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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2018-10-31: 105702 |
hasAuthor | Julieta Kaoru Watanabe Wilbert: (29703) |
hasAuthor | Gertrudes Aparecida Dandolini: (5203) |
hasAuthor | Andrea Valéria Steil: (26330) |
hasPageEnd | 117: 1662 |
hasPageStart | 102: 2497 |
hasSectionOf | Relato de Pesquisa | Research Article: 761 |
hasSectionOf | Relato de experiência: 75 |
hasSubject | Gestão do conhecimento: 233908 |
hasSubject | Cop: 40993 |
hasSubject | Comunidade de pratica: 320269 |
hasSubject | Definição de cop: 105748 |
wasPublicationInDate | 2018-10-31: (276376) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
hasFileStorage | _repository/00/10/57/47/work_00105747#00000.pdf: (105863) |
isPartOfSource | Perspectivas em gestão & conhecimento: 756 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:59:2018-8-0: (232073) |
hasAbstract | Comunidades de prática (cops) têm sido alvo de pesquisas na área de gestão do conhecimento. entretanto, a definição de “comunidade de prática” apresenta polissemias. para compreender o que é cop, este artigo identifica interpretações acerca dessa expressão a partir de revisão sistemática. concluiu-se que o conceito de cop se alterou com o passar do tempo para se adequar aos diversos contextos em que elas encontraram aplicabilidade. assim, aspectos antes não considerados, como a criação de cops pela organização, passaram a ser aceitos. dessa forma, a partir de um conceito analítico da área da aprendizagem situada, o grande ponto de inflexão conceitual de cops foi a sua transformação para um conceito instrumental, onde se descobriu a utilidade do conceito para a aplicação na prática. os resultados desta pesquisa mostraram que, não obstante as transformações conceituais, há elementos centrais que permanecem intrínsecos ao conceito de cop, em suas várias abordagens: existência de um domínio como núcleo de atração de pessoas, voluntariedade na adesão, informalidade no funcionamento, existência de empreendimento conjunto, engajamento mútuo e repertório compartilhado. este artigo traz, adicionalmente, uma síntese da transformação do conceito de cop relatada por wenger-trayner, que junto com lave (1991) definiu comunidade de prática no contexto da academia. o estudo contribui para a compreensão do processo de transformação do entendimento de cops ao longo do tempo, e mostra que conceitos são passíveis de adaptações contextuais e temporais.: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufpb.br:article/42292 |
hasRegisterId | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/42292: 0 |
hasSource | Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 8, Número Especial (2018): Evolução da Gestão na Era do Conhecimento; 102-117: 0 |
hasSource | 2236-417X: 0 |
hasTitle | Transformações conceituais de comunidades de prática: da aprendizagem situada à gestão organizacional: 0 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42292 |
hasUrl | https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42292/21127 |
prefLabel | Oai:periodicos.ufpb.br:article/42292#00059: 0 |
hasDOI | 10.21714/2236-417X2018v8nEsp. |