Uma relação dialógica entre conceitos nas ciências cognitivas e na Ciência da Informação | Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 4, n. 2, 2009 | 2009 - Brapci
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 4, n. 2, 2009

Uma relação dialógica entre conceitos nas ciências cognitivas e na Ciência da Informação

Resumo: Ressalta a força da abordagem cognitiva sobre as estruturas do conhecimento e as suas interações na Ciência da informação, quando é percebida a importância da cognição humana para a otimização dos sistemas informacionais e dos processamentos de informação. Discute questões relacionadas a Ciência da Informação, alicerçadas na literatura, em relação aos conceitos de conhecimento e informação estabelecidos pelas abordagens cognitivas da primeira e da segunda cibernética, explicando as razões que subsidiam a definição desses conceitos, por que eles são apresentados dessa forma, no que diz respeito à forma como o indivíduo encontra subsídios para a resolução de problemas de necessidades de informação. Conclui que além das emoções, outros fatores se relacionam ao processo do conhecer, e que as abordagens cognitivas colaboram para que os autores da Ciência da Informação atribuam ao conhecimento e a informação, conceitos que considerem as relações entre sujeito, objeto e meio, possibilitando maior profundidade às pesquisas de necessidades informacionais. link para o texto completo: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3581/2746
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


PINHEIRO, E. G.; SILVA, A. K. A. Uma relação dialógica entre conceitos nas ciências cognitivas e na ciência da informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 4, n. 2, 2009.
PINHEIRO EGP; SILVA AKAS. Uma relação dialógica entre conceitos nas ciências cognitivas e na ciência da informação. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia. 2009;4(2).
PINHEIRO, E. G., & SILVA, A. K. A. (2009). Uma relação dialógica entre conceitos nas ciências cognitivas e na ciência da informação. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia; 4(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasSectionOfArtigo: 3
hasAuthorEdna Gomes Pinheiro: (15028)
hasAuthorAlzira Karla Araújo da Silva: (14766)
wasPublicationInDate2011-07-27: (239259)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasIssueOfISSUE:JNL:00012-2009-4-2: 24418
isPartOfSourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia: 220
hasTitleUma relação dialógica entre conceitos nas ciências cognitivas e na Ciência da Informação: 0
hasAbstractRessalta a força da abordagem cognitiva sobre as estruturas do conhecimento e as suas interações na Ciência da informação, quando é percebida a importância da cognição humana para a otimização dos sistemas informacionais e dos processamentos de informação. Discute questões relacionadas a Ciência da Informação, alicerçadas na literatura, em relação aos conceitos de conhecimento e informação estabelecidos pelas abordagens cognitivas da primeira e da segunda cibernética, explicando as razões que subsidiam a definição desses conceitos, por que eles são apresentados dessa forma, no que diz respeito à forma como o indivíduo encontra subsídios para a resolução de problemas de necessidades de informação. Conclui que além das emoções, outros fatores se relacionam ao processo do conhecer, e que as abordagens cognitivas colaboram para que os autores da Ciência da Informação atribuam ao conhecimento e a informação, conceitos que considerem as relações entre sujeito, objeto e meio, possibilitando maior profundidade às pesquisas de necessidades informacionais. link para o texto completo: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3581/2746: 0
hasUrlhttps://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/10218
Classe: Article