Repositórios virtuais da legislação brasileira: o caso da educação indígena | AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 6, n. 2, 2017 | 2017 - Brapci
AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 6, n. 2, 2017

Repositórios virtuais da legislação brasileira: o caso da educação indígena

Resumo: Introdução: O presente texto apresenta os principais repositórios de materiais digitais sobre a legislação brasileira. É restrita a busca e a apresentação para os repositórios institucionais que são mantidos pelo Estado brasileiro. Método: É realizada a apresentação da pesquisa realizada nestes repositórios virtuais visando recuperar os conteúdos de materiais que eram identificados como de difícil ou restrito acesso em momentos prévios à digitalização destes e sua disponibilização posterior em ambiente online. A pesquisa é direcionada, especificamente, sobre a legislação envolvendo a catequização e a educação indígena no Brasil. Resultados: Reflete sobre os impactos positivos posteriores à disponibilização gratuita e em ambiente online destes materiais e pela plena possibilidade de realização de pesquisa em uma instituição de investigação estrangeira (em Portugal) sem a necessidade imediata de deslocamento para visita ou consulta aos arquivos físicos. Conclusão: Por fim, em menor grau, inclui breves reflexões sobre a possibilidade de consulta aos conteúdos de materiais antigos e raros sem colocar em risco a preservação e a integridade destes materiais.
Palavras-chave: Ciência da informação Técnica de recuperação de informação Repositório virtual Repositório institucional Legislação brasileira Educação indígena
Mots clés:


VIRGILIO, J. Repositórios virtuais da legislação brasileira: o caso da educação indígena. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 6, n. 2, 2017.
VIRGILIO JV. Repositórios virtuais da legislação brasileira: o caso da educação indígena. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento. 2017;6(2).
VIRGILIO, J. (2017). Repositórios virtuais da legislação brasileira: o caso da educação indígena. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento; 6(2).
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hasAbstractIntrodução: O presente texto apresenta os principais repositórios de materiais digitais sobre a legislação brasileira. É restrita a busca e a apresentação para os repositórios institucionais que são mantidos pelo Estado brasileiro. Método: É realizada a apresentação da pesquisa realizada nestes repositórios virtuais visando recuperar os conteúdos de materiais que eram identificados como de difícil ou restrito acesso em momentos prévios à digitalização destes e sua disponibilização posterior em ambiente online. A pesquisa é direcionada, especificamente, sobre a legislação envolvendo a catequização e a educação indígena no Brasil. Resultados: Reflete sobre os impactos positivos posteriores à disponibilização gratuita e em ambiente online destes materiais e pela plena possibilidade de realização de pesquisa em uma instituição de investigação estrangeira (em Portugal) sem a necessidade imediata de deslocamento para visita ou consulta aos arquivos físicos. Conclusão: Por fim, em menor grau, inclui breves reflexões sobre a possibilidade de consulta aos conteúdos de materiais antigos e raros sem colocar em risco a preservação e a integridade destes materiais.: 0
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