Práticas avaliativas no campo da organização da informação | Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018

Práticas avaliativas no campo da organização da informação

Resumo: Objetiva apresentar as práticas pedagógicas avaliativas nas disciplinas de organização da informação do curso de bacharelado em gestão da informação da universidade federal de pernambuco, caracterizando o papel das matérias em questão e o contexto em que se aplicam os processos de ensino-aprendizagem dos agentes envolvidos. justificando-se principalmente pela necessidade de promover práticas que insiram os participantes em um processo e construção de aprendizagem ativo. quanto a orientação metodológica desta pesquisa, considera-se como um estudo empírico qualitativo, descritivo-interpretativo. em um primeiro momento, discute-se sobre a organização da informação na gestão da informação seguido pela compreensão do perfil acadêmico e profissional dos discentes do curso e, em segundo momento, apresentam-se as práticas de avaliação das disciplinas aqui apresentadas. na perspectiva da metodologia adotada para o processo ensino-aprendizagem das disciplinas, quatro campos são apresentados: realização de leitura das bibliografias recomendadas, discussão do conteúdo programático, busca e compreensão de atividades de organização da informação e, por fim, a resolução de práticas em organização da informação. como resultado percebe-se que o processo de avaliação das disciplinas buscou, principalmente, além de cumprir os regimentos do departamento, o desenvolvimento efetivo acadêmico do discente. isso se deve ao fato de que a formação acadêmica reflete no exercício das práticas profissionais exercidas no cotidiano de cada egresso do curso.
Palavras-chave: Prática avaliativa Gestão da informação
Mots clés:


BRAZ, M. I.; NASCIMENTO, F. M.; FEITOZA, R. A. B. Práticas avaliativas no campo da organização da informação. Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018.
BRAZ MIB; NASCIMENTO FMN; FEITOZA RABF. Práticas avaliativas no campo da organização da informação. Convergência em ciência da informação. 2018;1 n. 2(2).
BRAZ, M. I., NASCIMENTO, F. M., & FEITOZA, R. A. B. (2018). Práticas avaliativas no campo da organização da informação. Convergência em ciência da informação; 1 n. 2(2).
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hasAbstractObjetiva apresentar as práticas pedagógicas avaliativas nas disciplinas de organização da informação do curso de bacharelado em gestão da informação da universidade federal de pernambuco, caracterizando o papel das matérias em questão e o contexto em que se aplicam os processos de ensino-aprendizagem dos agentes envolvidos. justificando-se principalmente pela necessidade de promover práticas que insiram os participantes em um processo e construção de aprendizagem ativo. quanto a orientação metodológica desta pesquisa, considera-se como um estudo empírico qualitativo, descritivo-interpretativo. em um primeiro momento, discute-se sobre a organização da informação na gestão da informação seguido pela compreensão do perfil acadêmico e profissional dos discentes do curso e, em segundo momento, apresentam-se as práticas de avaliação das disciplinas aqui apresentadas. na perspectiva da metodologia adotada para o processo ensino-aprendizagem das disciplinas, quatro campos são apresentados: realização de leitura das bibliografias recomendadas, discussão do conteúdo programático, busca e compreensão de atividades de organização da informação e, por fim, a resolução de práticas em organização da informação. como resultado percebe-se que o processo de avaliação das disciplinas buscou, principalmente, além de cumprir os regimentos do departamento, o desenvolvimento efetivo acadêmico do discente. isso se deve ao fato de que a formação acadêmica reflete no exercício das práticas profissionais exercidas no cotidiano de cada egresso do curso.: 0
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