Retratos da vivência amazônica: contribuição da prática educomunicativa no aperfeiçoamento da representação da realidade marajoara | Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 6, n. 1, 2019 | 2019 - Brapci
Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 6, n. 1, 2019

Retratos da vivência amazônica: contribuição da prática educomunicativa no aperfeiçoamento da representação da realidade marajoara

Resumo: A educação é um dos caminhos para diminuir a desigualdade no acesso às tecnologias de informação e comunicação. Na interface entre Educação e Comunicação, a prática educomunicativa apresenta-se, então, como alternativa para desenvolver linguagens que os dispositivos digitais promovem, como a fotografia. Neste trabalho, buscamos compreender como essa abordagem contribuiu para melhorar a captura de imagens por discentes do Instituto Federal do Pará, Campus Breves, localizado no Marajó, e transformar o olhar crítico para o espaço em que estão inseridos, a partir da realização de uma oficina de fotografia. Para isso, analisamos os dados coletados por meio da aplicação de questionário. Percebemos que a familiaridade dos jovens em utilizam recursos tecnológicos não garante o domínio teórico sobre o funcionamento e potencialidade disponibilizados por eles, demonstrando que a Educomunicação pode contribuir para que essa lacuna seja preenchida, possibilitando o alcance de melhores resultados na busca de uma educação cidadã e emancipatória.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


SEREJO, E. S.; SANTOS, H. S.; OLIVEIRA, L. C. Retratos da vivência amazônica: contribuição da prática educomunicativa no aperfeiçoamento da representação da realidade marajoara. Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 6, n. 1, 2019.
SEREJO ESS; SANTOS HSS; OLIVEIRA LCO. Retratos da vivência amazônica: contribuição da prática educomunicativa no aperfeiçoamento da representação da realidade marajoara. Revista p2p e inovação. 2019;6(1).
SEREJO, E. S., SANTOS, H. S., & OLIVEIRA, L. C. (2019). Retratos da vivência amazônica: contribuição da prática educomunicativa no aperfeiçoamento da representação da realidade marajoara. Revista p2p e inovação; 6(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-10-01: 122240
hasAuthorElias Santos Serejo: (4464)
hasAuthorHericley Serejo Santos: (122852)
hasAuthorLuã Caldos de Oliveira: (122853)
hasFileStorage_repository/245/2019/10/oai_ojs_revista_ibict_br_article_4942#00013.pdf: (122892)
hasPageEnd245: 4401
hasPageStart228: 1667
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2019-10-01: (271456)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceRevista P2P e INOVAÇÃO: 245
hasIssueOfISSUE:JNL:00013-2019-6-1: 122831
hasAbstractA educação é um dos caminhos para diminuir a desigualdade no acesso às tecnologias de informação e comunicação. Na interface entre Educação e Comunicação, a prática educomunicativa apresenta-se, então, como alternativa para desenvolver linguagens que os dispositivos digitais promovem, como a fotografia. Neste trabalho, buscamos compreender como essa abordagem contribuiu para melhorar a captura de imagens por discentes do Instituto Federal do Pará, Campus Breves, localizado no Marajó, e transformar o olhar crítico para o espaço em que estão inseridos, a partir da realização de uma oficina de fotografia. Para isso, analisamos os dados coletados por meio da aplicação de questionário. Percebemos que a familiaridade dos jovens em utilizam recursos tecnológicos não garante o domínio teórico sobre o funcionamento e potencialidade disponibilizados por eles, demonstrando que a Educomunicação pode contribuir para que essa lacuna seja preenchida, possibilitando o alcance de melhores resultados na busca de uma educação cidadã e emancipatória.: 0
hasIDoai:ojs.revista.ibict.br:article/4942
hasRegisterIdhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/4942: 0
hasRegisterId10.21721/p2p.2019v6n1.p228-245: 0
hasSourceP2P & INOVAÇÃO; v. 6, n. 1 (2019): P2P & INOVAÇÃO; 228-245: 0
hasSourceP2P E INOVAÇÃO; v. 6, n. 1 (2019): P2P & INOVAÇÃO; 228-245: 0
hasSource2358-7814: 0
hasTitleRetratos da vivência amazônica: contribuição da prática educomunicativa no aperfeiçoamento da representação da realidade marajoara: 0
hasUrlhttps://revista.ibict.br/p2p/article/view/4942
hasUrlhttps://revista.ibict.br/p2p/article/view/4942/4236
hasUrlhttps://revista.ibict.br/p2p/article/view/4942/4237
prefLabeloai:ojs.revista.ibict.br:article/4942#00013: 0
hasDOI10.21721/p2p.2019v6n1.p228-245
Classe: Article