Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2019-09-06: 121183 |
hasAuthor | Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo: (121285) |
hasAuthor | Maria Leonor Borralho Gaspar Pinto: (121286) |
hasFileStorage | _repository/146/2019/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_4695#00010.pdf: (121429) |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Ciência da informação: 237157 |
hasSubject | Reconfiguração profissional: 121282 |
hasSubject | Profissional de informação documentação: 121283 |
hasSubject | Gestão de competência: 7197 |
hasSubject | Uniao europeia: 319946 |
hasSubject | Profissional de informação-documentação: 270929 |
hasSubject | Gestão de competências: 238475 |
wasPublicationInDate | 2019-09-06: (236275) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Ciência da informação: 146 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:10:2019-48-2: (341206) |
hasID | oai:ojs.revista.ibict.br:article/4695 |
hasRegisterId | http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4695: 0 |
hasSource | 1518-8353 |
hasTitle | Debater a visão europeia sobre competências de informação documentação: perspetivas, estratégias e posicionamentos: 0 |
hasUrl | https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4695 |
hasUrl | https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4695/4165 |
prefLabel | Oai:ojs.revista.ibict.br:article/4695#00010: 0 |
hasAbstract | O debate internacional em torno das novas competências de informação-documentação é uma necessidade da profissão com reflexos nas práticas profissionais, papéis e empregos, a par dos modelos de fomação no ensino superior. Assiste-se a uma fase intensa de reconfiguração da profissão, com vários intervenientes a participar. Nesse âmbito, a ação das políticas e estratégias europeias tem sido pouco relacionada com as propostas resultantes dos países, em parte devido à dispersão de modelos de ensino existente nas universidades europeias. Para compreender o seu papel neste debate, é necessário torná-lo evidente. Tendo como objetivo partilhar uma reflexão de carácter exploratório, foram identificadas e sistematizadas, através da revisão da literatura, as principais perspetivas, estratégias e posicionamentos europeus diante do tema. Destacam-se os posicionamentos das associações europeias, com especial destaque para o quadro de competências proposto pela Task Force on Librarians’ Competencies in Support of e-Research and Scholarly Communication. Conclui-se que o ritmo de reconfiguração profissional beneficia das atuais políticas púlicas europeias para a ciência aberta e para as competências digitais, ao criar novas oportunidades de perfis profissionais, ao aceler as necessidades do mercado de trabalho e ao criar a necessidade de consolidar uma visão para a ciência da informação no ensino superior.: 0 |
hasDOI | 10.18225/ci.inf.v48i2.4695 |
hasDOI | 10.18225/ci.inf.v48i2.4695.g4165 |