Personalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa | Transinformação, v. 19, n. 3, 2007 | 2007 - Brapci
Transinformação, v. 19, n. 3, 2007

Personalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa

Personalization: a mediating service in research environments

Resumo: A grande quantidade de informações no ambiente digital dificulta a sua organização e recuperação. Recursos de personalização podem direcionar e recomendar informações mais específicas para determinado tipo de usuário. Nesse contexto, é apresentado um conjunto de recursos de personalização que podem auxiliar o desenvolvedor/projetista de websites na escolha e na implantação de tais recursos, bem como auxiliar os usuários na busca e na aquisição de informação. Além disso, apresenta-se também como a personalização pode auxiliar no processo de comunicação e produção científica em ambiente digital, mostrando seu funcionamento, características e benefícios. Os recursos de personalização foram identificados por meio de análise em websites comerciais e acadêmicos. Na literatura científica, poucos trabalhos apresentam opções de recursos de personalização em base conceitual única.
Palavras-chave: Personalização Interação usuário-sistema Sistema de recomendação Ambientes de pesquisa Perfil de usuários Customization Perfil de usuário
Abstract: The large amount of information in digital environment makes it difficult to organize and retrieve such information. Customization resources can guide and recommend more specific information to specific kinds of users. In this context, a resource set that can help the websites developer/designer in the choice and implementation of these resources, as well as help the users in the search and acquisition of information is presented. Besides, it is presented how the customization can help in the communication process and scientific production in digital environment, showing its operation, features and benefits. The resources presented here were identified by means of an analysis in several types of websites. In the scientific literature few papers present options of customization techniques in unique conceptual base.
Keywords: User system interaction Recommendation system Research environment
Palabras clave:
Mots clés:


CAMARGO, L. S. A.; VIDOTTI, S. A. B. G. Personalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa. Transinformação, v. 19, n. 3, 2007.
CAMARGO LSAC; VIDOTTI SABGV. Personalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa. Transinformação. 2007;19(3).
CAMARGO, L. S. A., & VIDOTTI, S. A. B. G. (2007). Personalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa. Transinformação; 19(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • ALMEIDA JÚNIOR, O.F. Leitura, Mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, J.P. (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fund. Biblioteca Nacional, 2007. 168p., p.33-45.  book.cap 
  • ANSTOCK, K. Tailoring the user experience. 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2004.  LINK 
  • AQUINO, M.S. et al. Adaptação de conteúdos pelo perfil do usuário para personalização de ambientes virtuais com X3D. SBC – Biblioteca Digital, 2005. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2006.  LINK 
  • BAX, M.P. et al. Sistema automático de disseminação seletiva. In: IFLA M and M, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2004. Disponível em: . Acesso em: 1 jun. 2007.  events 
  • CARDOSO, J.C., OLIVEIRA, J.B. Uma proposta de interface para bibliotecas digitais configuráveis ao perfil do usuário. Porto Alegre, 2000. [Plano de Estudo e Pesquisa]. Faculdade de Informática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  book 
  • DUMONT, L.M. Leitura e cognição: possíveis entrelaçamentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2006, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2006. p.1-12.  events 
  • GIACOMO, M. et al. My library: a personalization service for digital library enviroments. 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2006.  LINK 
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 203p.  book 
  • LOBO NETTO, M. Sistemas multi-agentes inteligentes e personalização da informação. Engenharia de Sistemas Eletrônicos – Escola Politécnica da USP, 2003. Disponível em: < w w w. l s i . u s p . b r / ~ l o b o n e t t / p u b l i c a t i o n s / 2003.11_FKA_AgentesInteligentes-personalizacaoInformacaoPFV.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2006.  journal 
  • MOLINA, L.G.., VALENTIM, M.L.P. Gestão do conhecimento em ambiente web. In: ENCUENTRO ASOCIACIÓN DE EDUCADORES E INVESTIGADORES DE BIBLIOTECOLOGÍA, ARCHIVOLOGÍA, CIÊNCIAS DE LA INFORMACIÓN Y DOCUMENTACIÓN DE IBEROAMÉRICA Y EL CARIBE. 7., 2006, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2006.  events 
  • MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999. 288p.  book 
  • NAVES, S.F.., ALMEIDA JUNIOR, O.F. A mediação da informação: seus enfoques no desenvolvimento de coleções. In: JORNADA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004, Cuiabá. Anais..., Cuiabá: UFMT, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2007.  events 
  • NEVES, D.A. Ciência da informação e cognição humana: uma abordagem do processamento da informação. Ciência da Informação, v.35, n.1, p.39-44, 2006.  journal 
  • RAMSDEN, A. Personalising library services at the open university. 2003. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2004.  LINK 
  • RENDA, M.E.., STRACCIA, U. A personalized collaborative digital library environment: a model and a application. Information Processing and Management, 41, p.5-21, 2005.  book 
  • RUAS, F.., MEIRA JUNIOR, W. E-personal: uma ferramenta para personalização de websites. 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2005.  LINK 
  • SOUTO, L.F. Disseminação seletiva de informações: discussão de modelos eletrônicos. Encontros Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., n. esp., 1º sem. 2006.  journal 
  • TORRES JÚNIOR, R.D. Combining collaborative and contentbased filtering to recommend research papers. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática, Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2007.  dissertation 
  • TORRES, R. Personalização na Internet: como descobrir os hábitos de consumo de seus clientes, fidelizá-los e aumentar o lucro de seu negócio. São Paulo: Novatec, 2004.  book 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2: 115192
hasAuthorLiriane Soares de Araújo de Camargo: (25845)
hasAuthorSilvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti: (3732)
hasFileStorage_repository/442/2019/06/oai_scielo_S0103-37862007000300005#00027.pdf: (118054)
hasPageEnd264: 11805
hasPageStart251: 9353
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectPersonalização: 173449
hasSubjectInteração usuário-sistema: 25843
hasSubjectSistema de recomendação: 22393
hasSubjectAmbientes de pesquisa: 115943
hasSubjectPerfil de usuários: 115944
hasSubjectCustomization: 173447
hasSubjectPerfil de usuário: 261230
hasIssueOfISSUE:JNL:00027-2007-19-3: 115929
isPartOfSourceTransinformação: 442
hasAbstractA grande quantidade de informações no ambiente digital dificulta a sua organização e recuperação. Recursos de personalização podem direcionar e recomendar informações mais específicas para determinado tipo de usuário. Nesse contexto, é apresentado um conjunto de recursos de personalização que podem auxiliar o desenvolvedor/projetista de websites na escolha e na implantação de tais recursos, bem como auxiliar os usuários na busca e na aquisição de informação. Além disso, apresenta-se também como a personalização pode auxiliar no processo de comunicação e produção científica em ambiente digital, mostrando seu funcionamento, características e benefícios. Os recursos de personalização foram identificados por meio de análise em websites comerciais e acadêmicos. Na literatura científica, poucos trabalhos apresentam opções de recursos de personalização em base conceitual única.: 0
hasIDoai:scielo:S0103-37862007000300005
hasRegisterIdS0103-37862007000300005: 0
hasRegisterId10.1590/S0103-37862007000300005: 0
hasSourceTransinformação, v. 19, n. 3, 2007.: 0
hasTitlePersonalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa: 0
hasUrlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862007000300005&lng=en&nrm=iso: 0
hasUrlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-37862007000300005&lng=en&nrm=iso: 0
hasUrlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-37862007000300005&lng=en&nrm=iso: 0
prefLabelOai:scielo:s0103-37862007000300005#00027: 0
Classe: Article