A participação da unbtv na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância | Inclusão Social, v. 12, n. 2, 2019 | 2019 - Brapci
Inclusão Social, v. 12, n. 2, 2019

A participação da unbtv na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância

Resumo: O artigo descreve a participação da UnBTV na produção de vídeos e de animações para a plataforma de cursos gratuitos on-line desenvolvida pelo então Ministério do Trabalho e Emprego e pela Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (Ibict). O texto expõe as motivações, os conceitos e linguagens empregados na formulação de instrumentos audiovisuais capazes de contribuir diretamente para o modelo de educação a distância do projeto, cujo objetivo é superar um dos principais problemas sociais e estruturais do Brasil, o desemprego. O vídeo como recurso de ensino e aprendizagem tem sido percebido por organizações em geral da área, pois lida de maneira peculiar com a memória, os processos cognitivos e a produção de estímulos cerebrais. Cada vez mais empregado como oportunidade pedagógica, o vídeo é competente para explorar variados estímulos sensoriais, tendo o valor de captar a atenção dos alunos, inclusive por explorar aspectos lúdicos para melhor aproveitamento dos cursos. Para isso, um conjunto multidisciplinar de profissionais da UnBTV participar do projeto. A composição multifacetada da equipe contribuiu para pensar e realizar produções com conceitos, técnicas e estratégias afinadas com as propostas das lições elaboradas pelos professores.
Palavras-chave: Inclusão social Educação Escola do trabalhador Vídeo Audiovisual Unbtv
Keywords:
Palabras clave: Audiovisual
Mots clés:


MANSO, B. L. C.; et al.. A participação da unbtv na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância. Inclusão Social, v. 12, n. 2, 2019.
MANSO BLCM; et al.. A participação da unbtv na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância. Inclusão social. 2019;12(2).
MANSO, B. L. C., CARVALHO, I. U. F., BIAGE, J. P., SILVA, M. N. C., & CARMO, R. G. (2019). A participação da unbtv na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância. Inclusão social; 12(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-06-04: 114711
hasAuthorBruno Lara de Castro Manso: (114786)
hasAuthorIg Uractan Freitas Carvalho: (114787)
hasAuthorJoão Paulo Biage: (114788)
hasAuthorMaurício Neves Cordeiro da Silva: (114789)
hasAuthorRodrigo Gomes do Carmo: (281722)
hasFileStorage_repository/376/2019/06/oai_ojs_revista_ibict_br_article_4669#00023.pdf: (115156)
hasSectionOfMídia e Tecnologia Digital Personalizada: 112470
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectInclusão social: 262072
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectEscola do trabalhador: 114706
hasSubjectVídeo: 5127
hasSubjectAudiovisual: 234412
hasSubjectUnbtv: 114785
wasPublicationInDate2019-06-04: (281717)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceInclusão social: 376
hasIssueOfISSUE:JNL:00023-2019-12-2: 114704
hasAbstractO artigo descreve a participação da UnBTV na produção de vídeos e de animações para a plataforma de cursos gratuitos on-line desenvolvida pelo então Ministério do Trabalho e Emprego e pela Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (Ibict). O texto expõe as motivações, os conceitos e linguagens empregados na formulação de instrumentos audiovisuais capazes de contribuir diretamente para o modelo de educação a distância do projeto, cujo objetivo é superar um dos principais problemas sociais e estruturais do Brasil, o desemprego. O vídeo como recurso de ensino e aprendizagem tem sido percebido por organizações em geral da área, pois lida de maneira peculiar com a memória, os processos cognitivos e a produção de estímulos cerebrais. Cada vez mais empregado como oportunidade pedagógica, o vídeo é competente para explorar variados estímulos sensoriais, tendo o valor de captar a atenção dos alunos, inclusive por explorar aspectos lúdicos para melhor aproveitamento dos cursos. Para isso, um conjunto multidisciplinar de profissionais da UnBTV participar do projeto. A composição multifacetada da equipe contribuiu para pensar e realizar produções com conceitos, técnicas e estratégias afinadas com as propostas das lições elaboradas pelos professores.: 0
hasIDoai:ojs.revista.ibict.br:article/4669
hasRegisterIdhttp://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4669: 0
hasSource1808-8678
hasSource1808-8392
hasTitleA participação da unbtv na produção de vídeos como estratégia de potencialização da educação a distância: 0
hasUrlhttps://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4669
hasUrlhttps://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4669/4123
prefLabelOai:ojs.revista.ibict.br:article/4669#00023: 0
Classe: Article