A competência em informação no contexto do trabalho: uma revisão sistemática da literatura voltada para industria 4.0 | Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 24, n. 56, 2019 | 2019 - Brapci
Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 24, n. 56, 2019

A competência em informação no contexto do trabalho: uma revisão sistemática da literatura voltada para industria 4.0

Information literacy at workplace: a systematic literature review focused on industry 4.0

Resumo: Objetivo: A Indústria 4.0 está transformando os meios de produção e modo de trabalho nas organizações. Nesse contexto, as máquinas e os sistemas estão conectados e transferem dados. Por isso, cada vez mais as organizações necessitam de pessoas competentes em informação, devido a produção massiva de dados e informações da Indústria 4.0. O objetivo é identificar como a literatura científica tem tratado a competência em informação no contexto da Indústria 4.0.Método: Utiliza a Revisão Sistemática da Literatura com abordagem qualitativa, a partir da busca em 10 bases de dados nacionais e internacionais: ProQuest Central, ProQuest LISA, EBSCO LISTA, BRAPCI, Anais do ENANCIB, SCOPUS, SciELO, Web of Science, Érudit e o Portal de Periódicos da CAPES.Resultado: Evidencia-se que, ainda, há uma lacuna de conhecimento no que se refere a competência em informação no contexto da Indústria 4.0. Nessa perspectiva, destaca-se que é uma oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas neste campo do conhecimento. Além disso, os pesquisadores têm demonstrado algumas preocupações com as possíveis consequências geradas pela Indústria 4.0 como, por exemplo, a redução do número de empregos e o aumento da desigualdade social.Conclusões: A competência em informação é o primeiro passo para que a sociedade tenha condições para lidar com os problemas desencadeados pela Indústria 4.0. Assim, seu desenvolvimento, aplicação e consolidação é crucial para que as pessoas critiquem de maneira inteligente tais transformações. É preciso compreender os interesses dos desenvolvedores das tecnologias disruptivas, o papel do Governo e os interesses dos empresários. Essa compreensão ocorre por meio do acesso, apropriação, reflexão, crítica, uso e reuso da informação de maneira inteligente..
Palavras-chave: Ciëncia social aplicada Ciência da informação Administração Competência em informação Indústria 4.0 Revisao sistematica da literatura Informação para negócio Informação para negócios Competencia en información Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Abstract: Objective: Industry 4.0 is transforming the productions means and way of working in organizations. In this context, machines and systems are connected and transfer data. As a result, more and more organizations need of information literacy enabled people, due to the massive production of data and information in Industry 4.0. The objective is to identify how the scientific literature has dealt with information literacy in the context of Industry 4.0.Method: Used the Systematic Review of Literature with a qualitative approach, from the search of 10 national and international databases: ProQuest LISA, EBSCO LISTA, BRAPCI, ENANCIB Proceedings, SCOPUS, SciELO, Web of Science, Érudit and the Portal of Periodicals of CAPES.Result: It is evident that there is a knowledge gap regarding information literacy in the context of Industry 4.0. In this perspective, it is highlighted that it is an opportunity for the development of research in this field of knowledge. In addition, researchers have shown some concern about the potential consequences of Industry 4.0, such as reduced employment and rising social inequality.Conclusions: The Information literacy is the first step for society to be able to deal with the problems triggered by Industry 4.0. Thus, its development, application and consolidation are crucial for people to criticize these transformations intelligently. The society need to understand the interests of developers of disruptive technologies, the role of government and the interests of entrepreneurs. This understanding occurs through access, appropriation, reflection, criticism, use and reuse of information intelligently.
Keywords: Information literacy Industry 4.0 Systematic literature review Business information Information science Society
Mots clés:


OTTONICAR, S. L. C.; VALENTIM, M. L. P. A competência em informação no contexto do trabalho: uma revisão sistemática da literatura voltada para industria 4.0. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 24, n. 56, 2019.
OTTONICAR SLCO; VALENTIM MLPV. A competência em informação no contexto do trabalho: uma revisão sistemática da literatura voltada para industria 4.0. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. 2019;24(56).
