A adoção de online product recommendations (oprs) e a decisão de compra em social commerce | Comunicação & Informação, v. 22, n. , 2019 | 2019 - Brapci
Comunicação & Informação, v. 22, n. , 2019

A adoção de online product recommendations (oprs) e a decisão de compra em social commerce

Resumo: As OPRs vêm ganhando espaço nos estudos de Sistema de Informação e Marketing, pois auxiliam os consumidores no processamento de informações e na preferência por atributos (LIU; KARAHANNA, 2017), na redução da incerteza (WANG et al., 2016; XU; YAO, 2015; ZHANG et al, 2014) e na busca por suprir as limitações do e-commerce (BAEK et al., 2015). Considerando a importância das OPRs no processo decisório, a escassez de pesquisas que abordam a temática e de instrumentos de pesquisa relacionados a temática no contexto nacional, este estudo teve como objetivo aplicar um instrumento de medição de adoção de OPRs pelos consumidores, proposto por Xu e Yao (2015), verificando sua adaptabilidade ao contexto brasileiro. Dessa forma, esta pesquisa caracteriza-se de natureza descritiva, baseada no método de pesquisa survey. O questionário, após tradução e pré-teste, foi aplicado a 149 indivíduos. Como técnica estatística foi usada a análise fatorial exploratória, onde identificou-se quatro fatores com carga fatorial e confiabilidade interna adequadas, com 15 questões. A utilização de instrumentos de medição da adoção de recomendações de produtos online torna-se relevante na pesquisa que envolva a compreensão dos preditores ligados a características da mensagem e do ambiente de informação na adoção de OPRs
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


BENDER, C. S.; et al.. A adoção de online product recommendations (oprs) e a decisão de compra em social commerce. Comunicação & Informação, v. 22, n., 2019.
BENDER CSB; et al.. A adoção de online product recommendations (oprs) e a decisão de compra em social commerce. Comunicação & informação. 2019;22().
BENDER, C. S., LOBLER, M. L., LEHNHART, E. R., & TAGLIAPIETRA, R. D. (2019). A adoção de online product recommendations (oprs) e a decisão de compra em social commerce. Comunicação & informação; 22().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-11-30: 125764
hasAuthorCarolina Schneider Bender: (125765)
hasAuthorMauri Leodir Löbler: (28756)
hasAuthorEliete dos Reis Lehnhart: (125766)
hasAuthorRafaela Dutra Tagliapietra: (125767)
hasFileStorage_repository/459/2019/12/oai_ojs_www_revistas_ufg_br_article_55805#00028.pdf: (126814)
hasSectionOfArtigo: 3
isPartOfSourceComunicação & Informação: 459
hasIssueOfISSUE:JNL:00028-2019-22-: 120115
hasAbstractAs OPRs vêm ganhando espaço nos estudos de Sistema de Informação e Marketing, pois auxiliam os consumidores no processamento de informações e na preferência por atributos (LIU; KARAHANNA, 2017), na redução da incerteza (WANG et al., 2016; XU; YAO, 2015; ZHANG et al, 2014) e na busca por suprir as limitações do e-commerce (BAEK et al., 2015). Considerando a importância das OPRs no processo decisório, a escassez de pesquisas que abordam a temática e de instrumentos de pesquisa relacionados a temática no contexto nacional, este estudo teve como objetivo aplicar um instrumento de medição de adoção de OPRs pelos consumidores, proposto por Xu e Yao (2015), verificando sua adaptabilidade ao contexto brasileiro. Dessa forma, esta pesquisa caracteriza-se de natureza descritiva, baseada no método de pesquisa survey. O questionário, após tradução e pré-teste, foi aplicado a 149 indivíduos. Como técnica estatística foi usada a análise fatorial exploratória, onde identificou-se quatro fatores com carga fatorial e confiabilidade interna adequadas, com 15 questões. A utilização de instrumentos de medição da adoção de recomendações de produtos online torna-se relevante na pesquisa que envolva a compreensão dos preditores ligados a características da mensagem e do ambiente de informação na adoção de OPRs: 0
hasIDoai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/55805
hasRegisterIdhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/55805: 0
hasRegisterId10.5216/ci.v22i0.55805: 0
hasSource2317-675X
hasSource1415-5842
hasTitleA adoção de online product recommendations (oprs) e a decisão de compra em social commerce: 0
hasUrlhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/55805/33985: 0
prefLabeloai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/55805#00028: 0
Classe: Article