Perspectivas para profissionais da informação em incubadoras de empresas
[Revista ACB; v. 23, n. 3 (2018): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 418-429]
Artigo
Perspectivas para profissionais da informação em incubadoras de empresas

Resumo: Focados na co-criação de valor, os ecossistemas de inovação apresentam distintos agentes com o propósito em comum abrigarem e apoiarem as empresas. Como agentes primordiais, as incubadoras de empresas funcionam como mecanismos que oferecem programas de incubação com vistas a impulsionar o negócio. A fim de promover a qualificação desses mecanismos foi criado o modelo de gestão CERNE. Diante desse horizonte de foco na co-criação de valor, promoção de qualificação e desenvolvimento sistêmico, reflete-se: como os profissionais da informação podem contribuir na implementação do modelo CERNE nas incubadoras visando suas qualificações? Assim, objetivou-se indicar oportunidades de atuação para profissionais da informação em incubadoras que estão em processo de implantação ou de certificação no modelo CERNE. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com fontes que embasaram e permitiram a descrição das oportunidades identificadas. Verificou-se que o profissional da informação pode atuar em incubadoras com suas competências de pesquisa, organização, síntese e registro da informação, viabilizando a divulgação, acesso e uso. Ademais, pode auxiliar no desenvolvimento das empresas incubadas, na formação do empreendedor, na tomada de decisão e planejamento da incubadora, e ainda na certificação CERNE, por meio da sistematização e documentação de processos.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Ciência da Informação. Incubadora de Empresa. Modelo CERNE. Profissional da Informação. Competência do Profissional da Informação.



Como citar
BEDIN, J.; SENA, P. M. B.; CâNDIDO, A. C. Perspectivas para profissionais da informação em incubadoras de empresas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 23, n. 3, p. 418-429, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/109200>. Acesso em: 04 mar. 2021.

Compartilhe




Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorPerspectivas para profissionais da informação em incubadoras de empresas
BEDIN, Jéssica; SENA, Priscila Machado Borges; CâNDIDO, Ana Clara
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 3, v. 23, p. 418-429, 2018. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1480 (pt-BR) 3
TitlePerspectivas para profissionais da informação em incubadoras de empresas (pt-BR) 3
AuthorBEDIN, Jéssica (pt-BR) 1
AuthorSENA, Priscila Machado Borges (pt-BR) 1
AuthorCâNDIDO, Ana Clara (pt-BR) 1
Access Linkhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1480/pdf (pt-BR) 3
IssueRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 3, v. 23, 2018. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-12-28 (pt-BR) 1
hasAbstractFocados na co-criação de valor, os ecossistemas de inovação apresentam distintos agentes com o propósito em comum abrigarem e apoiarem as empresas. Como agentes primordiais, as incubadoras de empresas funcionam como mecanismos que oferecem programas de incubação com vistas a impulsionar o negócio. A fim de promover a qualificação desses mecanismos foi criado o modelo de gestão CERNE. Diante desse horizonte de foco na co-criação de valor, promoção de qualificação e desenvolvimento sistêmico, reflete-se: como os profissionais da informação podem contribuir na implementação do modelo CERNE nas incubadoras visando suas qualificações? Assim, objetivou-se indicar oportunidades de atuação para profissionais da informação em incubadoras que estão em processo de implantação ou de certificação no modelo CERNE. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com fontes que embasaram e permitiram a descrição das oportunidades identificadas. Verificou-se que o profissional da informação pode atuar em incubadoras com suas competências de pesquisa, organização, síntese e registro da informação, viabilizando a divulgação, acesso e uso. Ademais, pode auxiliar no desenvolvimento das empresas incubadas, na formação do empreendedor, na tomada de decisão e planejamento da incubadora, e ainda na certificação CERNE, por meio da sistematização e documentação de processos. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/680/2019/01/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1480#00046.pdf () 1
hasIdPerspectivas para profissionais da informação em incubadoras de empresas
BEDIN, Jéssica; SENA, Priscila Machado Borges; CâNDIDO, Ana Clara
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 3, v. 23, p. 418-429, 2018. (Artigo) () 3
hasPageEnd429 (pt-BR) 1
hasPageStart418 (pt-BR) 1
SourceRevista ACB; v. 23, n. 3 (2018): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 418-429 (pt-BR) 3
Source1414-0594 (pt-BR) 3
ThemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
ThemaCiência da Informação (pt-BR) 1
ThemaIncubadora de Empresa (pt-BR) 1
ThemaModelo CERNE (pt-BR) 1
ThemaProfissional da Informação (pt-BR) 1
ThemaCompetência do Profissional da Informação (pt-BR) 1

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'mbstring' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: