Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento | Em Questão, v. 20, n. 2, 2014 | 2014 - Brapci
Em Questão, v. 20, n. 2, 2014

Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento

Contribution of information literacy for the processes of information management and knowledge

Resumo: Analisa as relações, por meio de seus modelos, entre competência em informação (CEI), gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC). Para tanto, em um primeiro momento destaca alguns conceitos e definições relacionados aos referidos termos, em um segundo momento apresenta alguns modelos aplicados nesse contexto, com o intuito de conhecer as etapas/fases mais recorrentes dos referidos modelos. Por último, realiza um estudo comparativo entre as etapas/fases dos modelos de CEI, GI e GC, com o intuito de verificar se há relação entre as etapas/fases da CEI com as etapas/fases da GI e da GC. Como resultado apresenta a relação entre elas, e afirma que a CEI pode atuar de forma integrada para propiciar maior efetividade aos processos informacionais da GI e da GC. A análise apresentada propicia a expansão das contribuições da CEI para além do âmbito das bibliotecas, contribuindo para o desenvolvimento desta temática no contexto da sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Ciência da informação Biblioteconomia Competência em informação Gestão da informação Gestão do conhecimento Modelo de competência em informação Modelo de gestão da informação Modelo de gestão do conhecimento Processo informacional Modelos de competência em informação Modelos de gestão da informação Modelos de gestão do conhecimento Processos informacionais Competencia en información Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Abstract: : This study analyzes the interrelations between the models of information literacy (IL), information management (IM) and knowledge management (KM). In order to do so, we, at first, highlight some concepts and definitions related to these terms, then we present some models applied to, so that we know the steps/stages of these recurring models. Finally, we present a comparative study between the stages/phases of models in IL, IM and KM, in order to check whether there are interrelations between the steps/phases of IL and the steps/stages of IM and KM. As a result we show the interrelations between the models, and assert that IL can act in an integrated manner to provide greater effectiveness to the informational processes of IM and KM. The analysis provides the expansion of IL contributions, reaching beyond the scope of libraries and contributing to the development of this theme in the context of the contemporary society.
Keywords: Information literacy Information competence Information management Knowledge management Information literacy models Information management models Knowledge management models Information science Society
Mots clés:


