Jogos cooperativos e mediação da leitura: por que não na biblioteca pública? | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 4, 2019 | 2019 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 4, 2019

Jogos cooperativos e mediação da leitura: por que não na biblioteca pública?

Resumo: A média de leitura dos brasileiros é fator periclitante para a construção do conhecimento, que se dá a partir da leitura do mundo e da palavra. A mediação da leitura propõe atuação do profissional da informação como forma de interação com o usuário em vistas de incitar, dialogar e participar do processo de leitura; tal ação pode ser realizada por meio do RPG, um jogo cooperativo de contar histórias, que tem no livro e na leitura suas bases. O presente estudo tem por objetivo abordar as práticas de mediação da leitura na Biblioteca Pública Estadual Governador Menezes Pimentel, em Fortaleza – CE, através do jogo cooperativo RPG, visando reconhecer a dinamização de atividades entre o público jovem. Neste estudo utilizamos da pesquisa de campo para mapear os atores, realizamos entrevistas semipadronizadas e analisamos estes dados de forma qualitativa, através de análise do discurso, buscando saber como se dá esse processo. Descobrimos que a atividade conjunta entre a instituição pública e os jogadores de RPG propicia um espaço agradável para a mediação da leitura, compreendendo as limitações do acervo, a necessidade do estudo de usuários e outras possibilidades de mediação.
Palavras-chave: Educação Ciência da informação Biblioteconomia Jogo cooperativo Mediação da leitura Biblioteca pública Jogos cooperativos
Mots clés:


ANTUNES, J.; et al.. Jogos cooperativos e mediação da leitura: por que não na biblioteca pública?. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 4, 2019.
ANTUNES JA; et al.. Jogos cooperativos e mediação da leitura: por que não na biblioteca pública?. Perspectivas em ciencia da informacao. 2019;24(4).
ANTUNES, J., NASCIMENTO, J. B. D., BERNARDINO, M. C. R., QUEIROZ, Z. F., & SILVA, J. L. C. (2019). Jogos cooperativos e mediação da leitura: por que não na biblioteca pública?. Perspectivas em ciencia da informacao; 24(4).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-12-06: 126296
hasAuthorJeferson Antunes: (126861)
hasAuthorJoão Bosco Dumont do Nascimento: (23660)
hasAuthorMaria Cleide Rodrigues Bernardino: (2625)
hasAuthorZuleide Fernandes de Queiroz: (126862)
hasAuthorJonathas Luiz Carvalho Silva: (3254)
hasFileStorage_repository/00/12/68/59/work_00126859#00000.pdf: (206617)
hasPageEnd24: 1550
hasPageStart3: 670
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectJogo cooperativo: 126860
hasSubjectMediação da leitura: 314967
hasSubjectBiblioteca pública: 200269
hasSubjectJogos cooperativos: 279911
wasPublicationInDate2019-12-06: (279912)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePerspectivas em ciencia da informacao: 477
hasIssueOfISSUE:JNL:29:2019-24-4: (319169)
hasAbstractA média de leitura dos brasileiros é fator periclitante para a construção do conhecimento, que se dá a partir da leitura do mundo e da palavra. A mediação da leitura propõe atuação do profissional da informação como forma de interação com o usuário em vistas de incitar, dialogar e participar do processo de leitura; tal ação pode ser realizada por meio do RPG, um jogo cooperativo de contar histórias, que tem no livro e na leitura suas bases. O presente estudo tem por objetivo abordar as práticas de mediação da leitura na Biblioteca Pública Estadual Governador Menezes Pimentel, em Fortaleza – CE, através do jogo cooperativo RPG, visando reconhecer a dinamização de atividades entre o público jovem. Neste estudo utilizamos da pesquisa de campo para mapear os atores, realizamos entrevistas semipadronizadas e analisamos estes dados de forma qualitativa, através de análise do discurso, buscando saber como se dá esse processo. Descobrimos que a atividade conjunta entre a instituição pública e os jogadores de RPG propicia um espaço agradável para a mediação da leitura, compreendendo as limitações do acervo, a necessidade do estudo de usuários e outras possibilidades de mediação.: 0
hasIDoai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/3056
hasIDoai:periodicos.ufmg.br:article/22639
hasRegisterIdhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3056: 0
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22639: 0
hasSource19815344
hasSource1981-5344
hasTitleJogos cooperativos e mediação da leitura: por que não na biblioteca pública?: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22639
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22639/18223
prefLabelOai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/3056#00029: 0
Classe: Article