Hipertexto e poéticas digitais: uma análise de patchwork girl e do storyspace | Em Questão, v. 11, n. 1, 2005 | 2005 - Brapci
Em Questão, v. 11, n. 1, 2005

Hipertexto e poéticas digitais: uma análise de patchwork girl e do storyspace

Digital poetics and hypertext: an essay on patchwork girl and storyspace

Poeticas digitales y hipertexto: un ensayo a respecto de patchwork girl e storyspace

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar a escrita em hipertexto através de um programa de computador, o Storyspace, e da ficção em hipertexto Patchwork Girl (Shelley Jackson, 1995), criada com este software. Como tecnologia de escrita, o hipertexto deve ser estudado do ponto de vista de suas características técnicas e de como elas influenciam as escritas nos meios digitais e as novas poéticas desses meios. Neste trabalho, verificamos o software através de suas características técnicas e materiais. Em Patchwork Girl, verificamos características materiais e literárias relacionadas com as possibilidades oferecidas pelo software de criação. O estudo discorre sobre o conceito de poéticas digitais, meta-hipertexto e, finalmente, conclui que as características técnicas do programa de computador de criação em hipertexto são diretamente responsáveis pela qualidade da obra analisada.
Palavras-chave: Hipertexto Poética digital Poéticas digitais Storyspace
Abstract: This article aims to examine hypertext writing, through a computer program, Storyspace, and a piece of fiction in hypertext, Patchwork Girl, generated by that software. Hypertext, as a writing technology, must be studied through its technical characteristics, and how these influence writing in and the new poetics in digital media. In this essay, technical and literary characteristics of the software have been analyzed. In Patchwork Girl, we have verified material and literary features and their relationship with the software. This essay focuses the concept of digital poetics, meta-hypertext, and finally concludes that the technical features of the software are directly responsible for the quality of the work analyzed here.
Keywords: Hypertext Digital poetics Storyspace
Resumen: Este artículo tiene el objetivo de analizar la escritura en hipertexto a través de un programa de ordenadora, Storyspace, y de la ficción en hipertexto Patchwork Girl (Shelley Jackson, 1995), escrita con este programa. Cómo una tecnología de escrita, el hipertexto debe ser analizado a partir del punto de vista de sus características técnicas y de cómo ellas influencían la escritura en los entornos digitales de comunicación y las nuevas poéticas de estos contextos. En este estudio, verificamos el programa de ordenadora a través de sus características técnicas y materiales. En Patchwork Girl, examinamos características materiales y literárias relacionadas con las posibilidades ofrecidas por el software de creación. El estudio trata el concepto de poéticas digitales, meta-hipertexto y concluye que las características técnicas del software de creación en hipertexto son responsables directas por la calidad de la obra analizada.
Palabras clave: Poéticas digitales Hipertexto Storyspace
Mots clés:


LONGHI, R. Hipertexto e poéticas digitais: uma análise de patchwork girl e do storyspace. Em Questão, v. 11, n. 1, 2005.
LONGHI RL. Hipertexto e poéticas digitais: uma análise de patchwork girl e do storyspace. Em questão. 2005;11(1).
LONGHI, R. (2005). Hipertexto e poéticas digitais: uma análise de patchwork girl e do storyspace. Em questão; 11(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • BARBOSA, Pedro. A ciberliteratura. Criação literária e computador. Lisboa: Cosmos. 1996.  book 
  • BOLTER, Jay David., GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1999.  book 
  • BORGES, Jorge Luis. Ficciones. Barcelona: Emecé Ed., 1995.  book 
  • CAMPOS, Haroldo. Panorama em português. In: CAMPOS, Augusto., CAMPOS, Haroldo. Panorama do Finnegan´s Wake. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.  book.cap 
  • P.21-25. GENETTE, Gérard. Figuras. São Paulo: Perspectiva, 1972.  book 
  • GLAZIER, Loss Pequeño. Digital poetics: the making of e-poetries. Alabama: The University of Alabama Press, 2002.  book 
  • HAYLES, N. Katherine. Writing machines. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2002.  book 
  • HIGGINS, Dick. Horizons: The Poetics and Theory of the Intermedia. Carbondalle and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1984.  book 
  • JACKSON, Shelley. Patchwork Girl. Eastgate Systems, 1995. 1 CD ROM. JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, [1960?].  book 
  • JOYCE, Michael. Sustituyendo al autor: um libro em ruinas. In: NUNBERG, Geoffrey. El futuro del libro. Buenos Aires: Paidós, 1998.  book.cap 
  • JOYCE, Michael. Afternooon, a story. Eastgate Systems, 1992 (disquete). LANDOW, George. Hypertext 2.0. The convergence of contemporary critical theory and technology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.  book 
  • LONGHI, Raquel. Escritura em Hipertexto: uma abordagem do Storyspace. 2004. 122f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Programa de PósGraduação em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 15 out. 2004.  these 
  • MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1996.  book 
  • MACHADO, Arlindo. Estética e Metalinguagem (primeira parte). Suplemento Literário Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 3-5, abr. 1974a.  book 
  • MACHADO, Arlindo. (segunda parte). Suplemento Literário Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 4-5, abr. 1974b.  book 
  • MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2001.  book 
  • MOLES, Abraham. Art et ordinateur (nouvelle version revue et augmentée par Elisabeth Rohmer). Paris: Blussson, 1990.  book 
  • MURRAY, Janet. Hamlet on the holodeck. The future of narrative in cyberspace. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1997.  book 
  • PAZ, Octavio. Signos em rotação. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.  book 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2006-12-09: 8510
hasAuthorRaquel Longhi: (10658)
hasFileStorage_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_115#00002.pdf: (46993)
hasPageEnd135: 3396
hasPageStart121: 2161
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectHipertexto: 247916
hasSubjectPoética digital: 10657
hasSubjectPoéticas digitais: 266956
hasSubjectStoryspace: 266957
wasPublicationInDate2006-12-09: (266892)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceEm questão: 47
hasIssueOfISSUE:JNL:00002-2005-11-1: 8624
hasAbstractEste trabalho tem o objetivo de analisar a escrita em hipertexto através de um programa de computador, o Storyspace, e da ficção em hipertexto Patchwork Girl (Shelley Jackson, 1995), criada com este software. Como tecnologia de escrita, o hipertexto deve ser estudado do ponto de vista de suas características técnicas e de como elas influenciam as escritas nos meios digitais e as novas poéticas desses meios. Neste trabalho, verificamos o software através de suas características técnicas e materiais. Em Patchwork Girl, verificamos características materiais e literárias relacionadas com as possibilidades oferecidas pelo software de criação. O estudo discorre sobre o conceito de poéticas digitais, meta-hipertexto e, finalmente, conclui que as características técnicas do programa de computador de criação em hipertexto são diretamente responsáveis pela qualidade da obra analisada.: 0
hasIDoai:seer.ufrgs.br:article/115
hasRegisterIdhttp://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/115: 0
hasRegisterIdhttps://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/115: 0
hasSource1807-8893
hasTitleHipertexto e poéticas digitais: uma análise de patchwork girl e do storyspace: 0
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/115
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/115/73
prefLabelOai:seer.ufrgs.br:article/115#00002: 0
Classe: Article