Estágio supervisionado em biblioteconomia: experiência na biblioteca patativa do assaré do colégio objetivo em juazeiro do norte-ce | Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018

Estágio supervisionado em biblioteconomia: experiência na biblioteca patativa do assaré do colégio objetivo em juazeiro do norte-ce

Resumo: A compreensão do conteúdo teórico e prático requer que o estudante do curso de biblioteconomia realize um estágio supervisionado para vivenciar diversas tipologias de bibliotecas. bibliotecas escolares são caracterizadas como espaço de ensino-aprendizagem que permitem aos estudantes de biblioteconomia desenvolver habilidades e competências de leitura dentro de um ambiente acolhedor que possa promover o diálogo entre professores e estudantes da instituição de ensino. apresenta relato de experiência na biblioteca patativa do assaré do colégio objetivo de juazeiro do norte-ce, onde aborda as atividades, os materiais e o funcionamento da referida biblioteca. a vivência desse estágio ocorreu no período dos meses de maio a junho de 2017. discute a importância do estágio para os discentes do curso de biblioteconomia e a experiência profissional no âmbito da biblioteca escolar, ressaltando sua importância para comunidade educacional. esta pesquisa caracteriza-se como estudo bibliográfico e de campo, sendo de natureza qualitativa. o estágio também proporcionou a fundamentação das disciplinas teóricas do curso de biblioteconomia, em que o aluno tem a oportunidade de vivenciar sua teoria e aprimorar seus estudos. desta forma, foi possível compreender a relevância da biblioteca escolar para além das estantes, onde o bibliotecário deve ser o protagonista das atividades executadas naquele espaço, criando e desenvolvendo projetos, envolvendo alunos com incentivo à leitura, o desenvolvimento de ações comunitárias, a apresentação de atividades culturais envolvendo a contação de histórias, por sua vez, produzindo conhecimento e aprendizado para os alunos, professores e profissionais envolvidos nas dinâmicas executadas.
Palavras-chave: Biblioteca escolar Biblioteconomia Estágio supervisionado Leitura
Mots clés:


VIEIRA, D. V.; CAVALCANTE, W. F.; LIMA, M. D. O. Estágio supervisionado em biblioteconomia: experiência na biblioteca patativa do assaré do colégio objetivo em juazeiro do norte-ce. Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018.
VIEIRA DVV; CAVALCANTE WFC; LIMA MDOL. Estágio supervisionado em biblioteconomia: experiência na biblioteca patativa do assaré do colégio objetivo em juazeiro do norte-ce. Convergência em ciência da informação. 2018;1 n. 2(2).
VIEIRA, D. V., CAVALCANTE, W. F., & LIMA, M. D. O. (2018). Estágio supervisionado em biblioteconomia: experiência na biblioteca patativa do assaré do colégio objetivo em juazeiro do norte-ce. Convergência em ciência da informação; 1 n. 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-11-09: 106003
hasAuthorDavid Vernon Vieira: (1429)
hasAuthorWesley Ferreira Cavalcante: (1788)
hasAuthorMaria Daiane de Oliveira Lima: (39475)
hasFileStorage_repository/00/13/53/34/work_00135334#00000.pdf: (135376)
hasPageEnd181: 1648
hasPageStart175: 1181
hasSectionOfEixo 3: 106599
hasSubjectBiblioteca escolar: 232760
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectEstágio supervisionado: 14860
hasSubjectLeitura: 278610
isPartOfSourceConvergência em Ciência da Informação: 106594
hasIssueOfISSUE:JNL:00077-2018-1 N. 2-2: 135311
hasAbstractA compreensão do conteúdo teórico e prático requer que o estudante do curso de biblioteconomia realize um estágio supervisionado para vivenciar diversas tipologias de bibliotecas. bibliotecas escolares são caracterizadas como espaço de ensino-aprendizagem que permitem aos estudantes de biblioteconomia desenvolver habilidades e competências de leitura dentro de um ambiente acolhedor que possa promover o diálogo entre professores e estudantes da instituição de ensino. apresenta relato de experiência na biblioteca patativa do assaré do colégio objetivo de juazeiro do norte-ce, onde aborda as atividades, os materiais e o funcionamento da referida biblioteca. a vivência desse estágio ocorreu no período dos meses de maio a junho de 2017. discute a importância do estágio para os discentes do curso de biblioteconomia e a experiência profissional no âmbito da biblioteca escolar, ressaltando sua importância para comunidade educacional. esta pesquisa caracteriza-se como estudo bibliográfico e de campo, sendo de natureza qualitativa. o estágio também proporcionou a fundamentação das disciplinas teóricas do curso de biblioteconomia, em que o aluno tem a oportunidade de vivenciar sua teoria e aprimorar seus estudos. desta forma, foi possível compreender a relevância da biblioteca escolar para além das estantes, onde o bibliotecário deve ser o protagonista das atividades executadas naquele espaço, criando e desenvolvendo projetos, envolvendo alunos com incentivo à leitura, o desenvolvimento de ações comunitárias, a apresentação de atividades culturais envolvendo a contação de histórias, por sua vez, produzindo conhecimento e aprendizado para os alunos, professores e profissionais envolvidos nas dinâmicas executadas.: 0
hasIDoai:ojs.seer.ufs.br:article/10272
hasRegisterIdhttps://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10272: 0
hasRegisterId10.33467/conci.v1i2.10272: 0
hasSource2595-4768
hasSource10.33467/conci.v1i2
hasTitleEstágio supervisionado em biblioteconomia: experiência na biblioteca patativa do assaré do colégio objetivo em juazeiro do norte-ce: 0
hasUrlhttps://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10272/7870: 0
prefLabelOai:ojs.seer.ufs.br:article/10272#00077: 0
Classe: Article