O papel do arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da competência em informação. | Convergência em Ciência da Informação, v. 2 n. 2, n. 2, 2019 | 2019 - Brapci
Convergência em Ciência da Informação, v. 2 n. 2, n. 2, 2019

O papel do arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da competência em informação.

Resumo: Objetiva apresentar elementos que delimitem o papel do arquivista na promoção da cidadania e na garantia de defesa dos Direitos Humanos, tendo como base a abordagem da Competência em Informação. A pesquisa compreende uma análise comparativa entre a teoria de Vitorino (2011) que evidencia as dimensões da Competência da Informação: Técnica, Estética, Ética e Política e o documento do Conselho Internacional de Arquivos “Princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos”. Os princípios apresentados fornecem diretrizes para os arquivistas lidarem em seu cotidiano com a informação, promovendo inclusive cursos de capacitação para os usuários de Arquivo, sobre como lidar com a informação de forma crítica e competente. Além dos arquivistas, o documento fornece elementos que proporcionam que grupos de profissionais possam disseminar conhecimento acerca do acesso às informações, bem como oferecer por meio de oficinas, instruções sobre o uso da informação, destacando assim ações presentes nos preceitos da Competência em informação que precisam ser divulgadas de forma ampla e melhor delimitadas nos cursos de graduação e nas possibilidades de formação continuada dos arquivistas.
Palavras-chave: Arquivista Arquivologia Competência em informação Dimensão da competência em informação Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Mots clés:


FURTADO, R. L.; SILVA, V. M. O papel do arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da competência em informação. Convergência em Ciência da Informação, v. 2 n. 2, n. 2, 2019.
FURTADO RLF; SILVA VMS. O papel do arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da competência em informação. Convergência em ciência da informação. 2019;2 n. 2(2).
FURTADO, R. L., & SILVA, V. M. (2019). O papel do arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da competência em informação. Convergência em ciência da informação; 2 n. 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2020-01-28: 135257
hasAuthorRenata Lira Furtado: (10417)
hasAuthorVictor Martins da Silva: (135353)
hasPageEnd43: 1901
hasPageStart23: 1101
hasSectionOfArtigo Original: 126
hasSubjectArquivista: 303382
hasSubjectArquivologia: 233973
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectDimensão da competência em informação: 1146
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
hasFileStorage_repository/00/13/53/52/work_00135352#00077.pdf: (291715)
isPartOfSourceConvergência em Ciência da Informação: 106594
hasIssueOfISSUE:JNL:00077-2019-2 N. 2-2: 135350
hasAbstractObjetiva apresentar elementos que delimitem o papel do arquivista na promoção da cidadania e na garantia de defesa dos Direitos Humanos, tendo como base a abordagem da Competência em Informação. A pesquisa compreende uma análise comparativa entre a teoria de Vitorino (2011) que evidencia as dimensões da Competência da Informação: Técnica, Estética, Ética e Política e o documento do Conselho Internacional de Arquivos “Princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos”. Os princípios apresentados fornecem diretrizes para os arquivistas lidarem em seu cotidiano com a informação, promovendo inclusive cursos de capacitação para os usuários de Arquivo, sobre como lidar com a informação de forma crítica e competente. Além dos arquivistas, o documento fornece elementos que proporcionam que grupos de profissionais possam disseminar conhecimento acerca do acesso às informações, bem como oferecer por meio de oficinas, instruções sobre o uso da informação, destacando assim ações presentes nos preceitos da Competência em informação que precisam ser divulgadas de forma ampla e melhor delimitadas nos cursos de graduação e nas possibilidades de formação continuada dos arquivistas.: 0
hasIDoai:ojs.seer.ufs.br:article/11782
hasRegisterIdhttps://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/11782: 0
hasRegisterId10.33467/conci.v2i2.11782: 0
hasSource2595-4768
hasSource10.33467/conci.v2i2
hasTitleO papel do arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da competência em informação.: 0
prefLabelOai:ojs.seer.ufs.br:article/11782#00077: 0
Classe: Article