O acesso aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira | Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. 2, 2014 | 2014 - Brapci
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. 2, 2014

O acesso aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira

Open access: the role of the university in Brazil

El acceso abierto al conocimiento científico: el papel de la universidad brasileña

Resumo: Trata das barreiras de acesso ao conhecimento científico, ressaltando as contradições provocadas pelo modelo de negócios utilizado na comercialização da revista científica. Foca no sistema de arbitragem ou de revisão por pares que envolve o editor científico e os revisores na atividade de avaliação de artigos. Mediante a análise da cadeia de produção do conhecimento científico, por meio da discriminação de suas fases, observa os problemas inerentes à apropriação privada dos resultados desta produção, com foco em questões relacionadas à ética na pesquisa e a direitos autorais. Examina as motivações que levaram ao surgimento do movimento pelo acesso aberto e livre à informação científica e as suas recomendações e ações. Estas, aglutinadas nas viasDourada (periódicos em acesso aberto) e Verde (repositórios institucionais), oferecem elementos consistentes para a proposição de uma política pública de acesso aberto ainda inexistente no Brasil. O artigo atribui à universidade um papel destacado frente a tal política.
Palavras-chave: Política de acesso aberto Universidade Acesso aberto Conhecimento científico Revista científica em acesso aberto (via dourada) Disseminação da informação Acesso à informação
Abstract: Addresses the barriers to access the scientific knowledge, linked to the contradictions inherent to business model involved in marketing of journals and copyright. In the analysis of the chain of production of scientific knowledge through the discrimination stage, outlines the problems of private appropriation of resultsof this production, the root of the motivations that led to the emergence of the movement for open access to scientific information. Discusses the actions and recommendations issued by that movement, assembledroutes: Golden (open access journals) and Green (institutional repositories) to propose a public policy for open access, currently non existent in Brazil.The paper assigns to the university a prominent role to such policy.
Keywords: Access to information Open-access policies Universities Open access Scientific knowledge Oa journals (goldoa) Oa repository (green oa) Information dissemination Dissemination of information University
Resumen: Este artículo trata de las barreras de acceso al conocimiento científico, resaltando las contradicciones provocadas por el modelo de negocios utilizado en la comercialización de las revistas científicas. Se enfoca en el sistema de arbitraje o de revisión por pares, que involucra al editor científico y a los revisores en la actividad de evaluación de artículos. Mediante el análisis de la cadena de producción del conocimiento científico, por medio de la discriminación de sus fases, observa los problemas inherentes a la apropiación privada de los resultados de esta producción, con enfoque en aspectos relacionado con la ética en la investigación y los derechos de autoría. Examina las motivaciones que llevaron al surgimiento del movimiento por el acceso abierto y libre a la información científica y sus recomendaciones y acciones. Estas, aglutinadas en las vías Dorada (periódicos de acceso abierto) y Verde (repositorios institucionales), ofrecen elementos consistentes para la propuesta de una política pública de acceso abierto aún inexistente en Brasil. El artículo atribuye a la universidad un papel destacado frente a tal política.
Palabras clave: Políticas de acceso abierto Universidad y el acceso abierto al conocimiento científico Revista científica en acceso abierto (vía dorada) Repositorio institucional (vía verde) Difusión de información Universidad Acceso a la información
Mots clés:


GOMES, S. L. R. O acesso aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. 2, 2014.
GOMES SLRG. O acesso aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde. 2014;8(2).
GOMES, S. L. R. (2014). O acesso aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde; 8(2).
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hasAbstractTrata das barreiras de acesso ao conhecimento científico, ressaltando as contradições provocadas pelo modelo de negócios utilizado na comercialização da revista científica. Foca no sistema de arbitragem ou de revisão por pares que envolve o editor científico e os revisores na atividade de avaliação de artigos. Mediante a análise da cadeia de produção do conhecimento científico, por meio da discriminação de suas fases, observa os problemas inerentes à apropriação privada dos resultados desta produção, com foco em questões relacionadas à ética na pesquisa e a direitos autorais. Examina as motivações que levaram ao surgimento do movimento pelo acesso aberto e livre à informação científica e as suas recomendações e ações. Estas, aglutinadas nas viasDourada (periódicos em acesso aberto) e Verde (repositórios institucionais), oferecem elementos consistentes para a proposição de uma política pública de acesso aberto ainda inexistente no Brasil. O artigo atribui à universidade um papel destacado frente a tal política.: 0
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