Institutions in the projection of the past: the use of the image of holdings in non-formal education
[ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 30, n. 60 (2020); 275-287]
Relato de Experiência
Instituições na projeção do passado: o uso da imagem de acervo na educação não formal

Institutions in the projection of the past: the use of the image of holdings in non-formal education

Resumo: O artigo discute a função social do museu enquanto espaço de educação não formal. Toma-se o ponto central das experiências obtidas com a curadoria de imagens fotográficas pertencentes aos acervos arquivísticos de museus históricos no interior de São Paulo e redimensionadas por meio de projeções em fachadas de espaços públicos. Tal experiência, desenvolvida no âmbito do projeto “Instituições na Projeção do Passado”, demonstrou fases de aplicação inovadoras no ensino e na extensão universitárias. Pretendeu-se significar a informação incorporada ao acervo da instituição museu, tomar como um espaço de educação não formal, dar visibilidade às instituições considerando a importância inserida no patrimônio cultural dos locais de ensino e preservação da memória da sociedade brasileira. Espera-se que esta iniciativa de baixo custo incentive outros profissionais e mesmo pesquisadores a pensarem e organizarem coletivamente ações que não só divulguem como ocupem estes e outros espaços culturais e educativos.

Palavras-chave: Arquivologia. Museologia. Museu. Educação Não Formal. Ciência da Informação. Acervo e Mediação.



Abstract: The article discusses the social function of the museum as an area of non - formal education. It is the central point of the experiences obtained with the curation of photographic images belonging to the archival collections of historical museums in the interior of São Paulo and resized by means of projections on facades of public spaces. This experience, developed under the project "Institutions in the Past Projection", demonstrated innovative application phases in university teaching and extension. It was intended to mean the information incorporated into the collection of the museum institution, to take as an area of non-formal education, to give visibility to the institutions considering the importance inserted in the cultural heritage of the places of teaching and preservation of the memory of the Brazilian society. It is hoped that this low-cost initiative will encourage other professionals and even researchers to think and organize collectively actions that not only publicize how they occupy these and other cultural and educational spaces.

Keywords: Archivel Science. Patrimony. Non-formal Education. Information Science. Archives Preservation.



