Geração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática?
[RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 15 (2019); 418-431]
Artigo
Geração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática?

Resumo: Estudo sobre um contexto singular e original, onde o fluxo da leitura é entremeado com interação, partilha e produção de conteúdo, a partir do uso de aplicativos e streamings. A associação entre essas novas tecnologias no oferecimento de livros literários interativos é denominada de plataformas de literatura-serviço, já que seu conteúdo é oferecido pela tecnologia digital e móvel, e apresentado em forma de serviços, transmutando o comportamento e a experiência do leitor no processo de leitura. A Geração Alpha chega às instituições educacionais com um desempenho instrumental elevado das tecnologias, para uso multifuncional, com destaque para a interação, comunicação e produção síncrona, mas com pesada lacuna em relação à competência literária. Apresenta-se um recorte de investigação, em desenvolvimento, que tem como objetivo analisar o comportamento e a experiência do leitor infantil de aplicativos de literatura-serviço. Neste artigo, destaca-se, além do referencial teórico, a análise de hotspots do aplicativo TecTeca, objeto da pesquisa. Conjectura-se que os aplicativos de literatura-serviço, por usar mídias dinâmicas e ferramentas de interação, expressão e comunidade de leitores, ocasiona pontos relevantes no estímulo à prática de leitura literária para a Geração Alpha. Portanto, recomenda-se seu uso, nas bibliotecas escolares, como um novo instrumento para as atividades com a literatura.

Palavras-chave: Literatura-serviço. Geração Alpha. Livro Digital Interativo. BIBLIOTECA ESCOLAR. Literatura Digital. Aplicativo TecTeca.



Como citar
FURTADO, C. C. Geração alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática?. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 418-431, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/134499. Acesso em: 04 dez. 2021.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorGeração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática?
FURTADO, Cassia Cordeiro
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 418-431, 2019. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1342 (pt-BR) 3
TitleGeração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática? (pt-BR) 3
AuthorFURTADO, Cassia Cordeiro (pt-BR) 1
Access Linkhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1342/1194 (pt-BR) 3
IssueRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, 2019. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2020-01-02 (pt-BR) 1
hasAbstractEstudo sobre um contexto singular e original, onde o fluxo da leitura é entremeado com interação, partilha e produção de conteúdo, a partir do uso de aplicativos e streamings. A associação entre essas novas tecnologias no oferecimento de livros literários interativos é denominada de plataformas de literatura-serviço, já que seu conteúdo é oferecido pela tecnologia digital e móvel, e apresentado em forma de serviços, transmutando o comportamento e a experiência do leitor no processo de leitura. A Geração Alpha chega às instituições educacionais com um desempenho instrumental elevado das tecnologias, para uso multifuncional, com destaque para a interação, comunicação e produção síncrona, mas com pesada lacuna em relação à competência literária. Apresenta-se um recorte de investigação, em desenvolvimento, que tem como objetivo analisar o comportamento e a experiência do leitor infantil de aplicativos de literatura-serviço. Neste artigo, destaca-se, além do referencial teórico, a análise de hotspots do aplicativo TecTeca, objeto da pesquisa. Conjectura-se que os aplicativos de literatura-serviço, por usar mídias dinâmicas e ferramentas de interação, expressão e comunidade de leitores, ocasiona pontos relevantes no estímulo à prática de leitura literária para a Geração Alpha. Portanto, recomenda-se seu uso, nas bibliotecas escolares, como um novo instrumento para as atividades com a literatura. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/1/2020/01/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_1342#00001.pdf () 1
hasIdGeração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática?
FURTADO, Cassia Cordeiro
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 418-431, 2019. (Artigo) () 3
hasPageEnd431 (pt-BR) 1
hasPageStart418 (pt-BR) 1
SourceRBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 15 (2019); 418-431 (pt-BR) 3
Source1980-6949 () 3
Source0100-0691 () 3
ThemaLiteratura-serviço (pt-BR) 1
ThemaGeração Alpha (pt-BR) 1
ThemaLivro Digital Interativo (pt-BR) 1
ThemaBIBLIOTECA ESCOLAR (pt-BR) 1
ThemaLiteratura Digital (pt-BR) 1
ThemaAplicativo TecTeca (pt-BR) 1