Recensão crítica: pathways into information literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies. ed. dora sales, maría pinto. amsterdam: chandos publishing, 2017. ISBN 978-0-08-100673-3. | Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), v. , n. 12, 2019 | 2019 - Brapci
Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), v. , n. 12, 2019

Recensão crítica: pathways into information literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies. ed. dora sales, maría pinto. amsterdam: chandos publishing, 2017. ISBN 978-0-08-100673-3.

Resumo: A obra Pathways into Information Literacy and Communities of Practice: Teaching approaches and case studies, editada por Dora Sales e María Pinto, reúne um conjunto de contributos diversificados e abrangentes de peritos internacionais sobre a literacia da informação, à luz do conceito de comunidades de prática. Ao longo do livro confirma-se a riqueza desta abordagem. O objetivo principal dos autores é descrever como a literacia da Informação pode ser abordada em situação e em contexto, podendo assim ser adaptada às formas que revestem as suas práticas de ensino e moldável aos aspetos culturais e sociais que a envolvem. Assim, assente no conceito chave de comunidade de prática, que é por si mesmo idiossincrática, é explicado que a informação gerada, pesquisada e usada a partir de recursos e fontes de informação é diferente de caso para caso, sendo que a forma como a Literacia da Informação é adotada em cada realidade deve ser também diferente. Os tópicos sobre os quais se confrontam estes especialistas, abordam por exemplo o pensamento crítico como base para se apresentarem propostas formativas adaptáveis a diversas situações, indo para além dos standards com que muitos profissionais se têm guiado até hoje para preparar o ensino das competências em informação.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


ANTUNES, M. L.; SANCHES, T.; LOPES, C. Recensão crítica: pathways into information literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies. ed. dora sales, maría pinto. amsterdam: chandos publishing, 2017. isbn 978-0-08-100673-3. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), v., n. 12, 2019.
ANTUNES MLA; SANCHES TS; LOPES CL. Recensão crítica: pathways into information literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies. ed. dora sales, maría pinto. amsterdam: chandos publishing, 2017. isbn 978-0-08-100673-3. Páginas a&b, arquivos e bibliotecas (portugal). 2019;(12).
ANTUNES, M. L., SANCHES, T., & LOPES, C. (2019). Recensão crítica: pathways into information literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies. ed. dora sales, maría pinto. amsterdam: chandos publishing, 2017. isbn 978-0-08-100673-3. Páginas a&b, arquivos e bibliotecas (portugal); (12).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-12-29: 127651
hasAuthorMaria da Luz Antunes: (127655)
hasAuthorTatiana Sanches: (1069)
hasAuthorCarlos Lopes: (61805)
hasFileStorage_repository/726/2019/12/oai_ojs_letras_up_pt_article_6347#00054.pdf: (127737)
hasPageEnd188: 1224
hasPageStart183: 2574
hasSectionOfDebate e Crítica: 729
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2019-12-29: (303473)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePáginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal): 726
hasIssueOfISSUE:JNL:54:2019-0-12: (301889)
hasAbstractA obra Pathways into Information Literacy and Communities of Practice: Teaching approaches and case studies, editada por Dora Sales e María Pinto, reúne um conjunto de contributos diversificados e abrangentes de peritos internacionais sobre a literacia da informação, à luz do conceito de comunidades de prática. Ao longo do livro confirma-se a riqueza desta abordagem. O objetivo principal dos autores é descrever como a literacia da Informação pode ser abordada em situação e em contexto, podendo assim ser adaptada às formas que revestem as suas práticas de ensino e moldável aos aspetos culturais e sociais que a envolvem. Assim, assente no conceito chave de comunidade de prática, que é por si mesmo idiossincrática, é explicado que a informação gerada, pesquisada e usada a partir de recursos e fontes de informação é diferente de caso para caso, sendo que a forma como a Literacia da Informação é adotada em cada realidade deve ser também diferente. Os tópicos sobre os quais se confrontam estes especialistas, abordam por exemplo o pensamento crítico como base para se apresentarem propostas formativas adaptáveis a diversas situações, indo para além dos standards com que muitos profissionais se têm guiado até hoje para preparar o ensino das competências em informação.: 0
hasIDoai:ojs.letras.up.pt:article/6347
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6347
hasIDoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/6347
hasRegisterIdhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6347: 0
hasRegisterIdhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6347: 0
hasSource2183-6671
hasTitleRecensão crítica: pathways into information literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies. ed. dora sales, maría pinto. amsterdam: chandos publishing, 2017. ISBN 978-0-08-100673-3.: 0
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6347
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6347/6171
prefLabeloai:ojs.letras.up.pt:article/6347#00054: 0
Classe: Article