Percepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira | Transinformação, v. 29, n. 2, 2017 | 2017 - Brapci
Transinformação, v. 29, n. 2, 2017

Percepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira

Perceptions on cultural mediation in libraries concerning/related to national and international literature

Resumo: Resumo Nas últimas décadas, o termo mediação ganhou cada vez mais projeção em estudos e pesquisas na Ciência da Informação. Contudo, apesar de trabalhada nesta área do conhecimento, a mediação, em um contexto cultural, ainda é um conceito embrionário e premente de uma construção de sentidos mais sólida. Desse modo, o estudo tem como objetivo empreender um levantamento bibliográfico de textos produzidos tanto no Brasil quanto em outros países, com ênfase, porém, na França, local com proeminente produção sobre o tema, a fim de explicitar o conceito de mediação. Dessa maneira, tenta-se promover conexões que avancem na compreensão e definição da mediação cultural no contexto da biblioteca, tão plural e complexo, avançando na compreensão e definição da mediação cultural no contexto da biblioteca. Utilizou-se, como procedimento metodológico, pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, cujo método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o conceito de mediação ganha destaque por sua centralidade nas interações sociais e mediações simbólicas, passando a ser compreendido como uma ação inerente a todo fazer do profissional da informação, dando maior relevo à responsabilidade social desse agente mediador e também da biblioteca enquanto espaço de construção de sentidos.
Palavras-chave: Apropriacao cultural Biblioteca Bibliotecario Cultura e informação Mediação cultural
Abstract: Abstract In recent decades the term mediation has been gaining increasing attention in studies and research in Information Science. However, although mediation is a concept studied in Information Science, it is still incipient in a cultural context requiring the development of further reliable/consistent meanings. Thus, the aim of the study was to conduct a survey in Brazilian and foreign literature (with emphasis on the French literature, as there is a prominent production on the subject in French) in order to clarify the concepts. Reflecting on these concepts, we endeavor to make connections that favor a broader understanding of the area, which is plural and complex, advancing the understanding and definition of cultural mediation in the context of libraries. The methodological procedures used were the qualitative, exploratory research and a bibliographical research method. The results show that the concept of mediation is highlighted by its centrality in social interactions and symbolic mediations, now understood as an action inherent to every information professional, with greater social responsibility weight on the professional and the library environment as it is a place for the development of meanings.
Keywords: Cultural appropriation Library Librarian Culture and information Cultural mediation
Mots clés:


RASTELI, A.; CALDAS, R. F. Percepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira. Transinformação, v. 29, n. 2, 2017.
RASTELI AR; CALDAS RFC. Percepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira. Transinformação. 2017;29(2).
RASTELI, A., & CALDAS, R. F. (2017). Percepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira. Transinformação; 29(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2: 115192
hasAuthorAlessandro Rasteli: (25100)
hasAuthorRosângela Formentini Caldas: (14612)
hasFileStorage_repository/442/2019/06/oai_scielo_S0103-37862017000200151#00027.pdf: (117839)
hasPageEnd161: 2187
hasPageStart151: 4977
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectApropriacao cultural: 319918
hasSubjectBiblioteca: 237708
hasSubjectBibliotecario: 235088
hasSubjectCultura e informação: 116988
hasSubjectMediação cultural: 200518
hasIssueOfISSUE:JNL:00027-2017-29-2: 116974
isPartOfSourceTransinformação: 442
hasAbstractResumo Nas últimas décadas, o termo mediação ganhou cada vez mais projeção em estudos e pesquisas na Ciência da Informação. Contudo, apesar de trabalhada nesta área do conhecimento, a mediação, em um contexto cultural, ainda é um conceito embrionário e premente de uma construção de sentidos mais sólida. Desse modo, o estudo tem como objetivo empreender um levantamento bibliográfico de textos produzidos tanto no Brasil quanto em outros países, com ênfase, porém, na França, local com proeminente produção sobre o tema, a fim de explicitar o conceito de mediação. Dessa maneira, tenta-se promover conexões que avancem na compreensão e definição da mediação cultural no contexto da biblioteca, tão plural e complexo, avançando na compreensão e definição da mediação cultural no contexto da biblioteca. Utilizou-se, como procedimento metodológico, pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, cujo método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o conceito de mediação ganha destaque por sua centralidade nas interações sociais e mediações simbólicas, passando a ser compreendido como uma ação inerente a todo fazer do profissional da informação, dando maior relevo à responsabilidade social desse agente mediador e também da biblioteca enquanto espaço de construção de sentidos.: 0
hasIDoai:scielo:S0103-37862017000200151
hasRegisterIdS0103-37862017000200151: 0
hasRegisterId10.1590/2318-08892017000200003: 0
hasSourceTransinformação, v. 29, n. 2, 2017.: 0
hasTitlePercepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira: 0
hasUrlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000200151&lng=en&nrm=iso: 0
hasUrlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-37862017000200151&lng=en&nrm=iso: 0
hasUrlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-37862017000200151&lng=en&nrm=iso: 0
prefLabelOai:scielo:s0103-37862017000200151#00027: 0
Classe: Article