Caminhos da leitura: | Revista Fontes Documentais, v. 2 n. 3, n. 3, 2019 | 2019 - Brapci
Revista Fontes Documentais, v. 2 n. 3, n. 3, 2019

Caminhos da leitura:

Resumo: Apresenta a experiência vivenciada no projeto “Tenda de Leitura” que buscou aproximar a biblioteca do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal à comunidade externa por meio de ações de incentivo à leitura, com a oferta de uma biblioteca itinerante adaptável a diferentes espaços, contendo livros impressos de literatura, periódicos, gibis e cordéis. A intervenção foi realizada em cinco espaços públicos, onde foram atendidos trezentos e noventa e um leitores de escolas públicas das esferas estadual e municipal. A ação foi realizada durante os meses novembro de 2018 a outubro de 2019. Como resultados desta ação, identificamos a efetiva participação da comunidade externa, a troca de experiências de práticas de leitura além da doação de livros impressos, periódicos e gibis que compuseram o acervo utilizado na ação, valorizando assim o consumo colaborativo. Essa experiência proporcionou, ainda, a reflexão acerca do papel da biblioteca no ambiente escolar, a prática pedagógica desenvolvida a partir da biblioteca escolar e sua contribuição social.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


CAVALCANTE, F. O. F.; VIANA, G. M.; PIMENTA, J. S. Caminhos da leitura:. Revista Fontes Documentais, v. 2 n. 3, n. 3, 2019.
CAVALCANTE FOFC; VIANA GMV; PIMENTA JSP. Caminhos da leitura:. Revista fontes documentais. 2019;2 n. 3(3).
CAVALCANTE, F. O. F., VIANA, G. M., & PIMENTA, J. S. (2019). Caminhos da leitura:. Revista fontes documentais; 2 n. 3(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • ARAÚJO, Emanuele Alves., BRASILINO, Fabíola Nunes. Biblioteca itinerante: um estudo de caso do projeto BiblioSesc, da rede Sesc, como incentivo à leitura em uma escola na zona norte de Teresina (PI). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/61990. Acesso em: 07 nov. 2019.  journal 
  • BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa por município – Cacoal. 2018. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/cacoal. Acesso em 27.09.2018.  LINK 
  • BRASIL. Ministério da Cidadania. Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/pnll/. Acesso em: 02.11.2019.  LINK 
  • CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de., PACAGNELLA, Juliana Nascimento. Biblioteca escolar pública, bibliotecário. In: CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de., ROMÃO, Lucília Maria Souza (Org.). Dizeres sobre biblioteca escolar: palavras em movimento. Ribeirão Preto: Alphabeto, 2011. p. 97-108  book.cap 
  • INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTION (Estados Unidos). IFLA. Manifesto da Biblioteca escolar da IFLA/UNESCO. 2010. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resourcecenters/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 06.11.2019.  LINK 
  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.  book 
  • QEDU. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. IDEB. Ensino Fundamental anos finais. 2017. Disponível em https://www.qedu.org.br/estado/122-rondonia/ideb/ideb-pormunicipios?dependence=5 and grade=2 and edition=2017. Acesso em 06.11.2019.  LINK 
  • QEDU. Censo Escolar 2017. IDEB. Disponível em https://www.qedu.org.br/estado/122rondonia/ideb/ideb-por-municipios?dependence=5 and grade=2 and edition=2017. Acesso em 06.11.2019.  LINK 
  • MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.  book 
  • NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Bibliotecas itinerantes: literatura como ferramenta para o desenvolvimento de leitores. Leitura e Oralidade. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 12, 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2009.  events 
  • PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.  book 
  • SISTEMA BRASILEIRO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (Brasil). Relação de Bibliotecas Públicas do estado de Rondônia. In: Dados das Bibliotecas Públicas no Brasil. Disponível em: http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/. Acesso em: 25.09.2018.  events 
  • ZOARA, Failla. (org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_ COM_CAPA.pdf. Acesso em: 24.09.2018.  book 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasAuthorFernanda de Oliveira Freitas Cavalcante: (112554)
hasAuthorGizele de Melo Viana: (112555)
hasAuthorJussara Santos Pimenta: (77039)
dateOfAvailability2020-01-18: 134853
hasFileStorage_repository/110227/2020/01/oai_ojs_aplicacoes_ifs_edu_br_article_503#00079.pdf: (135258)
hasPageEnd74: 2393
hasPageStart59: 2634
hasIssueOfISSUE:JNL:00079-2019-2 N. 3-3: 135229
isPartOfSourceRevista Fontes Documentais: 110227
hasAbstractApresenta a experiência vivenciada no projeto “Tenda de Leitura” que buscou aproximar a biblioteca do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal à comunidade externa por meio de ações de incentivo à leitura, com a oferta de uma biblioteca itinerante adaptável a diferentes espaços, contendo livros impressos de literatura, periódicos, gibis e cordéis. A intervenção foi realizada em cinco espaços públicos, onde foram atendidos trezentos e noventa e um leitores de escolas públicas das esferas estadual e municipal. A ação foi realizada durante os meses novembro de 2018 a outubro de 2019. Como resultados desta ação, identificamos a efetiva participação da comunidade externa, a troca de experiências de práticas de leitura além da doação de livros impressos, periódicos e gibis que compuseram o acervo utilizado na ação, valorizando assim o consumo colaborativo. Essa experiência proporcionou, ainda, a reflexão acerca do papel da biblioteca no ambiente escolar, a prática pedagógica desenvolvida a partir da biblioteca escolar e sua contribuição social.: 0
hasIDoai:ojs.aplicacoes.ifs.edu.br:article/503
hasRegisterIdhttps://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/503: 0
hasSource2595-9778
hasTitleCaminhos da leitura:: 0
hasUrlhttps://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/503/401: 0
prefLabeloai:ojs.aplicacoes.ifs.edu.br:article/503#00079: 0
Classe: Article