capacitação de profissionais de alto desempenho. Incid: revista de ciência da informação e documentação. 2018;9 n. 2(2).
ORLANDI, T. R., & GOTTSCHALG-DUQUE, C. (2018). Análise de uma arquitetura da informação associada a multimodalidade na capacitação de profissionais de alto desempenho. Incid: revista de ciência da informação e documentação; 9 n. 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-10-29: 105709
hasAuthorTomás Roberto Orlandi: (105719)
hasAuthorCláudio Gottschalg-Duque: (2646)
hasFileStorage_repository/00/10/57/18/work_00105718#00000.pdf: (105876)
hasPageEnd149: 1166
hasPageStart130: 1121
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectArquitetura da informação: 261439
hasSubjectEspaços informacionais: 282137
hasSubjectMultimodalidade: 277811
wasPublicationInDate2018-10-29: (256115)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação: 361
hasIssueOfISSUE:JNL:22:2018-9-2: (232190)
hasAbstractA capacitação permanente de profissionais, em qualquer área do conhecimento, é um desafio a ser alcançado nos dias de hoje. Com profissionais de alto desempenho não é diferente, eles devem dominar uma ampla gama de disciplinas que vão desde relacionamentos humanos ao domínio da gestão de riscos empresariais. A pesquisa mostra uma análise da aplicação prática dos conceitos de arquitetura da informação, espaços informacionais e multimodalidade como proposta de atendimento a essas demandas de capacitação desses profissionais. A metodologia empregada foi da pesquisa aplicada, utilizando questionários direcionados para levantamento dos dados. Os resultados iniciais obtidos demonstram uma boa aceitação do modelo e dos conceitos empregados pelo grupo de profissionais de alto desempenho pesquisado, com avaliações concentradas na sua maioria entre boas e ótimas. A multimodalidade aplicada na capacitação profissional pode auxiliar, significativamente, o alcance das necessidades de informação do educando, para que ele possa desempenhar suas atividades técnicas e gerenciais cotidianas.: 0
hasIDoai:revistas.usp.br:article/140614
hasRegisterIdhttp://www.revistas.usp.br/incid/article/view/140614: 0
hasRegisterId10.11606/issn.2178-2075.v9i2p130-149: 0
hasSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 9 n. 2 (2018); 130-149: 0
hasSource2178-2075: 0
hasTitleAnálise de uma arquitetura da informação associada a multimodalidade na capacitação de profissionais de alto desempenho: 0
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/140614
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/140614/148278
prefLabeloai:revistas.usp.br:article/140614#00022: 0
hasDOI10.11606/issn.2178-2075.v9i2p130-149
Classe: Article