Debater a visão europeia sobre competências de informação documentação: perspetivas, estratégias e posicionamentos | Ciência da Informação, v. 48, n. 2, 2019 | 2019 - Brapci
Ciência da Informação, v. 48, n. 2, 2019

Debater a visão europeia sobre competências de informação documentação: perspetivas, estratégias e posicionamentos

Resumo: O debate internacional em torno das novas competências de informação-documentação é uma necessidade da profissão com reflexos nas práticas profissionais, papéis e empregos, a par dos modelos de fomação no ensino superior. Assiste-se a uma fase intensa de reconfiguração da profissão, com vários intervenientes a participar. Nesse âmbito, a ação das políticas e estratégias europeias tem sido pouco relacionada com as propostas resultantes dos países, em parte devido à dispersão de modelos de ensino existente nas universidades europeias. Para compreender o seu papel neste debate, é necessário torná-lo evidente. Tendo como objetivo partilhar uma reflexão de carácter exploratório, foram identificadas e sistematizadas, através da revisão da literatura, as principais perspetivas, estratégias e posicionamentos europeus diante do tema. Destacam-se os posicionamentos das associações europeias, com especial destaque para o quadro de competências proposto pela Task Force on Librarians’ Competencies in Support of e-Research and Scholarly Communication. Conclui-se que o ritmo de reconfiguração profissional beneficia das atuais políticas púlicas europeias para a ciência aberta e para as competências digitais, ao criar novas oportunidades de perfis profissionais, ao aceler as necessidades do mercado de trabalho e ao criar a necessidade de consolidar uma visão para a ciência da informação no ensino superior.
Palavras-chave: Ciência da informação Reconfiguração profissional Profissional de informação documentação Gestão de competência Uniao europeia Profissional de informação-documentação Gestão de competências
Mots clés:


TELO, P. A. O. C.; PINTO, M. L. B. G. Debater a visão europeia sobre competências de informação documentação: perspetivas, estratégias e posicionamentos. Ciência da Informação, v. 48, n. 2, 2019.
TELO PAOCT; PINTO MLBGP. Debater a visão europeia sobre competências de informação documentação: perspetivas, estratégias e posicionamentos. Ciência da informação. 2019;48(2).
TELO, P. A. O. C., & PINTO, M. L. B. G. (2019). Debater a visão europeia sobre competências de informação documentação: perspetivas, estratégias e posicionamentos. Ciência da informação; 48(2).
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CategoryDetails
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hasAuthorMaria Leonor Borralho Gaspar Pinto: (121286)
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hasAbstractO debate internacional em torno das novas competências de informação-documentação é uma necessidade da profissão com reflexos nas práticas profissionais, papéis e empregos, a par dos modelos de fomação no ensino superior. Assiste-se a uma fase intensa de reconfiguração da profissão, com vários intervenientes a participar. Nesse âmbito, a ação das políticas e estratégias europeias tem sido pouco relacionada com as propostas resultantes dos países, em parte devido à dispersão de modelos de ensino existente nas universidades europeias. Para compreender o seu papel neste debate, é necessário torná-lo evidente. Tendo como objetivo partilhar uma reflexão de carácter exploratório, foram identificadas e sistematizadas, através da revisão da literatura, as principais perspetivas, estratégias e posicionamentos europeus diante do tema. Destacam-se os posicionamentos das associações europeias, com especial destaque para o quadro de competências proposto pela Task Force on Librarians’ Competencies in Support of e-Research and Scholarly Communication. Conclui-se que o ritmo de reconfiguração profissional beneficia das atuais políticas púlicas europeias para a ciência aberta e para as competências digitais, ao criar novas oportunidades de perfis profissionais, ao aceler as necessidades do mercado de trabalho e ao criar a necessidade de consolidar uma visão para a ciência da informação no ensino superior.: 0
hasDOI10.18225/ci.inf.v48i2.4695
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Classe: Article