Produção científica em áreas multidisciplinares: educação a distância no Brasil | Em Questão, v. 19, n. 1, 2013 | 2013 - Brapci
Em Questão, v. 19, n. 1, 2013

Produção científica em áreas multidisciplinares: educação a distância no Brasil

Production in multidisciplinary area: distance education in Brasil

Resumo: Identifica a comunidade científica de bolsistas do cnpq responsável pela produção científica em educação a distância no brasil na plataforma lattes. a pesquisa desenvolvida é exploratória e descritiva, com abordagem documental e enfoque quanti-qualitativo que envolve o levantamento, a análise e classificação das informações, a tabulação e interpretação dos dados. a pesquisa foi desenvolvida com a compilação das informações disponibilizadas pelos pesquisadores no currículo inserido na plataforma lates do cnpq. para coleta de dados foi desenvolvido um banco de dados no formato access com campos para que fosse possível: a) construir o perfil acadêmico dos pesquisadores, b) analisar a construção da comunidade científica e c) identificar os principais canais de disseminação da produção científica. o corpus de pesquisa compreendeu os pesquisadores cadastrados na plataforma lattes do cnpq, doutores atuantes em universidades públicas e bolsistas de produtividade que possuíam produção científica relacionada com educação a distância entre 1998 e 2008. os principais veículos de disseminação das informações científicas da área são os anais de eventos (64%), seguida de publicações em periódicos (23%). conclui que a educação a distância é uma área multidisciplinar ainda não consolidada, com poucos canais próprios para divulgação das pesquisas.production in multidisciplinary area: distance education in brasilabstract: research that identified the scientific community responsible for the scientific production in distance education in brazil by cnpq lattes platform. the research undertaken is exploratory-descriptive study, document and quantitative and qualitative approach involving survey, analysis and content classification, tabulation and interpretation of data. the research development was through the compilation of information provided by researchers across the curriculum insert platform lates cnpq. for data collection we developed a database in access format that provided fields so they could build the profile of academic researchers, analyzing the construction of the scientific community and identify the main channels of dissemination of scientific production. the corpus consisted of researchers registered in cnpq´s lattes platform, doctors working in public universities and scholars in productivity that had scientific related to distance education between 1998 and 2008. the main vehicle for disseminating scientific information in the area are the conference proceedings (64%) and periodicals publications (23%). it concludes that distance education is a multidisciplinary area, not yet consolidated.
Palavras-chave: Ciência da informação Ensino a distância Produção científica Canal de disseminação Educação a distância Canais de disseminação
Abstract: Research that identified the scientific community responsible for the scientific production in Distance Education in Brazil by CNPq Lattes platform. The research undertaken is exploratory-descriptive study, document and quantitative and qualitative approach involving survey, analysis and content classification, tabulation and interpretation of data. The research development was through the compilation of information provided by researchers across the curriculum insert Platform Lates CNPq. For data collection we developed a database in Access format that provided fields so they could build the profile of academic researchers, analyzing the construction of the scientific community and identify the main channels of dissemination of scientific production. The corpus consisted of researchers registered in CNPq´s Lattes Platform, doctors working in public universities and scholars in productivity that had scientific related to distance education between 1998 and 2008. The main vehicle for disseminating scientific information in the area are the conference proceedings (64%) and periodicals publications (23%). It concludes that distance education is a multidisciplinary area, not yet consolidated.
Keywords: Distance education Scientific production Dissemination vehicle Information science
Mots clés:


