A extensão como prática política e pedagógica das universidades em bibliotecas comunitárias: o caso do projeto biblioteca comunitária na vila residencial da UFRJ | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. , 2017 | 2017 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. , 2017

A extensão como prática política e pedagógica das universidades em bibliotecas comunitárias: o caso do projeto biblioteca comunitária na vila residencial da UFRJ

Resumo: Aponta a biblioteca comunitária como um espaço destinado ao envolvimento e à inserção do público local que proporcione acesso à leitura, informação, cultura, memória local e lazer, com a participação da comunidade na gestão, mas com o apoio de atividades extensionistas. O objetivo desta discussão é apresentar as atividades de um projeto de extensão como expressão de uma prática política e pedagógica, como resultado de uma política pública aplicada pelas universidades públicas para fornecer recursos técnicos e financeiros à implementação de bibliotecas comunitárias. Argumenta que para a implantação de uma biblioteca comunitária, pelo menos como ponto de partida, é necessário haver recursos e investimentos oriundos e destinados a partir de debates que se materializam por meio de políticas públicas, uma vez que as comunidades envolvidas tradicionalmente não possuem condições de financiar a implantação e manutenção de uma biblioteca. Apresenta as atividades do Projeto Biblioteca Comunitária na Vila Residencial da UFRJ. Considera que a prática da extensão, dentro dos três eixos basilares da universidade, que são ensino, pesquisa e extensão, confere recursos importantes (mais técnicos do que financeiros) enquanto política pública por meio da universidade pública, para dar apoio à comunidade da Vila Residencial da UFRJ na construção da sua biblioteca comunitária.
Palavras-chave: Biblioteca comunitária política pública Extensão universitária
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TEIXEIRA, G.; et al.. A extensão como prática política e pedagógica das universidades em bibliotecas comunitárias: o caso do projeto biblioteca comunitária na vila residencial da ufrj. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n., 2017.
TEIXEIRA GT; et al.. A extensão como prática política e pedagógica das universidades em bibliotecas comunitárias: o caso do projeto biblioteca comunitária na vila residencial da ufrj. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2017;13().
TEIXEIRA, G., PEREIRA, P. M. S., COUTINHO, L. R. S., & COUTINHO, L. R. S. (2017). A extensão como prática política e pedagógica das universidades em bibliotecas comunitárias: o caso do projeto biblioteca comunitária na vila residencial da ufrj. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 13().
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hasAbstractAponta a biblioteca comunitária como um espaço destinado ao envolvimento e à inserção do público local que proporcione acesso à leitura, informação, cultura, memória local e lazer, com a participação da comunidade na gestão, mas com o apoio de atividades extensionistas. O objetivo desta discussão é apresentar as atividades de um projeto de extensão como expressão de uma prática política e pedagógica, como resultado de uma política pública aplicada pelas universidades públicas para fornecer recursos técnicos e financeiros à implementação de bibliotecas comunitárias. Argumenta que para a implantação de uma biblioteca comunitária, pelo menos como ponto de partida, é necessário haver recursos e investimentos oriundos e destinados a partir de debates que se materializam por meio de políticas públicas, uma vez que as comunidades envolvidas tradicionalmente não possuem condições de financiar a implantação e manutenção de uma biblioteca. Apresenta as atividades do Projeto Biblioteca Comunitária na Vila Residencial da UFRJ. Considera que a prática da extensão, dentro dos três eixos basilares da universidade, que são ensino, pesquisa e extensão, confere recursos importantes (mais técnicos do que financeiros) enquanto política pública por meio da universidade pública, para dar apoio à comunidade da Vila Residencial da UFRJ na construção da sua biblioteca comunitária.: 0
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