Um Olhar ao estudante com surdez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: | Article - Brapci

Um Olhar ao estudante com surdez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: (pt)
Um Olhar ao estudante com surdez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: (pt)

Look at the student with amazing federal university of rio grande do norte (en)
Look at the student with amazing federal university of rio grande do norte (en)

Resumo: Este estudo trata do atendimento ao aluno com surdez em bibliotecas universitárias, em especial, na Biblioteca Central Zila Mamede, integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande Norte. Aborda também a legislação vigente acerca do Acesso à informação e da Acessibilidade Universal nestes ambientes, bem como, apresenta a Política de Inclusão e Acessibilidade para os estudantes com Deficiência na Universidade Federal do Rio Grande Norte. Discorre sobre as políticas e diretrizes criadas e disponibilizadas para que as bibliotecas se adequem em prol da inclusão informacional dos usuários com surdez nos ambientes biblioteconômicos. Explicita como é realizado o atendimento para este público no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede, bem como, sugere recomendações, se adotadas, podem oferecer ao aluno com surdez acesso aos serviços das bibliotecas de forma igualitária, derrubando as barreiras informacionais e comunicacionais existentes, e por fim, prioriza a criação de coleções acessíveis para este público.
Palavras-chave: Biblioteca universitária Acessibilidade Surdez Desenvolvimento de coleção Acervo acessível Desenvolvimento de coleções
Abstract: This study deals with the care of students with deafness in university libraries, especially in the central library zila mamede, member of the library system of the federal university of rio grande norte. it also discusses the current legislation on access to information and universal accessibility in these environments, as well as presents the inclusion and accessibility policy for people with disabilities in federal university of rio grande norte. it discusses the policies and guidelines created and made available for libraries to adapt to the informational inclusion of deaf users in library environments. it explains how care is provided for this audience at central library zila mamede  accessibility laboratory, as well as suggests recommendations that, if adopted, may offer deaf students access to library services on an equal basis, breaking down informational barriers and existing communication, and finally, prioritizes the creation of accessible collections for this audience.
Keywords: Acessibility Deafness Collection development Accessible colllection University library University library
Palabras clave:
Mots clés:

Em contrução

Propriedade

Recurso

dateOfAvailability

  • { "2019-12-30": "127659" } (pt)
  • hasAbstract

  • { "This study deals with the care of students with deafness in university libraries, especially in the central library zila mamede, member of the library system of the federal university of rio grande norte. it also discusses the current legislation on access to information and universal accessibility in these environments, as well as presents the inclusion and accessibility policy for people with disabilities in federal university of rio grande norte. it discusses the policies and guidelines created and made available for libraries to adapt to the informational inclusion of deaf users in library environments. it explains how care is provided for this audience at central library zila mamede  accessibility laboratory, as well as suggests recommendations that, if adopted, may offer deaf students access to library services on an equal basis, breaking down informational barriers and existing communication, and finally, prioritizes the creation of accessible collections for this audience.": "0" } (en)
  • { "Este estudo trata do atendimento ao aluno com surdez em bibliotecas universitárias, em especial, na Biblioteca Central Zila Mamede, integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande Norte. Aborda também a legislação vigente acerca do Acesso à informação e da Acessibilidade Universal nestes ambientes, bem como, apresenta a Política de Inclusão e Acessibilidade para os estudantes com Deficiência na Universidade Federal do Rio Grande Norte. Discorre sobre as políticas e diretrizes criadas e disponibilizadas para que as bibliotecas se adequem em prol da inclusão informacional dos usuários com surdez nos ambientes biblioteconômicos. Explicita como é realizado o atendimento para este público no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede, bem como, sugere recomendações, se adotadas, podem oferecer ao aluno com surdez acesso aos serviços das bibliotecas de forma igualitária, derrubando as barreiras informacionais e comunicacionais existentes, e por fim, prioriza a criação de coleções acessíveis para este público.": "0" } (pt)
  • hasAuthor

  • { "Michele Rodrigues Dias": "129513" } (nn)
  • { "Gabriela Bon": "129514" } (nn)
  • hasDOI

  • { "10.21680/2447-7842.2019v5n1ID18864": "0" } (nn)
  • hasFileStorage

  • { "_repository/120087/2020/01/oai_periodicos_ufrn_br_article_18864#00082.pdf": "134245" } (nn)
  • hasID

  • { "oai:periodicos.ufrn.br:article/18864": "0" } (nn)
  • hasIssueOf

  • { "ISSUE:JNL:82:2019-5-1": "231938" } (nn)
  • { "ISSUE:JNL:00082-2019-5 N. 1-1": "129410" } (pt)
  • hasLanguageExpression

  • { "pt": "232736" } (nn)
  • hasLicense

  • { "RESERVERD": "234643" } (nn)
  • hasPageEnd

  • { "104": "1871" } (pt)
  • hasPageStart

  • { "82": "2212" } (pt)
  • hasRegisterId

  • { "https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18864": "0" } (pt)
  • hasSectionOf

  • { "Artigo": "3" } (pt)
  • hasSource

  • { "2447-7842": "0" } (nn)
  • { "BiblioCanto; v. 5 n. 1 (2019); 82 - 104": "0" } (pt)
  • hasSubject

  • { "Acessibility": "182647" } (en)
  • { "Deafness": "273189" } (en)
  • { "Collection development": "267785" } (en)
  • { "Accessible colllection": "129512" } (en)
  • { "University library": "173558" } (en)
  • { "University library": "265363" } (en)
  • { "Biblioteca universitária": "233546" } (pt)
  • { "Acessibilidade": "247610" } (pt)
  • { "Surdez": "273191" } (pt)
  • { "Desenvolvimento de coleção": "188131" } (pt)
  • { "Acervo acessível": "120232" } (pt)
  • { "Desenvolvimento de coleções": "298766" } (pt)
  • hasTitle

  • { "Look at the student with amazing federal university of rio grande do norte": "0" } (en)
  • { "LOOK AT THE STUDENT WITH AMAZING FEDERAL UNIVERSITY OF RIO GRANDE DO NORTE: ANALYSIS ON INFORMATION ACCESSIBILITY IN THE ZILA MAMEDE CENTRAL LIBRARY": "0" } (en)
  • { "Um Olhar ao estudante com surdez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte:": "0" } (pt)
  • { "Um olhar ao estudante com surdez da universidade federal do rio grande do norte: análise sobre a acessibilidade à informação na biblioteca central zila mamede": "0" } (pt)
  • hasUrl

  • { "https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18864": "0" } (nn)
  • { "https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18864/12498": "0" } (nn)
  • { "https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18864/12352": "0" } (pt)
  • isPartOfSource

  • { "Bibliocanto": "120087" } (pt)
  • prefLabel

  • { "Oai:periodicos.ufrn.br:article/18864#00082": "0" } (pt)
  • wasPublicationInDate

  • { "2019-12-30": "273865" } (nn)
  • View FULL
    null
    Article