Letramento informacional nos currículos de biblioteconomia no Brasil | Memória e Informação, v. 2 n. 2, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
Memória e Informação, v. 2 n. 2, n. 2, 2018

Letramento informacional nos currículos de biblioteconomia no Brasil

Resumo: O artigo examina a inserção do Letramento Informacional nos currículos de bacharelado de Biblioteconomia no Brasil. Analisa componentes curriculares e projetos pedagógicos de cursos de Biblioteconomia oferecidos em instituições federais do Brasil selecionados, coletados em seus websites institucionais, por meioda metodologia de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo justifica-se pelo debate da formação atual do bibliotecário e dos aspectos concernentes a seu papel na dimensão didático-pedagógica nas instituições onde se insere.Apresenta enfoque na mediação como atividade central pela qual se efetiva o Letramento Informacional. Reafirma os processos de administração e gestão bibliotecária como predeterminantes nas ações de Letramento Informacional. Verifica que o termo Letramento Informacional surge apenas uma vez nos currículos de formação do bibliotecário analisados. Paralela a isso está a pertinência da temática do desenvolvimento das competências informacionais tanto na formação dos egressos quanto em sua relação com os usuários de informação.
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ELIAS JUNIOR, A. C.; ARANTES, I. M. Letramento informacional nos currículos de biblioteconomia no brasil. Memória e Informação, v. 2 n. 2, n. 2, 2018.
ELIAS JUNIOR ACE; ARANTES IMA. Letramento informacional nos currículos de biblioteconomia no brasil. Memória e informação. 2018;2 n. 2(2).
ELIAS JUNIOR, A. C., & ARANTES, I. M. (2018). Letramento informacional nos currículos de biblioteconomia no brasil. Memória e informação; 2 n. 2(2).
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hasAbstractO artigo examina a inserção do Letramento Informacional nos currículos de bacharelado de Biblioteconomia no Brasil. Analisa componentes curriculares e projetos pedagógicos de cursos de Biblioteconomia oferecidos em instituições federais do Brasil selecionados, coletados em seus websites institucionais, por meioda metodologia de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo justifica-se pelo debate da formação atual do bibliotecário e dos aspectos concernentes a seu papel na dimensão didático-pedagógica nas instituições onde se insere.Apresenta enfoque na mediação como atividade central pela qual se efetiva o Letramento Informacional. Reafirma os processos de administração e gestão bibliotecária como predeterminantes nas ações de Letramento Informacional. Verifica que o termo Letramento Informacional surge apenas uma vez nos currículos de formação do bibliotecário analisados. Paralela a isso está a pertinência da temática do desenvolvimento das competências informacionais tanto na formação dos egressos quanto em sua relação com os usuários de informação.: 0
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