A GESTÃO DA INFORMAÇÃO ORGÂNICA E A GESTÃO DOCUMENTAL NO CONTEXTO DO PRONTUÁRIO DO PACIENTE DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
[PontodeAcesso; v. 13, n. 2 (2019); 202-222]
Artigo Nacional
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO ORGÂNICA E A GESTÃO DOCUMENTAL NO CONTEXTO DO PRONTUÁRIO DO PACIENTE DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Resumo: O prontuário do paciente é um importante elemento do sistema de informação, produz e disponibiliza diariamente uma grande quantidade de informação que representa a trajetória de vida relativa à saúde de inúmeras pessoas. Diante disso, o objetivo da pesquisa é apresentar conceituações de gestão da informação orgânica e de gestão documental e enfatizar sua importância no contexto do prontuário do paciente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, e de cunho teórico. O resultado demonstrou que a realização e a utilização dos processos de gestão da informação orgânica e de gestão documental apenas serão possíveis por meio da conscientização dos profissionais sobre a importância da gestão da informação orgânica; do mapeamento do fluxo de informação do prontuário; da identificação das necessidades de informação dos profissionais; da coleta e seleção das informações relevantes no prontuário; do tratamento, classificação, armazenamento e acesso das informações, controle documental, classificação e ordenação, descrição, instalação, depósito, avaliação, seleção e eliminação do prontuário, bem como de um plano de prevenção de riscos para este documento. Além disso, por meio do auxilio técnico dos profissionais da informação, principalmente o arquivista, ou seja, por intermédio do fortalecimento da cultura informacional da unidade de saúde.

Palavras-chave: 1 Ciência da Informação. Arquivologia. Biblioteconomia. Administração. Gestão da Informação Orgânica. Gestão Documental. Prontuário do paciente.



Como citar
SANTOS, B. R. P. D.; VITORIANO, M. C. C. P.; DAMIAN, I. P. M. A gestão da informação orgânica e a gestão documental no contexto do prontuário do paciente de unidades básicas de saúde. Ponto de Acesso, v. 13, n. 2, p. 202-222, 2019. DOI: 10.9771/rpa.v13i2.26063 Acesso em: 27 set. 2022.

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DescriptorA GESTÃO DA INFORMAÇÃO ORGÂNICA E A GESTÃO DOCUMENTAL NO CONTEXTO DO PRONTUÁRIO DO PACIENTE DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
SANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro dos; VITORIANO, Marcia Cristina Carvalho Pazin; DAMIAN, Ieda Pelógia Martins
Ponto de Acesso, n. 2, v. 13, p. 202-222, 2019. (Artigo Nacional) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26063 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.9771/rpa.v13i2.26063 (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26063 (pt-BR) 3
TitleA GESTÃO DA INFORMAÇÃO ORGÂNICA E A GESTÃO DOCUMENTAL NO CONTEXTO DO PRONTUÁRIO DO PACIENTE DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (pt-BR) 3
AuthorSANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro dos (pt-BR) 1
AuthorVITORIANO, Marcia Cristina Carvalho Pazin (pt-BR) 1
AuthorDAMIAN, Ieda Pelógia Martins (pt-BR) 1
Access Linkhttps://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26063/20055 (pt-BR) 3
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IssuePonto de Acesso, n. 2, v. 13, 2019. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPonto de Acesso (pt-BR) 1
SessãoArtigo Nacional (pt-BR) 1
Disponibilizado2019-11-21 (pt-BR) 1
Disponibilizado2019-11-29 (pt-BR) 1
hasAbstractO prontuário do paciente é um importante elemento do sistema de informação, produz e disponibiliza diariamente uma grande quantidade de informação que representa a trajetória de vida relativa à saúde de inúmeras pessoas. Diante disso, o objetivo da pesquisa é apresentar conceituações de gestão da informação orgânica e de gestão documental e enfatizar sua importância no contexto do prontuário do paciente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, e de cunho teórico. O resultado demonstrou que a realização e a utilização dos processos de gestão da informação orgânica e de gestão documental apenas serão possíveis por meio da conscientização dos profissionais sobre a importância da gestão da informação orgânica; do mapeamento do fluxo de informação do prontuário; da identificação das necessidades de informação dos profissionais; da coleta e seleção das informações relevantes no prontuário; do tratamento, classificação, armazenamento e acesso das informações, controle documental, classificação e ordenação, descrição, instalação, depósito, avaliação, seleção e eliminação do prontuário, bem como de um plano de prevenção de riscos para este documento. Além disso, por meio do auxilio técnico dos profissionais da informação, principalmente o arquivista, ou seja, por intermédio do fortalecimento da cultura informacional da unidade de saúde. (pt-BR) 3
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