Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de pernambuco | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 6, n. esp, 2019 | 2019 - Brapci
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 6, n. esp, 2019

Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de pernambuco

Resumo: Analisa a abrangência informacional dos indicadores do Programa Pacto pela Educação do Governo do Estado de Pernambuco e suas implicações sobre o processo educacional no âmbito do Ensino Médio. Pesquisa exploratória, descritiva e de natureza documental, o Manual do Pacto pela Educação e o Plano Estadual de Educação de Pernambuco se constituíram como as principais fontes de coleta de dados desde o início dos estudos em fevereiro de 2017 até sua conclusão em agosto de 2018. Embora a análise identificou a adoção de indicadores de pré-processo, processo, outputs e estrutura, os mesmos não cobrem todo o processo educacional no âmbito do Ensino Médio e, portanto, não desempenham um papel importante na comunicação de informações às partes interessadas. Não foram identificados indicadores de impacto. A pesquisa contribui para a área educacional ao investigar a utilização de indicadores educacionais para fins gerenciais em uma área na qual a ênfase recai nos estudos de práticas pedagógicas. Para a Ciência da Informação, constata a importância das informações representadas pelos indicadores, tanto para o processo educacional de Pernambuco, quanto para embasar toda a gestão do Estado. Apesar de não haver uma política de informação explícita, a informação é um recurso de gestão básico no modelo de gestão governamental, pois é a partir dela que o governo planeja e monitora as ações consideradas estratégias para o desenvolvimento do Estado.
Palavras-chave: Indicador Pacto pela educação Gestão educacional
Mots clés:


ANDRADE, I. W.; PRESSER, N. H.; TRZESNIAK, P. Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de pernambuco. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 6, n. esp, 2019.
ANDRADE IWA; PRESSER NHP; TRZESNIAK PT. Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de pernambuco. Revista brasileira de educação em ciência da informação. 2019;6(esp).
ANDRADE, I. W., PRESSER, N. H., & TRZESNIAK, P. (2019). Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de pernambuco. Revista brasileira de educação em ciência da informação; 6(esp).
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hasAbstractAnalisa a abrangência informacional dos indicadores do Programa Pacto pela Educação do Governo do Estado de Pernambuco e suas implicações sobre o processo educacional no âmbito do Ensino Médio. Pesquisa exploratória, descritiva e de natureza documental, o Manual do Pacto pela Educação e o Plano Estadual de Educação de Pernambuco se constituíram como as principais fontes de coleta de dados desde o início dos estudos em fevereiro de 2017 até sua conclusão em agosto de 2018. Embora a análise identificou a adoção de indicadores de pré-processo, processo, outputs e estrutura, os mesmos não cobrem todo o processo educacional no âmbito do Ensino Médio e, portanto, não desempenham um papel importante na comunicação de informações às partes interessadas. Não foram identificados indicadores de impacto. A pesquisa contribui para a área educacional ao investigar a utilização de indicadores educacionais para fins gerenciais em uma área na qual a ênfase recai nos estudos de práticas pedagógicas. Para a Ciência da Informação, constata a importância das informações representadas pelos indicadores, tanto para o processo educacional de Pernambuco, quanto para embasar toda a gestão do Estado. Apesar de não haver uma política de informação explícita, a informação é um recurso de gestão básico no modelo de gestão governamental, pois é a partir dela que o governo planeja e monitora as ações consideradas estratégias para o desenvolvimento do Estado.: 0
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