OTTONICAR, S. L. C., & VALENTIM, M. L. P. (2019). A competência em informação no contexto do trabalho: uma revisão sistemática da literatura voltada para industria 4.0. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; 24(56).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • ALMADA-LOBO, F. The Industry 4.0 revolution and the future of Manufacturing Execution Systems (MES). Journal of Innovation Management, v.4, n.3, p.16-21, 2015. Disponível em: https://journals.fe.up.pt/index.php/IJMAI/article/view/2183-0606_003.004_0003/145. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • ANA, A.., MEIRAWAN, D.., DWIYANTI, V.., SARIPUDIN, S. Character of industrial 4.0 skilled workers. International Journal of Engineering and Technology, v.7, n.4, p.166Disponível 170, 2018. https://www.sciencepubco.com/index.php/ijet/article/view/23524. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • ANDERL, R.., FLEISCHER, J. Guideline Industrie 4.0: Guiding principles for the implementation of Industrie 4.0 in small and medium sized businesses. [S.l.p.]: VDMA Industries 4.0 Forum, 2015. https://industrie40.vdma.org/documents/4214230/0/Guideline%20Industrie%204.0.pdf/70a bd403-cb04-418a-b20f-76d6d3490c05. Acesso em: 23 abr. 2019.  book 
  • BERGER, R. The Industrie 4.0 transition quantified: How the fourth industrial revolution is reshuffling the economic, social and industrial model. 2016. Disponível em: https://www.rolandberger.com/publications/publication_pdf/roland_berger_industry_40_20 160609.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-21, set./dez., 16  journal 
  • BRUCE, C. S. Workplace experiences of Information literacy. International Journal of Information Management, v.19, n.1, p.33-47, Feb. 1999. Disponível em: 10.1016/S02684012(98)00045-0. Acesso em: 3 maio 2019.  journal 
  • BUENO-DELGADO, M. V.., ROMERO-GAZQUEZ, J. L.., CANAVATE-CRUZADO, G. Gaps between skills required by Industry 4.0 and academic programs focused on ICTs: A case study of computer science degrees in a Spanish university. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (ICERI), 10., Seville, Spain.  book 
  • ICERI Proceedings, p.7329-7337, 2017. https://library.iated.org/view/BUENODELGADO2017GAP. Acesso em: 23 abr. 2019.  events 
  • CHROMJAKOVA, F. Digital literacy of employees in production process: Analyze of production stability and productivity in Industry 4.0 concept. AIP Conference Proceedings, Melville, v.2044, n.1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1063/1.5080067.  journal 
  • COOK, D. J.., MULROW, C. D.., HAYNES, R. B. Systematic reviews: Synthesis of best evidence for health care decisions. Annals Internal Medicine, v.126, n.5, p.376-80, Mar. 1997. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9054282. Acesso em: 23 abr.  journal 
  • CRAWFORD, J.., IRWING, C. Information literacy in the workplace: a qualitative exploratory study. Journal of Librarianship and Information Science, v.41, n.1, Mar. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0961000608099897. Acesso em: 23 abr.  journal 
  • DUTTON, W. H. Putting things to work: Social and policy challenges for the Internet of things. Info, v16, n.3, p.1-21, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1108/info-09-20130047. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • ELLIOT, L. Millions of UK workers at risk of being replaced by robots, study says. 2017. www.theguardian.com/technology/2017/mar/24/millions-uk-workersriskreplaced-robots-study-warns. Acesso em: 2 maio 2019.  LINK 
  • ERIKSSON, Y.., BJELKEMYR, M.., CHIRUMALLA, K.., SCHAEFFER, J. Teachers’ role in blended learning: The emperor’s new clothes? In: PROCEEDINGS OF THE EUROPEAN CONFERENCE ON E-LEARNING (ECEL), 16., 2017. p.163-168. Disponível em: http://urn.kb.se/resolve?urn=urn:nbn:se:mdh:diva-37529. Acesso em: 23 abr. 2019.  events 
