Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em biblioteconomia e Ciência da Informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017 | Informação@Profissões, v. 8, n. 2, 2019 | 2019 - Brapci
Informação@Profissões, v. 8, n. 2, 2019

Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em biblioteconomia e Ciência da Informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017

Production and scientific collaboration of post-graduate teacher in biblioteconomy and information science in the northeast region: analysis from 2013 to 2017

Producción y colaboración científica del profesor de posgrado en biblioteconomía e ciencia de la información en la región del noreste: análisis de 2013 a 2017

Resumo: Introdução: Por considerar a ciência em uma perspectiva acumulativa das produções e social nas relações de coautorias. Objetivo: analisar os indicadores de produção e colaboração científica dos docentes dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da região Nordeste em Biblioteconomia e Ciência da Informação, do período de 2013 a 2017. Metodologia: tendo como métodos a bibliometria e análise de redes sociais de coautoria. Resultados: Em relação aos periódicos científicos, foi demonstrado que os docentes têm optado pelas revistas de menor periodicidade, as trimestrais, assim como, por práticas endógenas, com uso massivo dos periódicos pertencentes aos próprios programas. Conclusões: busca colaborar com o entendimento, reconhecendo as características e a evolução da área, identificando as especificidades e os padrões, com o propósito de promover discussões, contribuições e reflexões sobre as produções da área.
Palavras-chave: Ciência da informação Biblioteconomia Produção científica Bibliometría Análise de rede de coautoria Análise de redes de coautorias Livraria
Abstract: Introduction: For considering science in an accumulative perspective of productions and social in co-authoring relations. Objective: To analyze the indicators of scientific production and collaboration of teachers from the seven stricto sensu graduate programs in the Northeast region in Library and Information Science, from 2013 to 2017. Methodology: using bibliometrics and social network analysis as methods co-authored. Results: Regarding the scientific journals, it was demonstrated that the teachers have opted for the smaller journals, the quarterly ones, as well as for endogenous practices, with massive use of the journals belonging to the programs themselves. Conclusions: seeks to collaborate with the understanding, recognizing the characteristics and evolution of the area, identifying the specificities and patterns, with the purpose of promoting discussions, contributions and reflections on the productions of the area.
Keywords: Scientific production Bibliometrics Analys of co-authoring networks Analysis of co-authoring networks Information science
Resumen: Introducción: Para considerar la ciencia en una perspectiva acumulativa de producciones y sociales en las relaciones de co-autoría. Objetivo: Analizar los indicadores de producción científica y colaboración de docentes de los siete programas de postgrado de stricto sensu en la región noreste en bibliotecología y ciencias de la información, de 2013 a 2017. Metodología: uso de bibliometría y análisis de redes sociales como métodos de co-autoría. Resultados: En cuanto a las revistas científicas, se demostró que los docentes optaron por revistas más pequeñas, trimestrales y prácticas endógenas, con un uso masivo de las revistas que pertenecen a los propios programas. Conclusiones: busca colaborar con la comprensión, reconociendo las características y evolución del área, identificando las especificidades y patrones, con el propósito de promover discusiones, aportes y reflexiones sobre las producciones del área.
Palabras clave: Producción científica Análisis de la redes de co-autoría Bibliometría Análisis de las redes de co-autoría Ciencia de la información
Mots clés:


SOUSA, A. K. N.; CAJAZEIRA, P. E. S. L. Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em biblioteconomia e ciência da informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017. Informação@Profissões, v. 8, n. 2, 2019.
SOUSA AKNS; CAJAZEIRA PESLC. Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em biblioteconomia e ciência da informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017. Informação@profissões. 2019;8(2).
SOUSA, A. K. N., & CAJAZEIRA, P. E. S. L. (2019). Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em biblioteconomia e ciência da informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017. Informação@profissões; 8(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-11-16: 125542
hasAuthorAna Karolyne Nogueira de Sousa: (30335)
hasAuthorPaulo Eduardo Silva Lins Cajazeira: (123593)
hasFileStorage_repository/404/2019/11/oai_ojs_www_uel_br_article_37315#00024.pdf: (125615)
hasPageEnd192: 1857
hasPageStart171: 1742
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectProdução científica: 261508
hasSubjectBibliometría: 69579
hasSubjectAnálise de rede de coautoria: 125541
hasSubjectAnálise de redes de coautorias: 279740
hasSubjectLivraria: 1939
wasPublicationInDate2019-11-16: (281404)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceInformação@Profissões: 404
hasIssueOfISSUE:JNL:00024-2019-8-2: 125539
hasAbstractIntrodução: Por considerar a ciência em uma perspectiva acumulativa das produções e social nas relações de coautorias. Objetivo: analisar os indicadores de produção e colaboração científica dos docentes dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da região Nordeste em Biblioteconomia e Ciência da Informação, do período de 2013 a 2017. Metodologia: tendo como métodos a bibliometria e análise de redes sociais de coautoria. Resultados: Em relação aos periódicos científicos, foi demonstrado que os docentes têm optado pelas revistas de menor periodicidade, as trimestrais, assim como, por práticas endógenas, com uso massivo dos periódicos pertencentes aos próprios programas. Conclusões: busca colaborar com o entendimento, reconhecendo as características e a evolução da área, identificando as especificidades e os padrões, com o propósito de promover discussões, contribuições e reflexões sobre as produções da área.: 0
hasIDoai:ojs.www.uel.br:article/37315
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37315
hasRegisterIdhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37315: 0
hasRegisterId10.5433/2317-4390.2019v8n2p171: 0
hasRegisterIdhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37315: 0
hasSource2317-4390
hasTitleProdução e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em biblioteconomia e Ciência da Informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017: 0
hasUrlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37315
hasUrlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37315/pdf
prefLabelOai:ojs.www.uel.br:article/37315#00024: 0
hasDOI10.5433/2317-4390.2019v8n2p171
Classe: Article