Como citar
SANTO, S. M. E.; CARONI, S. L. Instituições na projeção do passado: o uso da imagem de acervo na educação não formal. Ágora, v. 30, n. 60, p. 275-287, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/129548. Acesso em: 09 jun. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorInstituições na projeção do passado: o uso da imagem de acervo na educação não formal
SANTO, Silvia Maria ESPÍRITO; CARONI, Sara Louise
Ágora, n. 60, v. 30, p. 275-287, 2020. (Relato de Experiência) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/844 (pt-BR) 3
TitleInstituições na projeção do passado: o uso da imagem de acervo na educação não formal (pt-BR) 3
TitleInstitutions in the projection of the past: the use of the image of holdings in non-formal education (en) 3
AuthorSANTO, Silvia Maria ESPÍRITO (pt-BR) 1
AuthorCARONI, Sara Louise (pt-BR) 1
Access Link:https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/844/xml (pt-BR) 3
Access Linkhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/844/pdf (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/ANICO, M. A pós-modernização da cultura: património e museus na contemporaneidade. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 71-86, jun. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832005000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 fev. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/CAVALHEIRO, C. B.; TEIVE, G. M. G., Movimento Escolanovista, três olhares. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7135_4344.pdf. Acesso em: 05 fev. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/CHAGAS, M. S. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Cadernos de Sociologia, Lisboa, v. 13, n. 13, jun. 2009. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/issue/view/30. Acesso em: 23 fev. 2018. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/ESPÍRITO SANTO, Silvia Maria do. Fachadas do tempo e acervos históricos. 2018. Disponível em: https://www.ffclrp.usp.br/eventos/integra.php?id=3337 . Acesso em: 26 abr. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/ESPÍRITO SANTO, S. M. et al. Projeto para Museu – Arquivo – Biblioteca no Interior de São Paulo: instituições na projeção do passado. Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/Manual-Projeto-para-Museu-Arquivo-Biblioteca-no-Interior-de-S%C3%A3o-Paulo_-Institui%C3%A7%C3%B5es-na-Proje%C3%A7%C3%A3o-do-Passado.pdf. Acesso em: 9 fev. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/GURGEL, C. M. A. Educação para as ciências da natureza e matemáticas no Brasil: um estudo sobre os indicadores de qualidade do SPEC (1983-1997). Ciência e educação, Bauru, v.8, n.2 2002. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200010. Acesso em 26 de abr. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/INFED. What is non-formal education? 23 jan. 2013. Disponível em: https://www.printfriendly.com/p/g/dnrjAJ . Acesso em: 26 abr. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Guia dos Museus Brasileiros. Brasília: Ibram, 2011. Disponível em: http://www.museus.gov.br/guia-dos-museus-brasileiros/. Acesso em: 10 ago. 2018. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/JUNQUEIRA, V. Projeto da USP lembra o passado de cidades do interior paulista. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/projeto-da-usp-lembra-o-passado-de-cidades-do-interior-paulista/ . Acesso em: 26 abr. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/KÖPTCKE, L. S.; PEREIRA, M. R. N. Museus e seus arquivos: em busca de fontes para estudar os públicos. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 809-828, jul./set. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v17n3/14.pdf. Acesso em: 05 fev. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1990. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/MARTINS, J. M.P. A educação de adultos e o desenvolvimento local no contexto de nova museologia. 2014. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra. Portugal, 2014. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/RAMOS, F. R. L. A danação do objeto: O museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/REVISTA MUSEU: CULTURA LEVADA A SÉRIO. 1972/ICOM: mesa-redonda de Santiago do Chile. Santiago, 1972. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/legislacao/museologia/3-1972-icom-mesa-redonda-de-santiago-do-chile.html . Acesso em: 05 fev. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/RIBEIRÃO PRETO (Município). Arquivo Público e Histórico. [20--]. Disponível em: http://www.arquivopublico.ribeiraopreto.sp.gov.br/. Acesso em: 10 fev. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/RIOS, T. A. É possível formar professores sem a Didática? In: Cavalcante, M. M. D. et al. (org.). Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza: Ed. UECE, 2015, p. 643-653. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/39.%20%C3%89%20POSS%C3%8DVEL%20FORMAR%20PROFESSORES%20SEM%20A%20DID%C3%81TICA_.pdf. Acesso em: 10 fev. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/SANTANA, C. B. Para além dos muros: por uma comunicação dialógica entre museu e entorno. Brodowski: ACAM Portinari; São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2011. (Coleção Museu Aberto). (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/SANTANA, C. B. De(legando) o futuro: mediações e educomunicação nas relações entre museus e públicos. 2016. 213 f. Dissertação (Mestre em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/SILVA, S. G. Públicos da cultura e serviços educativos: novos desafios? In: SERVIÇOS educativos na cultura. Porto: Sete Pés, 2007, p. 57. (Coleção Públicos, v. 2). (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/SUANO, M. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/TASCA, V. Projeto da USP lembra o passado de cidades do interior paulista. Jornal da USP, 16 maio 2018. Cultura. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/projeto-da-usp-lembra-o-passado-de-cidades-do-interior-paulista/. Acesso em: 9 fev. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/USP. Pró-Reitoria de Graduação. PUB: programa unificado de bolsas. 17 maio 2016. Disponível em: http://www.prg.usp.br/?p=21904 . Acesso em: 26 abr. 2019. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/VALENTE, M. E.; CAZELLI, S.; ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, supl., p. 183-203, 2005. (pt-BR) 3
Access Link/*ref*/VIEIRA, M. J.; FILHO, F. I. M. C. História e memórias da “Fortaleza Antiga” no acervo do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS/CE). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA: aprender com a história?. 3., 2009. Anais... Ouro Preto: EDUFOP, 2009. (pt-BR) 3
IssueÁgora, n. 60, v. 30, 2020. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoÁgora (pt-BR) 1
SessãoRelato de Experiência (pt-BR) 1
Disponibilizado2019-12-31 (pt-BR) 1
hasAbstractO artigo discute a função social do museu enquanto espaço de educação não formal. Toma-se o ponto central das experiências obtidas com a curadoria de imagens fotográficas pertencentes aos acervos arquivísticos de museus históricos no interior de São Paulo e redimensionadas por meio de projeções em fachadas de espaços públicos. Tal experiência, desenvolvida no âmbito do projeto “Instituições na Projeção do Passado”, demonstrou fases de aplicação inovadoras no ensino e na extensão universitárias. Pretendeu-se significar a informação incorporada ao acervo da instituição museu, tomar como um espaço de educação não formal, dar visibilidade às instituições considerando a importância inserida no patrimônio cultural dos locais de ensino e preservação da memória da sociedade brasileira. Espera-se que esta iniciativa de baixo custo incentive outros profissionais e mesmo pesquisadores a pensarem e organizarem coletivamente ações que não só divulguem como ocupem estes e outros espaços culturais e educativos. (pt-BR) 3
hasAbstractThe article discusses the social function of the museum as an area of non - formal education. It is the central point of the experiences obtained with the curation of photographic images belonging to the archival collections of historical museums in the interior of São Paulo and resized by means of projections on facades of public spaces. This experience, developed under the project "Institutions in the Past Projection", demonstrated innovative application phases in university teaching and extension. It was intended to mean the information incorporated into the collection of the museum institution, to take as an area of non-formal education, to give visibility to the institutions considering the importance inserted in the cultural heritage of the places of teaching and preservation of the memory of the Brazilian society. It is hoped that this low-cost initiative will encourage other professionals and even researchers to think and organize collectively actions that not only publicize how they occupy these and other cultural and educational spaces. (en) 3
hasIdInstituições na projeção do passado: o uso da imagem de acervo na educação não formal
SANTO, Silvia Maria ESPÍRITO; CARONI, Sara Louise
Ágora, n. 60, v. 30, p. 275-287, 2020. (Relato de Experiência) () 3
hasIdInstituições na projeção do passado: o uso da imagem de acervo na educação não formal
SANTO, Silvia Maria ESPÍRITO; CARONI, Sara Louise
Ágora, n. 60, v. 30, p. 275-287, 2020. (Relato de Experiência) () 3
hasPageEnd287 (pt-BR) 1
hasPageStart275 (pt-BR) 1
SourceÁGORA: Arquivologia em debate; v. 30, n. 60 (2020); 275-287 (pt-BR) 3
Source0103-3557 (pt-BR) 3
SourceÁGORA: Arquivologia em debate; v. 30 n. 60 (2020); 275-287 (pt-BR) 3
ThemaArquivologia (pt-BR) 1
ThemaMuseologia (pt-BR) 1
ThemaMuseu (pt-BR) 1
ThemaEducação Não Formal (pt-BR) 1
ThemaCiência da Informação (pt-BR) 1
ThemaAcervo e Mediação (pt-BR) 1
ThemaPatrimonio (es-ES) 1
ThemaArchivel Science (en) 1
ThemaPatrimony (en) 1
ThemaNon-formal Education (en) 1
ThemaInformation Science (en) 1
ThemaArchives Preservation (en) 1