Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2019-04-28: 114049 |
hasAuthor | Ítalo welke andrade: (27284) |
hasAuthor | Nadi Helena Presser: (7586) |
hasAuthor | Piotr Trzesniak: (20213) |
hasFileStorage | _repository/778/2019/05/oai_ojs_abecin_org_br_article_136#00061.pdf: (114109) |
hasPageEnd | 30: 3303 |
hasPageStart | 17: 2001 |
hasSectionOf | Artigo de pesquisa: 288 |
hasSubject | Indicador: 976 |
hasSubject | Pacto pela educação: 103888 |
hasSubject | Gestão educacional: 286716 |
isPartOfSource | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação: 778 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00061-2019-6-ESPECIAL: 114046 |
hasAbstract | Analisa a abrangência informacional dos indicadores do Programa Pacto pela Educação do Governo do Estado de Pernambuco e suas implicações sobre o processo educacional no âmbito do Ensino Médio. Pesquisa exploratória, descritiva e de natureza documental, o Manual do Pacto pela Educação e o Plano Estadual de Educação de Pernambuco se constituíram como as principais fontes de coleta de dados desde o início dos estudos em fevereiro de 2017 até sua conclusão em agosto de 2018. Embora a análise identificou a adoção de indicadores de pré-processo, processo, outputs e estrutura, os mesmos não cobrem todo o processo educacional no âmbito do Ensino Médio e, portanto, não desempenham um papel importante na comunicação de informações às partes interessadas. Não foram identificados indicadores de impacto. A pesquisa contribui para a área educacional ao investigar a utilização de indicadores educacionais para fins gerenciais em uma área na qual a ênfase recai nos estudos de práticas pedagógicas. Para a Ciência da Informação, constata a importância das informações representadas pelos indicadores, tanto para o processo educacional de Pernambuco, quanto para embasar toda a gestão do Estado. Apesar de não haver uma política de informação explícita, a informação é um recurso de gestão básico no modelo de gestão governamental, pois é a partir dela que o governo planeja e monitora as ações consideradas estratégias para o desenvolvimento do Estado.: 0 |
hasID | oai:ojs.abecin.org.br:article/136 |
hasRegisterId | http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/136: 0 |
hasSource | 2358-3193 |
hasTitle | Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de pernambuco: 0 |
hasUrl | http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/136/pdf_1: 0 |
prefLabel | Oai:ojs.abecin.org.br:article/136#00061: 0 |