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Category | Details |
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hasAuthor | Nathalia Mendes Gerotti Franco: (107107) |
hasAuthor | Leandro Innocentini Lopes de Faria: (10425) |
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hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Ciência humana: 4707 |
hasSubject | Ciência da informação: 237157 |
hasSubject | Ciência: 220018 |
hasSubject | Tecnologia e sociedade: 315285 |
hasSubject | Análise de rede: 7564 |
hasSubject | Colaboração científica: 261553 |
hasSubject | Coocorrência de palavra: 107104 |
hasSubject | Acoplamento: 267985 |
hasSubject | Análise de redes: 227546 |
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wasPublicationInDate | 2019-01-01: (267951) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | Copyright (c): (232755) |
hasLicense | CCBY4.0: (232756) |
isPartOfSource | Em questão: 47 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00002-2019-25-1: 107091 |
hasAbstract | Pesquisas sobre os impactos da colaboração em pesquisas científicas vêm crescendo nos últimos anos, principalmente com um olhar sobre as implicações políticas e a destinação de recursos financeiros. A colaboração científica pode contemplar diversos níveis de análise, dando ênfase nos aspectos internos – intrainstitucional, (intra)nacional – ou em situar o que está sendo analisado em um contexto externo – interinstitucional, internacional e outros. No entanto, a questão da colaboração intraorganizacional e identificação de possíveis colaborações têm pouca abordagem e estudos. Não há conhecimento de estudos que tratem simultaneamente desses dois temas visando à identificação de oportunidades de colaboração interna em uma instituição. Assim, este trabalho apresenta um panorama da colaboração científica entre os docentes de uma universidade federal do estado de São Paulo, e expõe um procedimento para identificar pesquisadores potenciais para futuras colaborações. A identificação dessas colaborações em potencial baseia-se no acoplamento de autores por temáticas através das palavras-chave lançadas pelos próprios docentes em seus Currículos Lattes. Foram identificados 635 docentes e 2.678 palavras. E, como resultado, é apresentada uma rede de afiliação por palavras-chave, onde é possível identificar os pesquisadores com alto potencial de colaboração, o que pode auxiliar os próprios docentes a identificarem seus possíveis parceiros, além de poder ser utilizada por órgãos institucionais estratégicos para fomentar a colaboração entre os professores internos à organização.: 0 |
hasID | oai:seer.ufrgs.br:article/79906 |
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hasRegisterId | 10.19132/1808-5245251.87-110: 0 |
hasSource | 1807-8893 |
hasTitle | Colaboração científica intraorganizacional: análise de redes por coocorrência de palavras-chave: 0 |
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prefLabel | Oai:seer.ufrgs.br:article/79906#00002: 0 |
hasDOI | 10.19132/1808-5245251.87-110 |