Educação 3.0: a educação da 4ª revolução industrial | Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 14, n. 1, 2019 | 2019 - Brapci
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 14, n. 1, 2019

Educação 3.0: a educação da 4ª revolução industrial

Resumo: Uma das muitas questões pertinentes à educação contemporânea é a relação com as tecnologias digitais de informação. Embora haja distintas posições teóricas sobre o assunto, é inegável o papel das tecnologias na escola. Tecnologias sempre estiveram presentes na sala de aula. Mesmo instrumentos simples, como o quadro-negro, o giz, o livro didático e os mapas podem ser chamados de tecnologia. Souza (2007, p. 176) denominou de “fascínio da pedagogia dos sentidos” o uso de recursos tecnológicos disponíveis para a memorização de informações. Este ensaio pretende discutir a educação 3.0 para repensar a educação em seu sentido mais amplo. Deseja-se acreditar que a educação 3.0 quer uma escola mais plural, contextualizada, diversificada e que permita uma formação mais integral dos alunos.
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PORTO, R. M. A. B.; FREITAS JR, C. A. Educação 3.0: a educação da 4ª revolução industrial. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 14, n. 1, 2019.
PORTO RMABP; FREITAS JR CAF. Educação 3.0: a educação da 4ª revolução industrial. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia. 2019;14(1).
PORTO, R. M. A. B., & FREITAS JR, C. A. (2019). Educação 3.0: a educação da 4ª revolução industrial. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia; 14(1).
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CategoryDetails
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hasAuthorRenata Maria Abrantes Baracho Porto: (19300)
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hasAbstractUma das muitas questões pertinentes à educação contemporânea é a relação com as tecnologias digitais de informação. Embora haja distintas posições teóricas sobre o assunto, é inegável o papel das tecnologias na escola. Tecnologias sempre estiveram presentes na sala de aula. Mesmo instrumentos simples, como o quadro-negro, o giz, o livro didático e os mapas podem ser chamados de tecnologia. Souza (2007, p. 176) denominou de “fascínio da pedagogia dos sentidos” o uso de recursos tecnológicos disponíveis para a memorização de informações. Este ensaio pretende discutir a educação 3.0 para repensar a educação em seu sentido mais amplo. Deseja-se acreditar que a educação 3.0 quer uma escola mais plural, contextualizada, diversificada e que permita uma formação mais integral dos alunos.: 0
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