  • FERES, G. G.., BELLUZZO, R. C. B. Competência em informação, criatividade e inovação: uma experiência didática sob o enfoque de redes de conhecimento nas organizações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (CBBD), 25., 2013. Anais Eletrônico... Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1512/1513. Acesso em: 18 mar.  book.cap 
  • GAŠOVÁ, K.., MIŠÍK, T.., ŠTOFKOVÁ, Z. Employers demands on e-skills of university students in conditions of digital economy. In: CBU INTERNATIONAL CONFERENCE PROCEEDINGS. Prague, 2018. v.6. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-21, set./dez., 17 file:///C:/Users/Marta%20Valentim/Downloads/1147-2883-2-PB.pdf. Acesso em: 23 abr.  journal 
  • IMRAN, F.., KANTOLA, J. Review of industry 4.0 in the light of sociotechnical system theory and competence-based view: A future research agenda for the evolute approach. In: KANTOLA, J.., NAZIR, S.., BARATH, T. (Eds.). Advances in human factors, business management and society. Advances in Intelligent Systems and Computing, v.783, p.118128, Springer 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-94709-9_12. Acesso em: 23. Abr. 2018.  journal 
  • JASPERNEITE, I. J. Was hinter Begriffen wie Industrie 4.0 steckt. Computer and Automation, n.12, p.24-28, 2012. http://publica.fraunhofer.de/dokumente/N-229253.html. Acesso em: 1 jan. 2018.  journal 
  • JENA, S.., NATH, S. Penetration of E-Transactions in Odisha: Issues, challenges and the way forward. The IUP Journal of Information Technology, v.12, n.3, p.7-50, Sep. 2016. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=2966708. Acesso em: 23. abr. 2019.  journal 
  • KAGERMANN, H.., WAHLSTER, W.., HELBIG, J. Recommendations for implementing the strategic initiative Industrie 4.0. Frankfurt: Federal Ministry of Education and Research, 2013. https://www.acatech.de/wpcontent/uploads/2018/03/Final_report__Industrie_4.0_accessible.pdf. Acesso em: 23 abr.  book 
  • KEISER, B. E. How information literate are you? A self-assessment by students enrolled in a competitive intelligence elective. Journal of Business and Finance Librarianship, v.21, n.3/4, p.210-228. Jul./Dec. 2016. https://doi.org/10.1080/08963568.2016.1226613. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • KURUP, P. M., LI, X.., POWELL, G.., BROWN, M. Building future primary teachers´ capacity in STEM: based on a platform of beliefs, understandings and intentions. International Journal of STEM Education, v.6, n.1, p.1-14, Mar. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40594-019-0164-5. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • LENSING, K.., FRIEDHOFF, J. Designing a curriculum for the Internet-of-ThingsLaboratory to foster creativity and a maker mindset within varying target groups. Procedia Manufacturing, v.23, p.231-236, https://doi.org/10.1016/j.promfg.2018.04.022. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • LIBONI, L. B.., CEZARINO, L. O.., JABBOUR, C. J. C.., OLIVEIRA, B. G.., STEFANELLI, N. O. Smart industry and the pathways to HRM 4.0: Implications for SCM. Supply Chain Management: An International Journal, v.24, n.1, p.124-146, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/SCM-03-2018-0150. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • NAJI, M. J. Industria 4.0, competencia digital y el nuevo sistema de formación profesional para el empleo. Revista Internacional y Comparada de Relaciones Laborales y Derecho del Empleo, v.6, n.1, p.164-195, Ene./Mar. 2018. Disponível em: http://ejcls.adapt.it/index.php/rlde_adapt/article/view/555/755. Acesso em: 23 abr. 2019. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-21, set./dez., 18  journal 
  • MUKHERJEE, K. Making a future-ready telecom workforce. Voice and Data, 26 Mar. 2018. https://www.voicendata.com/making-future-ready-telecom-workforce/.  LINK 
  • OTTONICAR, S. L. C. Análise teórico-descritiva da competência em informação de gestores como fator de competitividade das indústrias de eletroeletrônicos da cidade de Garça/SP. 271f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2016.  dissertation 
