A gestão do conhecimento no contexto do franchising: estudo de caso em uma franqueada | Ciência da Informação, v. 48, n. 2, 2019 | 2019 - Brapci
Ciência da Informação, v. 48, n. 2, 2019

A gestão do conhecimento no contexto do franchising: estudo de caso em uma franqueada

Resumo: Empreender em uma franquia requer constante inovação do franqueador nos processos empresariais para que o negócio se torne sustentável, e nesse sentido a gestão do conhecimento fornece um conjunto de elementos estratégicos para o melhor aproveitamento do conhecimento organizacional. Este trabalho tem o objetivo de propor ações de gestão do conhecimento como estratégia de gestão no contexto das franquias. A pesquisa, realizada em uma franqueada, é de natureza aplicada com objetivo exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e observação direta. Como resultados, identificaram-se pontos de melhoria na franqueada e foram sugeridas práticas de gestão do conhecimento para aprimorá-los e potencializar os pontos fortes. Ademais, identifica-se a possibilidade de a fraqueada construir conhecimentos de maneira colaborativa com a utilização de práticas de gestão do conhecimento, propiciando que o conhecimento se torne disponível e acessível, compondo, assim, uma verdadeira rede de conhecimento no contexto do franchising.
Palavras-chave: Ciência da informação Gestão do conhecimento Empreendedorismo Franquia Processo Franquias Processos
Mots clés:


MENEGASSI, C. H. M.; et al.. A gestão do conhecimento no contexto do franchising: estudo de caso em uma franqueada. Ciência da Informação, v. 48, n. 2, 2019.
MENEGASSI CHMM; et al.. A gestão do conhecimento no contexto do franchising: estudo de caso em uma franqueada. Ciência da informação. 2019;48(2).
MENEGASSI, C. H. M., TENORIO JUNIOR, N. N., SARTORI, R., & JORGE, C. F. B. (2019). A gestão do conhecimento no contexto do franchising: estudo de caso em uma franqueada. Ciência da informação; 48(2).
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CategoryDetails
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hasAuthorCláudia Herrero Martins Menegassi: (109305)
hasAuthorNelson Nunes Tenório Junior: (117312)
hasAuthorRejane Sartori: (112397)
hasAuthorCarlos Francisco Bitencourt Jorge: (11442)
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hasAbstractEmpreender em uma franquia requer constante inovação do franqueador nos processos empresariais para que o negócio se torne sustentável, e nesse sentido a gestão do conhecimento fornece um conjunto de elementos estratégicos para o melhor aproveitamento do conhecimento organizacional. Este trabalho tem o objetivo de propor ações de gestão do conhecimento como estratégia de gestão no contexto das franquias. A pesquisa, realizada em uma franqueada, é de natureza aplicada com objetivo exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e observação direta. Como resultados, identificaram-se pontos de melhoria na franqueada e foram sugeridas práticas de gestão do conhecimento para aprimorá-los e potencializar os pontos fortes. Ademais, identifica-se a possibilidade de a fraqueada construir conhecimentos de maneira colaborativa com a utilização de práticas de gestão do conhecimento, propiciando que o conhecimento se torne disponível e acessível, compondo, assim, uma verdadeira rede de conhecimento no contexto do franchising.: 0
hasDOI10.18225/ci.inf.v48i3.4515
hasDOI10.18225/ci.inf.v48i3.4515.g4301
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Classe: Article