Estudo de caso da disciplina gênero em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba | Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018

Estudo de caso da disciplina gênero em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba

Resumo: Apresenta a experiência da disciplina Gênero em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferecida pelo Departamento de Ciência da Informação, que teve como público-alvo os (as) alunos (as) de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia. Tem como problemática apreender a visão dos (as) alunos (as) sobre o significado da disciplina em sua formação. Assim, pretende, por meio dos objetivos específicos, apresentar um breve perfil dos (as) discentes que cursaram a disciplina e a ótica dos (as) mesmos (as) a respeito da influência da disciplina em sua formação, no quesito ensino-aprendizagem, teorias e metodologias, e sua contribuição para a construção de conhecimento sobre as teorias de gênero e a Ciência da Informação. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário eletrônico enviado por e-mail para os sujeitos da pesquisa. A análise/interpretação alicerçou-se nos conceitos constitutivos do referencial teórico. Foi possível constatar como a disciplina foi apreendia pelos alunos como necessária para as suas formações, principalmente, no que diz respeito ao entendimento da natureza social da categoria gênero e de sua imbricação com a Ciência da Informação.
Palavras-chave: Ciência da informação Estudo de gênero
Mots clés:


ALVES, D.; et al.. Estudo de caso da disciplina gênero em ciência da informação na universidade federal da paraíba. Convergência em Ciência da Informação, v. 1 n. 2, n. 2, 2018.
ALVES DA; et al.. Estudo de caso da disciplina gênero em ciência da informação na universidade federal da paraíba. Convergência em ciência da informação. 2018;1 n. 2(2).
ALVES, D., COSTA, F. S., SILVA, L. F., CORTES, G. R., & ALVES, E. C. (2018). Estudo de caso da disciplina gênero em ciência da informação na universidade federal da paraíba. Convergência em ciência da informação; 1 n. 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-11-09: 106003
hasAuthorDaniella Alves: (106704)
hasAuthorFernanda Silva Costa: (106705)
hasAuthorLaelson Felipe da Silva: (103517)
hasAuthorGisele Rocha Côrtes: (14773)
hasAuthorEdvaldo Carvalho Alves: (25248)
hasFileStorage_repository/106594/2020/02/oai_ojs_seer_ufs_br_article_10279#00077.pdf: (135370)
hasPageEnd225: 5189
hasPageStart218: 3392
hasSectionOfEixo 4: 106600
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectEstudo de gênero: 5801
isPartOfSourceConvergência em Ciência da Informação: 106594
hasIssueOfISSUE:JNL:00077-2018-1 N. 2-2: 135311
hasAbstractApresenta a experiência da disciplina Gênero em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferecida pelo Departamento de Ciência da Informação, que teve como público-alvo os (as) alunos (as) de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia. Tem como problemática apreender a visão dos (as) alunos (as) sobre o significado da disciplina em sua formação. Assim, pretende, por meio dos objetivos específicos, apresentar um breve perfil dos (as) discentes que cursaram a disciplina e a ótica dos (as) mesmos (as) a respeito da influência da disciplina em sua formação, no quesito ensino-aprendizagem, teorias e metodologias, e sua contribuição para a construção de conhecimento sobre as teorias de gênero e a Ciência da Informação. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário eletrônico enviado por e-mail para os sujeitos da pesquisa. A análise/interpretação alicerçou-se nos conceitos constitutivos do referencial teórico. Foi possível constatar como a disciplina foi apreendia pelos alunos como necessária para as suas formações, principalmente, no que diz respeito ao entendimento da natureza social da categoria gênero e de sua imbricação com a Ciência da Informação.: 0
hasIDoai:ojs.seer.ufs.br:article/10279
hasRegisterIdhttps://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10279: 0
hasRegisterId10.33467/conci.v1i2.10279: 0
hasSource2595-4768
hasSource10.33467/conci.v1i2
hasTitleEstudo de caso da disciplina gênero em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba: 0
hasUrlhttps://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10279/7876: 0
prefLabeloai:ojs.seer.ufs.br:article/10279#00077: 0
Classe: Article