SCHWEITZER, F.; RODRIGUES, R. S. Produção científica em áreas multidisciplinares: educação a distância no brasil. Em Questão, v. 19, n. 1, 2013.
SCHWEITZER FS; RODRIGUES RSR. Produção científica em áreas multidisciplinares: educação a distância no brasil. Em questão. 2013;19(1).
SCHWEITZER, F., & RODRIGUES, R. S. (2013). Produção científica em áreas multidisciplinares: educação a distância no brasil. Em questão; 19(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • BUFREM, Leilah Santiago et al. Produção científica em ciência da informação: análise temática em artigos de revistas brasileiras. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n.1, p. 38-49, 2007. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2009.  journal 
  • CAMPELO, Bernadete S.., CAMPOS, C. Fontes de informação especializada: características e utilização. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 1993.  book 
  • CATARINO, Maria Elisabete., BAPTISTA, Ana Alice. Folksonomia: um novo conceito para a organização dos recursos digitais na Web. Data Grama Zero, v. 8, n. 3, jun. 2007. Disponível em:  journal 
  • < http://www.dgz.org.br/jun07/F_I_art htm>. Acesso em: 5 maio 2010.  LINK 
  • FACHIN, Gleisy R. B.., RODRIGUES, Rosângela S. Portais de periódicos científicos: desafios. In.: CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO, 2. 2008 . Anais... Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2009.  events 
  • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.  book 
  • KOBASHI, Nair., SANTOS, Raimundo N. M. Institucionalização da pesquisa científica no Brasil:cartografia temática e de redes sociais por meio de técnicas bibliométricas. Transinformação, Campinas, v. 18, n. 1, 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2008.  journal 
  • LAKATOS, Eva Maria., MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.  book 
  • LE COADIC, Yves F. A Ciência da informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.  book 
  • LEITE, Fernando C. L.., COSTA, Sely M. de S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 92-107, jan./abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2008.  journal 
  • MUELLER, Suzana Pinheiro M. A Comunicação científica e o movimento de livre acesso ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 35, n. 2, 2006. Disponível em . Acesso em: 2 jan. 2009.  journal 
  • RODRIGUES, Rosângela Schwarz. Pesquisa e publicação em Educação a Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 14., 2008, Santos, SP. Mesa redonda. Santos, SP, 2008.  events 
  • RODRIGUES, Rosângela S.., MOTA, Mailce Borges. Comunicação Científica em EaD. In. Educação a Distância: práticas, reflexões e cenários plurais. Cuiabá, UFMT, 2009.  book 
  • SILVA, Edna L. da., MENEZES, Estera M. Metodologia de pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2001. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2009.  book 
  • TARGINO, M. G. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2009.  journal 
  • WITTER, Geraldina Porto. O Ambiente acadêmico como fonte de produção científica. Informação and Informação, Londrina, v. 1, n. 1, p. 22-26, 1996. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2009.  journal 
  • ZIMAN, John. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: USP, 1979.  book 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2013-07-25: 8579
hasAuthorFernanda Schweitzer: (4139)
hasAuthorRosângela Schwarz Rodrigues: (7024)
hasFileStorage_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_30924#00002.pdf: (47203)
hasPageEnd172: 2644
hasPageStart156: 1306
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectEnsino a distância: 284944
hasSubjectProdução científica: 261508
hasSubjectCanal de disseminação: 11227
hasSubjectEducação a distância: 201387
hasSubjectCanais de disseminação: 267474
wasPublicationInDate2013-07-25: (267429)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceEm questão: 47
hasIssueOfISSUE:JNL:00002-2013-19-1: 8571
hasAbstractIdentifica a comunidade científica de bolsistas do cnpq responsável pela produção científica em educação a distância no brasil na plataforma lattes. a pesquisa desenvolvida é exploratória e descritiva, com abordagem documental e enfoque quanti-qualitativo que envolve o levantamento, a análise e classificação das informações, a tabulação e interpretação dos dados. a pesquisa foi desenvolvida com a compilação das informações disponibilizadas pelos pesquisadores no currículo inserido na plataforma lates do cnpq. para coleta de dados foi desenvolvido um banco de dados no formato access com campos para que fosse possível: a) construir o perfil acadêmico dos pesquisadores, b) analisar a construção da comunidade científica e c) identificar os principais canais de disseminação da produção científica. o corpus de pesquisa compreendeu os pesquisadores cadastrados na plataforma lattes do cnpq, doutores atuantes em universidades públicas e bolsistas de produtividade que possuíam produção científica relacionada com educação a distância entre 1998 e 2008. os principais veículos de disseminação das informações científicas da área são os anais de eventos (64%), seguida de publicações em periódicos (23%). conclui que a educação a distância é uma área multidisciplinar ainda não consolidada, com poucos canais próprios para divulgação das pesquisas.production in multidisciplinary area: distance education in brasilabstract: research that identified the scientific community responsible for the scientific production in distance education in brazil by cnpq lattes platform. the research undertaken is exploratory-descriptive study, document and quantitative and qualitative approach involving survey, analysis and content classification, tabulation and interpretation of data. the research development was through the compilation of information provided by researchers across the curriculum insert platform lates cnpq. for data collection we developed a database in access format that provided fields so they could build the profile of academic researchers, analyzing the construction of the scientific community and identify the main channels of dissemination of scientific production. the corpus consisted of researchers registered in cnpq´s lattes platform, doctors working in public universities and scholars in productivity that had scientific related to distance education between 1998 and 2008. the main vehicle for disseminating scientific information in the area are the conference proceedings (64%) and periodicals publications (23%). it concludes that distance education is a multidisciplinary area, not yet consolidated.: 0
hasIDoai:seer.ufrgs.br:article/30924
hasRegisterIdhttp://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/30924: 0
hasRegisterIdhttps://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/30924: 0
hasSource1807-8893
hasTitleProdução científica em áreas multidisciplinares: educação a distância no Brasil: 0
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/30924
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/30924/31548
prefLabelOai:seer.ufrgs.br:article/30924#00002: 0
Classe: Article