Resumo: RESUMO O artigo trata de deslocamentos da informação nos territórios do found footage (cinema de reapropriação de arquivo) e do YouTube, a partir do filme Sem título # 3: E para que poetas em tempo de pobreza? (2016). Na pesquisa explicativa, descritiva e exploratória que tem o estudo de caso como método, são abordadas as confluências e coinfluências entre mediação e enunciação no arquivístico século XXI. Aponta a hipótese de que o found footage pode ser um método de mediação da informação. Um procedimento operacional para se entender os fenômenos da imagem nos campos do audiovisual, das tecnologias da informação e comunicação, e das ciências da informaçãoPalavras-chave: Cinema Found Footage; Informação; Mediação; Reapropriação; YouTube.ABSTRACT The article deals with dislocations of information in the territories of Found Footage (cinema of archive reappropriation) and YouTube, based on the film Untitle # 3: And what are poets for in a time of poverty? (2016). In an explanatory, descriptive and exploratory research that uses the case study as a method, the confluences and co-influences between mediation and enunciation in archivistic 21 century are taken. We release a hypothesis that found footage can be a method for the mediation of information. An operational procedure to understand the phenomena of image in the fields of audiovisual media, information and communication technologies, and information science.Keyowrds: Found Footage Film; Information; Mediation; Reappropriation; YouTube.
Palavras-chave:
propriety | value |
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Descriptor | Entre a poesia e a ciência da informação: reapropriações do cinema found footage nos domínios digitais | Between poetry and information science: reappropriations of found footage cinema in digital domains ROSA, Carlos Adriano Jeronimo de; CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de Liinc em revista, , . (Organização do Conhecimento: Agenda Sociopolítica e Sel Conflito Histórico | Knowledge Organization: Social and Political Agenda and Their Historical Conflicts | Organización Del Conocimiento: Agenda Sociopolítica Y Sus Conflicto Histórico) (pt-BR) 3 |
Identificador | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4185 (pt-BR) 3 |
Identificador | DOI: 10.18617/liinc.v14i2.4185 (pt-BR) 3 |
Title | Entre a poesia e a ciência da informação: reapropriações do cinema found footage nos domínios digitais | Between poetry and information science: reappropriations of found footage cinema in digital domains (pt-BR) 3 |
Published | Liinc em revista, n. 2, v. 14, 2018. (pt-BR) 2 |
Author | ROSA, Carlos Adriano Jeronimo de (pt-BR) 1 |
Author | CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de (pt-BR) 1 |
Access Link | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4185/3968 (pt-BR) 3 |
Nome da Pulicação | Liinc em revista (pt-BR) 1 |
Sessão | Organização do Conhecimento: Agenda Sociopolítica e Sel Conflito Histórico | Knowledge Organization: Social and Political Agenda and Their Historical Conflicts | Organización Del Conocimiento: Agenda Sociopolítica Y Sus Conflicto Histórico (pt-BR) 1 |
Disponibilizado | 2018-12-17 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | RESUMO O artigo trata de deslocamentos da informação nos territórios do found footage (cinema de reapropriação de arquivo) e do YouTube, a partir do filme Sem título # 3: E para que poetas em tempo de pobreza? (2016). Na pesquisa explicativa, descritiva e exploratória que tem o estudo de caso como método, são abordadas as confluências e coinfluências entre mediação e enunciação no arquivístico século XXI. Aponta a hipótese de que o found footage pode ser um método de mediação da informação. Um procedimento operacional para se entender os fenômenos da imagem nos campos do audiovisual, das tecnologias da informação e comunicação, e das ciências da informaçãoPalavras-chave: Cinema Found Footage; Informação; Mediação; Reapropriação; YouTube.ABSTRACT The article deals with dislocations of information in the territories of Found Footage (cinema of archive reappropriation) and YouTube, based on the film Untitle # 3: And what are poets for in a time of poverty? (2016). In an explanatory, descriptive and exploratory research that uses the case study as a method, the confluences and co-influences between mediation and enunciation in archivistic 21 century are taken. We release a hypothesis that found footage can be a method for the mediation of information. An operational procedure to understand the phenomena of image in the fields of audiovisual media, information and communication technologies, and information science.Keyowrds: Found Footage Film; Information; Mediation; Reappropriation; YouTube. (pt-BR) 3 |
hasFileStorage | _repository/708/2019/01/oai_ojs_revista_ibict_br_article_4185#00051.pdf () 1 |
hasId | Entre a poesia e a ciência da informação: reapropriações do cinema found footage nos domínios digitais | Between poetry and information science: reappropriations of found footage cinema in digital domains ROSA, Carlos Adriano Jeronimo de; CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de Liinc em revista, , . (Organização do Conhecimento: Agenda Sociopolítica e Sel Conflito Histórico | Knowledge Organization: Social and Political Agenda and Their Historical Conflicts | Organización Del Conocimiento: Agenda Sociopolítica Y Sus Conflicto Histórico) () 3 |
Source | Liinc em Revista; v. 14, n. 2 (2018): Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos | Knowledge Organization: social and political agendas and their historical conflicts | Organización del Conocimiento: agendas sociopolíticas y sus conflictos históricos (pt-BR) 3 |
Source | 1808-3536 () 3 |