VALENTIM, M. L. P.; JORGE, C. F. B.; CERETTA-SORIA, M. G. Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento. Em Questão, v. 20, n. 2, 2014.
VALENTIM MLPV; JORGE CFBJ; CERETTA-SORIA MGC. Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento. Em questão. 2014;20(2).
VALENTIM, M. L. P., JORGE, C. F. B., & CERETTA-SORIA, M. G. (2014). Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento. Em questão; 20(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. Chicago: ALA, 1989. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2012.  book 
  • BAWDEN, D. Revisión de los conceptos de alfabetización informacional y alfabetización digital. Anales de Documentación, Múrcia, n.5, p.361-408, 2002.  journal 
  • BELLUZZO, R. C. B. Competências e novas condutas de gestão: diferenciais de bibliotecas e sistemas de informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 23-53  book.cap 
  • BRUCE, C. Seven faces of information literacy in higher education. Brisbane (Austrália): QUT, 1997. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2012.  book 
  • BRUCE, C.., EDWARDS, S.., LUPTON, M. Six frames for information literacy education: A conceptual framework for interpreting the relationships between theory and practice. Italics, Newtownabbey, v.5, n.1, p.1-18, jan. 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2012.  journal 
  • BUKOWITZ, W. R.., WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.  book 
  • CALDERÓN REHECHO, A. Informe APEI sobre alfabetización informacional. 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2011.  LINK 
  • CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2003.  book 
  • CERETTA SORIA, M. G. La promoción de la lectura y la alfabetización en información: pautas generales para la construcción de un modelo de formación de usuarios de la información en el marco del plan nacional de lectura de Uruguay. 2010. 253f. Tese (Doutorado em Ciências de la Información) – Universidad Carlos  these 
  • III de Madrid, Madrid, 2010.  book 
  • CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003.  book 
  • COUTINHO, C.., LISBÔA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Lisboa, v.23, n.1, p.5-22, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2013.  journal 
  • DAVENPORT, T. H.., PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.  book 
  • DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n.1, p.23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2012.  journal 
  • EDUTEKA. Modelo Gavilán 2.0: una propuesta para el desarrollo de la competencia para manejar información (CMI). 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2012.  LINK 
  • EISENBERG, M. What is the Big6? 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2012.  LINK 
  • IRVING, A. Study and information skills across the curriculum. London: Heinemann Educational, 1985.  book 
  • KUHLTHAU, C.C. Developing a model of the library search process: Investigation of cognitive and affective aspects. Reference Quarterly, Chicago, v. 28, n. 2, p. 232- 242, 1988.  journal 
  • LEHANEY, B. et al. Beyond knowledge management. Hershey (PA): Idea Group, 2004.  book 
  • LENOX, M. F.., WALKER, M. L. Information literacy in the educational process. The Educational Forum, Indianapolis, v.57, n.2, p.312-324, 1993.  journal 
  • LOJKINE, J. A revolução informacional. São Paulo: Cortez, 2002.  book 
  • LOERTSCHER, D. V.., WOOLLS, B. The information literacy movement of the school library media field: A preliminary summary of the research. CSU, 1997. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2012.  LINK 
  • MARTTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, NONAKA, I.., TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2008. 376p.  book 
  • OLIVEIRA, L. R. M. Alfabetização informacional na sociedade da informação. Braga, UMINHO, 1997. Disponível em:  book 
  • >. Acesso em: 28 out. 2011.  LINK 
  • OSLA. Information studies kindergarten to grade 12. Ontario: Ontario School Library Association, 1999.  book 
  • PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información: dimensiones e implementación para el éxito organizacional. Rosario: Nuevo Paradigma, 2004.  book 
  • PONJUÁN DANTE, G. La gestión de información y sus modelos representativos: valoraciones. Ciencias de la Información, Habana, v. 42, n. 2, p.11-17, mayo/ago., 2011.  journal 
  • TARAPANOFF, K.., SUAIDEN, E. J.., OLIVEIRA, C. L. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.3, n.5, out. 2002. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2011.  journal 
  • URIBE TIRADO, A. Interrelaciones entre veinte definiciones-descripciones del concepto de alfabetización en información: propuesta de macro-definición. ACIMED, v. 20, n. 4, p. 1-22, 2009. Disponível em . Acesso em: 29 out.  journal 
  • VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12  journal 
  • VALENTIM, M. L. P. Processo de inteligência competitiva organizacional. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2.ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2006. p. 9-24  book.cap 
  • VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro , v. 3, n. 4, 2002. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2009.  journal 
  • WEBBER, S.., JOHNSTON, B. Information literacy: definitions and models. 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 jan.  LINK 
  • WILSON, T. Information management: a new focus for integration? IFLA Journal, Países Bajos, v. 14, n. 3, 1988.  journal 
  • ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001. 200p.  book 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2014-12-05: 8734
hasAuthorMarta Lígia Pomim Valentim: (3842)
hasAuthorCarlos Francisco Bitencourt Jorge: (11442)
hasAuthorMaría Gladys Ceretta-Soria: (11443)
hasFileStorage_repository/00/01/14/34/work_00011434#00000.pdf: (47287)
hasFileStorage_repository/00/15/02/32/work_00150232#00000.pdf: (150232)
hasPageEnd231: 9319
hasPageStart207: 2552
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectGestão da informação: 233806
hasSubjectGestão do conhecimento: 233908
hasSubjectModelo de competência em informação: 11435
hasSubjectModelo de gestão da informação: 11436
hasSubjectModelo de gestão do conhecimento: 190437
hasSubjectProcesso informacional: 247657
hasSubjectModelos de competência em informação: 262940
hasSubjectModelos de gestão da informação: 237207
hasSubjectModelos de gestão do conhecimento: 265575
hasSubjectProcessos informacionais: 267635
hasSubjectCompetencia en información: 1342
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2014-12-05: (233560)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceEm questão: 47
hasIssueOfISSUE:JNL:00002-2014-20-2: 8726
hasAbstractAnalisa as relações, por meio de seus modelos, entre competência em informação (CEI), gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC). Para tanto, em um primeiro momento destaca alguns conceitos e definições relacionados aos referidos termos, em um segundo momento apresenta alguns modelos aplicados nesse contexto, com o intuito de conhecer as etapas/fases mais recorrentes dos referidos modelos. Por último, realiza um estudo comparativo entre as etapas/fases dos modelos de CEI, GI e GC, com o intuito de verificar se há relação entre as etapas/fases da CEI com as etapas/fases da GI e da GC. Como resultado apresenta a relação entre elas, e afirma que a CEI pode atuar de forma integrada para propiciar maior efetividade aos processos informacionais da GI e da GC. A análise apresentada propicia a expansão das contribuições da CEI para além do âmbito das bibliotecas, contribuindo para o desenvolvimento desta temática no contexto da sociedade contemporânea.: 0
hasIDoai:seer.ufrgs.br:article/48642
hasRegisterIdhttp://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/48642: 0
hasRegisterIdhttps://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/48642: 0
hasSource1807-8893
hasTitleContribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento: 0
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642/32122
prefLabelOai:seer.ufrgs.br:article/48642#00002: 0
Classe: Article