Comunicação dialógica e ciência da informação: modelo para a organização e representação do conhecimento
[ISKO Brasil, v.6, 2019; 19-27]
jnl-artile
Comunicação dialógica e ciência da informação: modelo para a organização e representação do conhecimento

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um modelo de “Comunicação Dialógica” para a Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, no âmbito da Ciência da Informação, ressaltando a Importância da Linguagem Documentária como instrumento simbólico na construção do “conhecimento autêntico” em todos os processos do seu ciclo social de construção, comunicação e uso. Neste sentido, é utilizada como metodologia a análise da revisão de literatura de algumas obras de teóricos e pesquisadores de áreas interelacionadas, como Freire (1975), Hessen (2003), Morin (1998, 1999), Vygotsky (2002), dentre outros, que vêm contribuindo com a discussão da temática em foco. Esse trabalho conclui que, por meio de uma Linguagem Documentária, no âmbito da Ciência da Informação, a “Teoria da Comunicação Dialógica”, que foi preconizada por Paulo Freire, pode ser considerada como uma das abordagens epistemológicas e inovação tecnológica capaz de apresentar soluções para as necessidades e especificidades científicas do processo de organização e representação da informação e do conhecimento, pois a aplicação e uso dessa teoria permitem a construção de um “conhecimento autêntico”.

Palavras-chave: 1 Ciência da Informação. Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. Linguagem Documentária. Comunicação Dialógica. Conhecimento Autêntico.



Abstract: The objective of this article is to present a model of "Dialogic Communication" for the Organization and Representation of Information and Knowledge, in the scope of Information Science, emphasizing the importance of Documentary Language as a symbolic tool in the construction of "authentic knowledge" in all processes of its social cycle of construction, communication and use. In this sense, it is used as methodology the analysis of the literature review of some works of theoreticians and researchers of interrelated areas, such as Freire (1975), Hessen (2003), Morin (1998, 1999), Vygotsky (2002) which have contributed to the discussion of the theme in focus. This paper concludes that, through a Documentary Language, in the scope of Information Science, the "Theory of Dialogical Communication", which was advocated by Paulo Freire, can be considered as one of the epistemological approaches and technological innovation capable of presenting solutions for needs and specificities of the process of organization and representation of information and knowledge, since the application and use of this theory allows the construction of an "authentic knowledge".

Keywords: Information Science. Organization and Representation of Information and Knowledge. Documentary Language. Dialogical Communication. Authentic Knowledge.



Como citar
CAVATI SOBRINHO, H.; SILVA, L. M. F.; PORTO, B. S. Comunicação dialógica e ciência da informação: modelo para a organização e representação do conhecimento. , p. 19-27, . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/123168. Acesso em: 27 set. 2022.

Compartilhe
NLP
proprietyvalue
Descriptorissue:120810-20191003112057 (pt-BR) 3
TitleComunicação dialógica e ciência da informação: modelo para a organização e representação do conhecimento (pt-BR) 3
AuthorCAVATI SOBRINHO, Heliomar (pt-BR) 1
AuthorSILVA, Luciana Maria Fernandes (pt-BR) 1
AuthorPORTO, Bernadete de Souza (pt-BR) 1
Nome da PulicaçãoISKO Brasil (pt-BR) 1
Sessãojnl-artile (pt-BR) 1
hasAbstractO objetivo deste artigo é apresentar um modelo de “Comunicação Dialógica” para a Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, no âmbito da Ciência da Informação, ressaltando a Importância da Linguagem Documentária como instrumento simbólico na construção do “conhecimento autêntico” em todos os processos do seu ciclo social de construção, comunicação e uso. Neste sentido, é utilizada como metodologia a análise da revisão de literatura de algumas obras de teóricos e pesquisadores de áreas interelacionadas, como Freire (1975), Hessen (2003), Morin (1998, 1999), Vygotsky (2002), dentre outros, que vêm contribuindo com a discussão da temática em foco. Esse trabalho conclui que, por meio de uma Linguagem Documentária, no âmbito da Ciência da Informação, a “Teoria da Comunicação Dialógica”, que foi preconizada por Paulo Freire, pode ser considerada como uma das abordagens epistemológicas e inovação tecnológica capaz de apresentar soluções para as necessidades e especificidades científicas do processo de organização e representação da informação e do conhecimento, pois a aplicação e uso dessa teoria permitem a construção de um “conhecimento autêntico”. (pt-BR) 3
hasAbstractThe objective of this article is to present a model of "Dialogic Communication" for the Organization and Representation of Information and Knowledge, in the scope of Information Science, emphasizing the importance of Documentary Language as a symbolic tool in the construction of "authentic knowledge" in all processes of its social cycle of construction, communication and use. In this sense, it is used as methodology the analysis of the literature review of some works of theoreticians and researchers of interrelated areas, such as Freire (1975), Hessen (2003), Morin (1998, 1999), Vygotsky (2002) which have contributed to the discussion of the theme in focus. This paper concludes that, through a Documentary Language, in the scope of Information Science, the "Theory of Dialogical Communication", which was advocated by Paulo Freire, can be considered as one of the epistemological approaches and technological innovation capable of presenting solutions for needs and specificities of the process of organization and representation of information and knowledge, since the application and use of this theory allows the construction of an "authentic knowledge". (en) 3
hasFileStorage_repository//2019/10/issue_120810-20191003112057.pdf () 1
hasIdissue:120810-20191003112057 (pt-BR) 3
hasIssueProceedingOfISKO Brasil, v. 6, 2019. () 2
hasPageEnd27 (pt-BR) 1
hasPageStart19 (pt-BR) 1
SourceISKO Brasil, v.6, 2019; 19-27 (pt-BR) 3
Thema1 Ciência da Informação (pt-BR) 1
ThemaOrganização e Representação da Informação e do Conhecimento (pt-BR) 1
ThemaLinguagem Documentária (pt-BR) 1
ThemaComunicação Dialógica (pt-BR) 1
ThemaConhecimento Autêntico (pt-BR) 1
ThemaInformation Science (en) 1
ThemaOrganization and Representation of Information and Knowledge (en) 1
ThemaDocumentary Language (en) 1
ThemaDialogical Communication (en) 1
ThemaAuthentic Knowledge (en) 1
Alternative titleDialogical communication and information science: model for the organization and representation of knowledge (en) 3