  • PAUNOV, C.., GUELLEC, D. Perspectives on innovation policies in the digital age. In: OECD SCIENCE, Technology and Innovation Outlook. Paris, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1787/sti_in_outlook-2018-8-en. Acesso em: 23 abr. 2019.  book.cap 
  • RAIDO, V. E. Translators as adaptive experts in a flat world: From globalization 1.0 to globalization 4.0? International Journal of Communication, v.10, p.970-988, 2016. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/3504/1574. Acesso em: 23 abr.  journal 
  • RAMIREZ-MENDOZA, R. A.., ORALES-MENENDEZ, R.., IQBAL, H.., PARRA-SALDIVAR, R. Engineering education 4.0: Proposal for a new curricula. In: IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON), Tenerife (Spain): IEEE, 2018. Disponível em: 10.1109/EDUCON.2018.8363376. Acesso em: 23 abr. 2019.  events 
  • REUTER L.., BERNDT J. O.., TIMM I. J. Towards simulation-based role optimization in organizations. In: KERN-ISBERNER, G.., FÜRNKRANZ, J.., THIMM, M. (Eds.). KI 2017: Advances in Artificial Intelligence. 2017. (Lecture Notes in Computer Science, v.10505). Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-67190-1_32. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • ROBLEK, V.., MESKO, M.., DIMOVSKI, V.., PETERLIN, J. Smart technologies as social innovation and complex social issues of the Z generation. Kybernetes, v.48, n.1, p.91107, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/K-09-2017-0356. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • RODRIGUEZ-FERNANDEZ, M. L.., PEREZ-DEL-PRADO, D. El impacto de la economía 4.0 sobre las condiciones de trabajo y empleo. Estudio de caso en dos empresas de base tecnologica. Cuadernos de Relaciones Laborales, v.36, n.2, p.355-372, 2018. https://revistas.ucm.es/index.php/CRLA/article/view/60701/4564456547551. Acesso em: SANTOS, V. B. dos. Competência em informação na construção da inteligência competitiva nas organizações: o caso da empresa Mizumo. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2014.  journal 
  • SACHON, M. Los pilares de la industria 4.0: Cuando personas y máquinas trabajan juntos. Revista de Antiguos Alumnos, n.148, p.24-27, Ene./Mar. 2018. Disponível em: https://www.ieseinsight.com/fichaMaterialImpresion.aspx?pk=146937 and idi=1 and origen=1 and idi oma=1. Acesso em: 23 abr. 2019. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-21, set./dez., 19  journal 
  • SANTAELLA, L. et al. Desvelando a Internet das Coisas. Revista GEMInIS, v.1, n.2, p.1932, http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/viewFile/141/pdf. Acesso em: SANTOS, V. C. B. dos., YAFUSHI, C. A. P. A competência em informação utilizada pelas organizações no contexto informacional e do conhecimento. In: SIMEÃO, E. L. M.., BELUZZO, R. C. B. (Orgs.). Competência em informação: teoria e práxis. Brasília: FCI/UnB, 2014. 323p.  journal 
  • SAMPAIO, R. F.., MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos (SP), v.11, n.1, p.83-89, jan./fev. 2007. . Acesso em: 19 maio 2018.  journal 
  • SACKEY, S. M.., BESTER, A.., ADAMS, D. Industry 4.0 learning factory didactic design parameters for industrial engineering education in South Africa. South African Journal of Industrial Engineering, Bedfordview, v.28, n.1, p.114-124, 2017. Disponível em: http://sajie.journals.ac.za/pub/article/view/1584/769. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • SAUNDERS, L. Connecting information literacy and social justice: Why and how. Communications in Information Literacy, Tulsa, v.11, n.1, p.55-75, 2017. Disponível em:http://www.comminfolit.org/index.php?journal=cil and page=article and op=view and path%5B%5 D=v11i1p55 and path%5B%5D=254. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • SRIKANTH, R. P. SAP bets big on digital opportunities in India. Express Computer, Mumbai, 2017.  journal 
  • SCHWAB, K. The fourth industrial revolution. New York: Crown Business, 2016.  book 
  • WANG, B.., HA-BROOKSHIRE, J. E. Exploration of digital competency requirements within the fashion supply chain with an anticipation of industry 4.0. International Journal of Fashion Design, Technology and Education, v.11, n.3, p.333-342, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17543266.2018.1448459. Acesso em: 23 abr. 2019.  journal 
