Aplicação do objeto informação nas práticas de ensino-aprendizagem: maneiras de popularizar a Ciência da Informação perante a sociedade | Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018

Aplicação do objeto informação nas práticas de ensino-aprendizagem: maneiras de popularizar a Ciência da Informação perante a sociedade

Resumo: A ciência da informação é um campo científico que ganha maior destaque no ambiente acadêmico do que no mercado de trabalho, o que resulta na falta de popularidade do campo perante a sociedade. Muitas outras áreas são reconhecidas pelas pessoas tanto em âmbito acadêmico quanto profissional, todavia, quando falamos da ciência da informação, muitos não conhecem exatamente o que é e onde atua um cientista da informação, que é empiricamente reconhecido como um profissional que lida com computação e/ou tecnologia, restritamente. Esse desconhecimento também acontece com algumas profissões relacionadas à ciência da informação, como a biblioteconomia, arquivologia e museologia, que diante desse contexto de pouca valoração acabam correndo o risco de ficarem a mercê do mercado de trabalho. Diante disso, a presente pesquisa tem como problema: a inserção do objeto informação como recurso de valor no processo de ensinoaprendizagem dos estudantes de nível fundamental e médio pode potencializar o reconhecimento popular da ciência da informação e das áreas correlatas? O objetivo geral é discutir a possibilidade de inserir atividades aos estudantes de nível fundamental e médio que demonstrem a importância e o valor da informação na sociedade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e de natureza qualitativa. Os resultados demonstram que, o objeto informação é a base para o desenvolvimento da comunidade escolar, sendo o veículo de conteúdos que proporciona a aquisição de conhecimentos. Como considerações finais, destaca-se que o valor da informação é imprescindível as atividades de ensinoaprendizagem para sanar as necessidades dos alunos do ensino fundamental e médio, ressaltando o papel da Ciência da Informação na área educacional.
Palavras-chave: Educação Ciência da informação Informação
Mots clés:


SANTOS, B. R. P.; DAMIAN, I. P. M.; BIAGGI, C. Aplicação do objeto informação nas práticas de ensino-aprendizagem: maneiras de popularizar a ciência da informação perante a sociedade. Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018.
SANTOS BRPS; DAMIAN IPMD; BIAGGI CB. Aplicação do objeto informação nas práticas de ensino-aprendizagem: maneiras de popularizar a ciência da informação perante a sociedade. Convergência em ciência da informação. 2018;1 n. 2(2).
SANTOS, B. R. P., DAMIAN, I. P. M., & BIAGGI, C. (2018). Aplicação do objeto informação nas práticas de ensino-aprendizagem: maneiras de popularizar a ciência da informação perante a sociedade. Convergência em ciência da informação; 1 n. 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-11-09: 106003
hasAuthorBeatriz Rosa Pinheiro dos Santos: (11635)
hasAuthorIeda Pelogia Martins Damian: (2985)
hasAuthorCamila Biaggi: (104102)
hasFileStorage_repository/106594/2020/02/oai_ojs_seer_ufs_br_article_10220#00077.pdf: (135387)
hasPageEnd107: 3454
hasPageStart100: 1774
hasSectionOfEixo 2: 106598
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectInformação: 246570
isPartOfSourceConvergência em Ciência da Informação: 106594
hasIssueOfISSUE:JNL:00077-2018-1 N. 2-2: 135311
hasAbstractA ciência da informação é um campo científico que ganha maior destaque no ambiente acadêmico do que no mercado de trabalho, o que resulta na falta de popularidade do campo perante a sociedade. Muitas outras áreas são reconhecidas pelas pessoas tanto em âmbito acadêmico quanto profissional, todavia, quando falamos da ciência da informação, muitos não conhecem exatamente o que é e onde atua um cientista da informação, que é empiricamente reconhecido como um profissional que lida com computação e/ou tecnologia, restritamente. Esse desconhecimento também acontece com algumas profissões relacionadas à ciência da informação, como a biblioteconomia, arquivologia e museologia, que diante desse contexto de pouca valoração acabam correndo o risco de ficarem a mercê do mercado de trabalho. Diante disso, a presente pesquisa tem como problema: a inserção do objeto informação como recurso de valor no processo de ensinoaprendizagem dos estudantes de nível fundamental e médio pode potencializar o reconhecimento popular da ciência da informação e das áreas correlatas? O objetivo geral é discutir a possibilidade de inserir atividades aos estudantes de nível fundamental e médio que demonstrem a importância e o valor da informação na sociedade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e de natureza qualitativa. Os resultados demonstram que, o objeto informação é a base para o desenvolvimento da comunidade escolar, sendo o veículo de conteúdos que proporciona a aquisição de conhecimentos. Como considerações finais, destaca-se que o valor da informação é imprescindível as atividades de ensinoaprendizagem para sanar as necessidades dos alunos do ensino fundamental e médio, ressaltando o papel da Ciência da Informação na área educacional.: 0
hasIDoai:ojs.seer.ufs.br:article/10220
hasRegisterIdhttps://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10220: 0
hasRegisterId10.33467/conci.v1i2.10220: 0
hasSource2595-4768
hasSource10.33467/conci.v1i2
hasTitleAplicação do objeto informação nas práticas de ensino-aprendizagem: maneiras de popularizar a Ciência da Informação perante a sociedade: 0
hasUrlhttps://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10220/8008: 0
prefLabelOai:ojs.seer.ufs.br:article/10220#00077: 0
Classe: Article