Pesquisa docente no espaço constitutivo da formação dos profissionais da Ciência da Informação no Brasil | Transinformação, v. 15, n. 2, 2003 | 2003 - Brapci
Transinformação, v. 15, n. 2, 2003

Pesquisa docente no espaço constitutivo da formação dos profissionais da Ciência da Informação no Brasil

Teachers´ research and its effects in the education of information science professionals in Brazil

Resumo: Este trabalho analisa o tema da pesquisa docente, o modo como ele pode ser percebido em nosso ambiente educacional próximo constituído pelo campo mais amplo das Ciências da Informação realizada no Brasil. Considera as conseqüências dessa percepção e alerta para a necessidade de criar-se um quadro mais favorável à pesquisa; especialmente, à pesquisa voltada para a ação pedagógica, o que viria a fortalecer consideravelmente o ensino de graduação nos cursos da área existentes -e ofertados neste ano de 2002- em 40 Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Palavras-chave: Ensino de ciências da informação Pesquisa docente Pesquisa pedagógica
Abstract: This paper analyses the theme of teachers´ research and the ways it may be perceived in our own educational environment, constituted by the wide-ranging field of the Information Science carried on throughout Brazil. Considering the consequences of misperceptions, it alerts to the need for creating a more favorable environment towards teachers´ research; mainly, towards research intended for pedagogical action. Such research will strengthen considerably the undergraduate education imparted in IS courses, existing and being offered in 2002 at 40 Brazilian institutions of High-Education.
Keywords: Information science college program Teachers´ research Pedagogical research
Palabras clave:
Mots clés:


SOUZA, F. C. Pesquisa docente no espaço constitutivo da formação dos profissionais da ciência da informação no brasil. Transinformação, v. 15, n. 2, 2003.
SOUZA FCS. Pesquisa docente no espaço constitutivo da formação dos profissionais da ciência da informação no brasil. Transinformação. 2003;15(2).
SOUZA, F. C. (2003). Pesquisa docente no espaço constitutivo da formação dos profissionais da ciência da informação no brasil. Transinformação; 15(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2: 115192
hasAuthorFrancisco das Chagas de Souza: (9325)
hasFileStorage_repository/442/2019/06/oai_scielo_S0103-37862003000200006#00027.pdf: (118149)
hasPageEnd187: 3223
hasPageStart175: 1181
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectEnsino de ciências da informação: 115479
hasSubjectPesquisa docente: 115480
hasSubjectPesquisa pedagógica: 115481
hasIssueOfISSUE:JNL:00027-2003-15-2: 115452
isPartOfSourceTransinformação: 442
hasAbstractEste trabalho analisa o tema da pesquisa docente, o modo como ele pode ser percebido em nosso ambiente educacional próximo constituído pelo campo mais amplo das Ciências da Informação realizada no Brasil. Considera as conseqüências dessa percepção e alerta para a necessidade de criar-se um quadro mais favorável à pesquisa; especialmente, à pesquisa voltada para a ação pedagógica, o que viria a fortalecer consideravelmente o ensino de graduação nos cursos da área existentes -e ofertados neste ano de 2002- em 40 Instituições de Ensino Superior brasileiras.: 0
hasIDoai:scielo:S0103-37862003000200006
hasRegisterIdS0103-37862003000200006: 0
hasRegisterId10.1590/S0103-37862003000200006: 0
hasSourceTransinformação, v. 15, n. 2, 2003.: 0
hasTitlePesquisa docente no espaço constitutivo da formação dos profissionais da Ciência da Informação no Brasil: 0
hasUrlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862003000200006&lng=en&nrm=iso: 0
hasUrlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-37862003000200006&lng=en&nrm=iso: 0
hasUrlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-37862003000200006&lng=en&nrm=iso: 0
prefLabeloai:scielo:S0103-37862003000200006#00027: 0
Classe: Article