  • WAKEFIELD, J. Foxconn replaces‘60,000 factoryworkers with robots’. BBC News, 25 May 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/news/technology-36376966. Acesso em: 23  LINK 
  • YAFUSHI, C. A. P. A competência em informação para a construção de conhecimento no processo decisório: estudo de caso na Duratex de Agudos (SP). 232f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-21, set./dez., 20  journal 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-09-09: 121205
hasAuthorSelma Leticia Capinzaiki Ottonicar: (14615)
hasAuthorMarta Lígia Pomim Valentim: (3842)
hasFileStorage_repository/271/2019/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_65145#00016.pdf: (121424)
hasPageEnd21: 2452
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiëncia social aplicada: 2102
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectAdministração: 233910
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectIndústria 4.0: 245232
hasSubjectRevisao sistematica da literatura: 266465
hasSubjectInformação para negócio: 174235
hasSubjectInformação para negócios: 247814
hasSubjectCompetencia en información: 1342
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2019-09-09: (242992)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceEncontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação: 271
hasIssueOfISSUE:JNL:00016-2019-24-56: 121252
hasAbstractObjetivo: A Indústria 4.0 está transformando os meios de produção e modo de trabalho nas organizações. Nesse contexto, as máquinas e os sistemas estão conectados e transferem dados. Por isso, cada vez mais as organizações necessitam de pessoas competentes em informação, devido a produção massiva de dados e informações da Indústria 4.0. O objetivo é identificar como a literatura científica tem tratado a competência em informação no contexto da Indústria 4.0.Método: Utiliza a Revisão Sistemática da Literatura com abordagem qualitativa, a partir da busca em 10 bases de dados nacionais e internacionais: ProQuest Central, ProQuest LISA, EBSCO LISTA, BRAPCI, Anais do ENANCIB, SCOPUS, SciELO, Web of Science, Érudit e o Portal de Periódicos da CAPES.Resultado: Evidencia-se que, ainda, há uma lacuna de conhecimento no que se refere a competência em informação no contexto da Indústria 4.0. Nessa perspectiva, destaca-se que é uma oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas neste campo do conhecimento. Além disso, os pesquisadores têm demonstrado algumas preocupações com as possíveis consequências geradas pela Indústria 4.0 como, por exemplo, a redução do número de empregos e o aumento da desigualdade social.Conclusões: A competência em informação é o primeiro passo para que a sociedade tenha condições para lidar com os problemas desencadeados pela Indústria 4.0. Assim, seu desenvolvimento, aplicação e consolidação é crucial para que as pessoas critiquem de maneira inteligente tais transformações. É preciso compreender os interesses dos desenvolvedores das tecnologias disruptivas, o papel do Governo e os interesses dos empresários. Essa compreensão ocorre por meio do acesso, apropriação, reflexão, crítica, uso e reuso da informação de maneira inteligente..: 0
hasIDoai:periodicos.ufsc.br:article/65145
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65145: 0
hasRegisterId10.5007/1518-2924.2019.e65145: 0
hasSourceEncontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 24, n. 56 (2019); 01-21: 0
hasSource1518-2924: 0
hasTitleA competência em informação no contexto do trabalho: uma revisão sistemática da literatura voltada para industria 4.0: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65145
hasUrlhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65145/40805
hasUrlhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65145/53741
prefLabelOai:periodicos.ufsc.br:article/65145#00016: 0
hasDOI10.5007/1518-2924.2019.e65145
Classe: Article