O paradigma social da Ciência da Informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 24, n. 3, 2019 | 2019 - Brapci
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 24, n. 3, 2019

O paradigma social da Ciência da Informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais

Resumo: Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças significativas no contexto da ciência da informação, entre as novas ferramentas, destaca-se as mídias sociais. Elas têm sido muito utilizadas por facilitar o processo de comunicação e disseminar rapidamente informações. A partir dessas mídias, frequentemente são espalhadas notícias falsas (fake news), assim também se verifica com frequência a ocorrência de uma forte adesão a esse tipo de inverdades, o que chamamos de fato alternativo. O artigo discute a relação entre o paradigma social da ciência da informação ao contexto atual das mídias sociais, em especial, no que tange aos fenômenos de fake news e pós-verdade.
Palavras-chave: Ciência da informação Paradigma social Mídia social Fake news Pós-verdade O contexto do paradigma social na atualidade Midias sociais
Mots clés:


TOBIAS, M. S.; CORREA, E. C. D. O paradigma social da ciência da informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 24, n. 3, 2019.
TOBIAS MST; CORREA ECDC. O paradigma social da ciência da informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina. 2019;24(3).
TOBIAS, M. S., & CORREA, E. C. D. (2019). O paradigma social da ciência da informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina; 24(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-12-27: 127580
hasAuthorMirela Souza Tobias: (127587)
hasAuthorElisa Cristina Delfini Corrêa: (2092)
hasFileStorage_repository/680/2019/12/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1529#00046.pdf: (127751)
hasPageEnd579: 62086
hasPageStart560: 113002
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectParadigma social: 172554
hasSubjectMídia social: 215352
hasSubjectFake news: 234407
hasSubjectPós-verdade: 266442
hasSubjectO contexto do paradigma social na atualidade: 127586
hasSubjectMidias sociais: 264838
wasPublicationInDate2019-12-27: (274158)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina: 680
hasIssueOfISSUE:JNL:00046-2019-24-3: 127575
hasAbstractOs avanços tecnológicos trouxeram mudanças significativas no contexto da ciência da informação, entre as novas ferramentas, destaca-se as mídias sociais. Elas têm sido muito utilizadas por facilitar o processo de comunicação e disseminar rapidamente informações. A partir dessas mídias, frequentemente são espalhadas notícias falsas (fake news), assim também se verifica com frequência a ocorrência de uma forte adesão a esse tipo de inverdades, o que chamamos de fato alternativo. O artigo discute a relação entre o paradigma social da ciência da informação ao contexto atual das mídias sociais, em especial, no que tange aos fenômenos de fake news e pós-verdade.: 0
hasIDoai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1529
hasIDoai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1529
hasRegisterIdhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1529: 0
hasSourceRevista ACB; v. 24, n. 3 (2019): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 560-579: 0
hasSource1414-0594: 0
hasSourceRevista ACB; v. 24 n. 3 (2019): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 560-579: 0
hasTitleO paradigma social da Ciência da Informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais: 0
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1529
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1529/pdf
prefLabelOai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1529#00046: 0
Classe: Article